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Geleia caseira de cenoura: saudável, sem adição de conservantes e aromatizantes

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Esta geleia caseira é rica em fibras, pois utiliza uma parte da cenoura e da laranja que normalmente é descartada: a casca. 

É comum ver que, nos dias atuais, as pessoas estão buscando um estilo de vida mais saudável e substituindo antigos hábitos alimentares.

Porém, o que elas não conseguem, na maioria das vezes, é abrir mão de comer doces em alguma parte do dia.

Visando à inserção de alimentos mais benéficos para a saúde, por meio da dieta, vamos focar na produção de uma geleia sem adição de conservantes e aromatizantes.

A proposta dessa receita é utilizar, além de ingredientes saudáveis, uma parte da fruta que normalmente é descartada: a casca.

A geleia é composta de cenoura com sua casca, aproveitando-a em sua forma completa. 

Também será usado suco de limão, casca de laranja e açúcar demerara, que não contém aditivos químicos, como os outros tipos de açúcar.

 Benefícios da cenoura

A cenoura é rica em minerais, como cálcio, ferro, manganês, potássio, complexo B, vitaminas A, C, E e K, além de possuir poucas calor,ias.

Por isso, oferece diversos benefícios para a saúde, como:

Previne o envelhecimento precoce 

A cenoura contém betacaroteno, antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

Seu consumo frequente ajuda a retardar o aparecimento das rugas, linhas de expressão e contribui para a produção de colágeno.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitamina C e propriedades anti-inflamatórias, a cenoura estimula as células de defesa, protegendo contra infecções e inflamações.

Melhora a digestão

A cenoura é rica em fibras solúveis e insolúveis, o que ajuda a melhorar o processo digestivo.

Ela auxilia na formação do bolo fecal e no trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre.

Controla os níveis de pressão arterial

Por conter potássio, mineral com ação vasodilatadora, a cenoura ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.

Desse modo, auxilia no controle dos níveis de pressão arterial.

Melhora a função cerebral

O betacaroteno presente na cenoura ajuda a melhorar a função cognitiva, reduzindo o risco de problemas de memória.

 Além disso, ela possui luteolina, substância que auxilia na redução de déficits de memória relacionados à idade e inflamação no cérebro. 

Ademais, a ação antioxidante da cenoura previne o envelhecimento das células.

Ajuda na saúde dos olhos

Devido à vitamina A (retinol), a cenoura é essencial para a saúde dos olhos.

Ela ajuda a impedir o desenvolvimento de doenças relacionadas à falta dessa vitamina.

Além disso, a cenoura contém carotenoides e vitaminas C e E, que diminuem or isco de degeneração macular neovascular.

Benefícios do limão

O limão é rico em vitamina C, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que causam danos no organismo.

Além disso, contém ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, vitaminas B1, B2, B3 e B5, além de fibras e carboidratos.

A seguir alguns dos vários benefícios do limão para a saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Protege contra gripes e resfriados 
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Ajuda a dissolver cálculos biliares e pedras nos rins
  • Auxilia no processo de emagrecimento
  • Melhora o funcionamento do sistema linfático

Benefícios da casca de laranja

A casca de laranja possui boas quantidades de vitaminas A, B6, C, cálcio  folato, riboflavina, tiamina.

Além disso, contém fibras, polifenóis e óleos essenciais que ajudam na prevenção de diversas condições crônicas, como diabetes, obesidade e Alzheimer.

Geleia de cenoura

Esta geleia possui um diferencial em relação às industrializadas, pois destaca-se por possuir mais fibras..

Isso pela presença da casca da laranja-pera.

Ingredientes:

  • 3 cenouras grandes
  • 1 laranja-pera grande
  • 1 limão grande
  • 2 xícaras e meia de açúcar demerara

Modo de preparo:

Lave a cenoura em água corrente – mantenha a casca, corte em cubos, coloque em uma panela com água e cozinhe até ficar bem macia.

Em seguida, lave bem a laranja e o limão, extraia o suco do limão e reserve.

Na sequência rale a casca da laranja e do limão e também reserve.

Quando as cenouras estiverem cozidas, escorra a água e coloque os cubos no liquidificador.

Adicione o suco de limão, a casca da laranja ralada, o açúcar demerara  e bata bem.

Transfira para uma panela e cozinhe por dez minutos, sempre mexendo para não queimar nem grudar na panela.

Após o cozimento, envase em um pote de vidro esterilizado e feche com uma tampa de metal rosqueada, para manter as características do produto e garantir a sua conservação. 

Depois coloque o pote em uma panela com água fervente – a água deve ficar na metade do pote.

Deixe ferver por cinco minutos para retirar o ar, afinal, se for incorporado ar na geleia, irá prejudicar sua textura e aparência.

Por fim, vire o pote com a tampa baixo e deixe dez minutos na água quente – não precisa ferver.

Além disso, a retirada do ar é fundamental para evitar o crescimento de microrganismos aeróbios mesófilos. 

  • Aeróbios mesófilos: são microorganismos como fungos filamentosos, leveduras, bactérias, patogênicos/toxigênicos ou não, deterioradores ou não.

Sugestão: veja aqui como fazer um pãozinho de cenoura para comer com essa geleia.

Benefícios das geleias para a saúde

As geleias de boa qualidade, contêm pectina e fibras solúveis, sendo essenciais para plano alimentar saudável.

Além do sabor e versatilidade, oferecem benefícios como:

Ajuda a tornar o intestino saudável

Por conter fibras alimentares, a geleia ajuda a facilitar o trânsito intestinal, evitando prisão de ventre e possíveis inflamações.

Além disso, diminui o apetite e proporciona sensação de saciedade.

Auxilia na perda de peso

As geleias sem açúcar cristal possuem baixa quantidade de calorias, ajudando na dieta de que deseja perder peso.

Uma boa dica é substituir a manteiga ou a margarina, por exemplo, por geleias saudáveis.

Previne doenças cardiovasculares

Devido ao alto teor de fibras, as geleias auxiliam na saúde do coração, prevenindo doenças como AVC, derrame, pressão alta e colesterol.

Boa fonte de energia

As geleias são ricas em carboidratos, sendo uma boa opção para aumentar a energia do corpo.

Para os praticantes de atividades físicas, recomenda-se incluir as geleias no lanche pré-treino.

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