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Gases: formas de reduzir o empachamento e a flatulência

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A flatulência não é considerada uma doença, mas é bem desagradável. Conheça receitas caseiras eficazes para reduzir a formação de gases.

Todos nós acumulamos gases no aparelho digestivo, ou seja, isso é normal.

Infelizmente, nem sempre os remédios vendidos na farmácia funcionam.

Assim, a melhor forma é evitar que os gases se acumulam e fiquem retidos no nosso organismo.

Dessa forma, você ganhará muito mais qualidade de vida e conforto.

E isso é possível mesmo com receitinhas naturais e caseiras.

Além disso, com muitos ingredientes que costumamos ter em casa ou que são superbaratos.

Fique por aqui e descubra!

Receitas para reduzir o acúmulo de gases

Chá de hortelã

Esquente cerca de 250 ml de água.

Assim que ela começar a ferver, acrescente um galho de hortelã fresca, ou dois sachês de chá dessa erva.

Deixe fervendo por uns cinco minutos.

Depois, tampe a infusão por 15 minutos.

Beba em seguida.

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O ideal é beber duas doses dessa infusão.

Beba 30 minutos depois das principais refeições e verá que não terá mais problemas de retenção de gases.

Folhas de abacateiro

Você encontra folhas de abacateiros em feiras livres, lojas de produtos naturais ou mesmo em quintais com essa árvore.

O mais recomendado são as folhas frescas.

Faça um chá bem concentrado e beba ainda morno.

A dica é usar 50 gramas de folhas para cada xícara de chá de água.

A indicação é a mesma: beba uma xícara desse chá depois de cada refeição.  

Tintura de sementes de cominho

A semente de cominho é facilmente encontrada em estabelecimentos que vendem condimentos ou mesmo em supermercados.

Para preparar essa tintura que evita a formação de gases, ferva uma xícara de chá de água.

Em seguida, misture duas colheres (sopa) de sementes de cominho amassadas ou trituradas.

Deixe apurar a tintura por dez minutos.

Em seguida, coe e consuma.

Pode perceber que a infusão ficará bastante concentrada, assemelhando-se a uma tintura.

O ideal é beber de duas a quatro xícaras de chá dessa tintura.

Sempre próximo das principais refeições, como o almoço e o jantar.

Chá de sementes de funcho (erva-doce)

Mais uma semente que você pode encontrar em supermercados, lojas de condimentos ou em lojas de produtos naturais.

O modo de preparo não tem segredo.

Prepare um chá bem apurado.

Beba morno e próximo das principais refeições.

Melaço de cana

Além de ter efeito levemente laxativo, o melaço de cana ajuda muito a diminuir a formação excessiva de gases.

Isso porque ele promove uma digestão mais rápida.

Além disso, contém minerais que contribuem para a não formação exagerada da flatulência.

Assim, a dica é consumir uma colher (sopa) de melado de cana depois das principais refeições.

Apenas quem sofre de diabetes, deve tomar cuidado com esta dica, pois o melaço tem alto teor de açúcar.

Outras ervas que reduzem a formação de gases

Além das dicas que provalemente você não conhecia para evitar os incômodos da flatulência, outras ervas são bastante usadas para eliminar o problema.

Assim, você pode usar em conjunto com as receitas ensinadas.

São elas:

  • Camomila
  • Folhas de louro
  • Raiz de gengibre

Como evitar a formação de gases

Para acabar com a formação exagerada de flatulência, é importante evitá-la por meio da alimentação.

Assim, confira os alimentos que contribuem para a formação de gases e os seus incômodos:

  • Feijão com casca
  • Camarão, ovos, bacalhau, mexilhões
  • Repolho
  • Soja
  • Trigo
  • Leite integral
  • Chiclete (A goma de mascar nos faz ingerir ar desnecessariamente. Assim, cria e retém gases)
  • Refigerantes e bebidas gasosas em geral
  • Brócolis
  • Batata em excesso

Além disso, sempre que comprar frutas e legumes, atente-se à qualidade do que está levando para a casa.

Alimentos impróprios para o consumo produzem gases.

Quando ir ao médico

De acordo com o mencionado no início do nosso artigo, a flatulência não é uma enfermidade.

No entanto, quando a situação é muito incômoda e não se resolve naturalmente, é interessante, sim, buscar atendimento especializado.

Um médico vai avaliar a sua saúde e a causa do excesso da formação de gases e tomar as melhores atitudes.

Mesmo porque, excesso de gases pode indicar doenças, como:

  • Gastrite
  • Síndrome do Intestino irritável
  • Doença de crohn
  • Doença inflamatória intestinal
  • Intolerância à lactose ou ao glúten
  • Câncer (nos casos mais graves)

Já os exames relacionados à formação exagerada de gases que detectam as causas são:

  • Endoscopia
  • Duodenoscopia
  • Transito intestinal
  • Colonoscopia
  • Ultrassonografia
  • Exames de alergia alimentar

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