O mal de Alzheimer é uma doença mental progressiva que resulta da degeneração progressiva das células nervosas cerebrais e da diminuição da massa encefálica.
Isso gera perda de memória, desorientação e grave prejuízo na vida pessoal e intelectual.
Esta doença não afeta apenas aqueles que a contraem.
Ela também gera uma deterioração na nível familiar, pelo simples fato da grande tristeza em ver um ente querido pouco a pouco perder suas lembranças de vida.
Ted McDermott foi detectado com esta terrível doença e sua família começou uma provação lenta e dolorosa.
Não só sua memória desapareceu, mas seu humor mudou e piorou.
Seu filho, Mac, não queria ver o sofrimento do pai, a quem ele amava tanto.
Depois de pensar e refletir muito, decidiu fazer algo que surpreenderia a ambos.
Ted foi um grande cantor, e por muitos anos de sua vida percorreu o Reino Unido cantando em bares e pubs.
Mas, quando a doença foi detectada, ele teve que se afastar dessa grande paixão que sentia, devido à sua progressiva perda de memória.
Da mesma forma, sua paixão era tão grande que, embora não pudesse mais fazer turnês ou percorrer bares para cantar, nunca perdeu o ritmo, fixado em seu sangue e coração.
Em uma entrevista, o filho Mac disse:
“Papai foi um excelente cantor e sempre se dedicou a essa paixão. Era chamado de O Homem Songaminute, porque se lembrava de muitas melodias com grande memória. Mas depois do Alzheimer vez ele perdeu a memória, muitas vezes já não reconhece a família e tornou-se agressivo”.
Mas Mac estava sempre determinado a ajudá-lo e ao menos manter viva a paixão pela música de seu pai.
Foi assim, que um plano muito engenhoso surgiu: cantar junto com o pai as canções favoritas de Ted, forçando-o a exercitar a memória.
Este método tornou-se muito apropriado.
Hoje, diariamente, a cada passeio ele faz com o pai, tudo é gravado e enviado para as redes sociais, onde todos podem ver o belo momento compartilhado por pai e filho, cantando as músicas que fazem Ted ter um pouco mais de conexão e amor neste lindo vínculo com seu filho.
Mac e Ted também já começaram a gravar um CD com essas canções, para que outras famílias que sofrem com a mesma situação tenham mais uma ferramenta para usar e ajudar os doentes de Alzheimer.
Eles pretendem doar 25% do arrecadado com o álbum para investigações científicas sobre a doença de Alzheimer.