Gotas de vidro na Lua podem esconder trilhões de litros de água

Arte: Tarciso Morais / CuraPelaNatureza

Cientistas chineses analisam amostras do solo lunar e descobrem possível reservatório de água.

Gente, vocês já imaginaram que a Lua pode estar escondendo trilhões de litros de água?

Pois é, um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience mostrou que essa água está presa em pequenas “gotas de vidro” que se formaram com a colisão de asteroides na superfície lunar.

Os cientistas chineses que fizeram essa descoberta analisaram as primeiras amostras do solo lunar trazidas à Terra desde a década de 1970. Eles procuravam entender como a água é armazenada na Lua, especialmente fora das regiões polares, onde o gelo é mais abundante.

Gotas de vidro na Lua podem esconder trilhões de litros de água
Arte: Tarciso Morais / CuraPelaNatureza

O estudo preenche algumas lacunas na teoria sobre o ciclo da água lunar. Os pesquisadores acreditam que, para haver um ciclo de água na superfície da Lua, deveria existir um reservatório profundo nas terras lunares. E foi aí que eles encontraram as tais gotas de vidro, com quantidades consideráveis de água.

As amostras foram coletadas pela missão chinesa Chang’e-5, que pousou no canto noroeste da Lua voltado para a Terra e trouxe amostras de regolito em 2020.

Os cientistas selecionaram 150 grãos dessas amostras para estudar, variando de 50 micrômetros a 1 milímetro.

Gotas de vidro na Lua podem esconder trilhões de litros de água
Arte: Tarciso Morais / CuraPelaNatureza

A teoria é que essas gotas de vidro podem ter recebido água dos ventos solares, que carregam hidrogênio e oxigênio da atmosfera solar.

Acredita-se que mais de 270 trilhões de quilos de água estejam armazenados na Lua.

Entender como a água é armazenada na Lua é importante porque pode ajudar futuros astronautas a encontrar recursos que possam ser convertidos em água potável ou combustível de foguete. Essa água poderia ser liberada simplesmente aquecendo as gotas de vidro.

E aí, o que acharam dessa descoberta incrível? Será que a Lua ainda esconde mais mistérios?

Mais em: