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Grãos essenciais: o segredo do emagrecimento

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Muitas vezes deixados de lado nas dietas, os grãos essenciais fornecem componentes-chave que facilitam o emagrecimento e potencializar esse processo.

Graças à alta quantidade de fibras alimentares em sua composição, os grãos reduzem a absorção de gordura e geram uma sensação de saciedade, o que faz com que a ingestão de alimentos seja menor.

Argumento suficiente para incorporá- los na dieta, não é mesmo? 

Além de contribuir para a perda de peso, prevenção e combate a doenças, são essenciais para o funcionamento do organismo.

Organismo fluindo, vida fluindo.

Chia

Os benefícios da chia são tantos que não há contraindicação ao consumo.

Além de favorável ao emagrecimento, contribui para a diminuição do índice glicêmico quando adicionada a alimentos como vitaminas e sucos.

Importante: o ideal são duas colheres (sopa) de chia, divididas em duas refeições.

A chia é uma boa pedida para as refeições já que seu sabor neutro possibilita combinações variadas com qualquer alimento.

No café da manhã ou no lanche da tarde, por exemplo, a chia pode ser combinada com a farinha de tapioca, com o mingau, no cafezinho e, ainda, na salada de frutas.

Uma dica maravilhosa para a salada de fruta é: manga, mamão, chia e mel.

É fácil, gostoso e nutritivo.

Linhaça

A linhaça conta com uma alta taxa de ômega-3 que, além de favorecer a perda de peso, ajuda a prevenir inflamações no organismo.

E ainda é responsável por adiar o processo de envelhecimento da célula.

A única ressalva é: o intestino não absorve o grão da linhaça, por isso devem ser triturados antes de consumir.

Problema fácil de resolver, não é?

Só triturá-los no liquidificador.

Assim como a chia, o sabor neutro favorece combinações, como iogurte, sucos e massas de bolo.

No almoço e no jantar, a dica é a farofa de linhaça ou linhaça na salada.

Uma receita fácil e leve de salada: alface, tomate cereja, azeite, linhaça, um pouquinho de orégano e de açafrão e sal agosto.

Assim, foge um pouco do tradicional alface e tomate e dá um toque de chef à salada.

Aveia

A aveia tem um alto teor de carboidrato, nutriente responsável por dar energia ao corpo.

E, ainda assim, favorece o processo de emagrecimento, devido à alta concentração de fibras.

É o grão mais consumido no processo de emagrecimento.

O importante é o equilíbrio: três colheres (sopa) por dia, no máximo.

A aveia pode ser combinada, por exemplo, com omelete, com a farinha do bolo e na panqueca.

No café da manhã, a receitinha tradicional entre os brasileiros é a melhor pedida: mingau de aveia feito só com aveia em flocos e com leite.

É só juntar os ingredientes, misturar até engrossar e servir.

E, para finalizar, a dica é um pouquinho de canela por cima.

É fácil e superprático.

Granola

A granola, além de contribuir para o emagrecimento, por causa da quantidade de fibras, é responsável por reduzir o chamado colesterol ruim, também conhecido como colesterol LDL.

Pensando em granola já vem logo a dúvida: açaí com granola emagrece?

Se consumido em porções menores, como a combinação de 200 gramas de açaí e 3 colheres (sopa) de granola, por exemplo, pode sim ser favorável ao emagrecimento.

No café da manhã ou no lanche da tarde, a pedida é batida de Iogurte e açaí com granola : açaí, iogurte desnatado, uma banana nanica média, mel e granola.

Logo depois, é só bater no liquidificador e no fim adicionar a granola.

Deu água na boca, né?

Quinoa

A quinoa, assim como a linhaça, é rica em ômega 3 e também em omega 6, o que estimula a produção de enzimas responsáveis pela quebra de gordura, facilitando o emagrecimento.

Importante: 2 colheres (sopa) por dia são mais que essenciais.

O segredo da quinoa está no cozimento, que a deixa macia e com sabor semelhante ao de nozes.

No almoço ou no jantar, a dica é quinoa com legumes: refogar a cenoura, a vagem e a couve-flor no alho-poró, na cebola e no azeite.

Depois, é só acrescentar a quinoa, também cozida.

No fim, um pouquinho de sal e pimenta finalizam o prato.

Esses grãos favorecem não só o emagrecimento como também ajudam a melhorar a imunidade e a prevenir doenças.

Só há benefícios em adicioná-los à dieta.

É bom ressaltar que pessoas intolerantesao glúten deve evitar cereais como a avei e apostar em chia e linhaça.

Assim, os cereais, combinados com uma dieta rica em frutas e legumes, e com a ingestão de água, são uma ferramenta coringa para o emagrecimento.

Além de gostosos e nutritivos , são simples e fáceis de adicionar à dieta.

Vamos tentar? 

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