- PUBLICIDADE -

Error: Embedded data could not be displayed.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

As frutas secas fazem bem ao organismo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
As frutas secas fazem bem à saúde porque são ricas em vitaminas, minerais e fibras.

As frutas secas em geral concentram micros e macronutrientes e contêm muitas fibras, enquanto as oleaginosas são ricas em óleos graxos insaturados, essenciais no combate aos radicais livres e ao mau colesterol. Mas é bom não exagerar, pois algumas são muito calóricas!


Algumas frutas e suas propriedades




Ameixa: Por ser laxante, é indicada contra hemorróidas e prisão de ventre. Atua na fraqueza em geral e na debilidade cerebral. Previne doenças como reumatismo, artrite e arteriosclerose, por ser rica em vitaminas do complexo B. Deve ser consumida moderadamente, pois em excesso pode afetar os rins.

Amêndoa: Tem grande quantidade de fibras, zinco, ômega-3 e vitamina E. Protege o organismo contra as toxinas e os efeitos nocivos da poluição. Por ser muito calórica, deve ser consumida moderadamente.

Avelã: Contém vitaminas C e B-1, que ajudam as células a produzir energia por meio de carboidrato. É a fruta seca mais rica em cálcio.

Castanha de caju: É rica em fibras, carboidratos e proteínas. Ajuda a reduzir a pressão sanguínea, auxiliando no controle da hipertensão. Contém elementos anticancerígenos e grande quantidade de gordura monossaturada, que aumenta os níveis do bom colesterol e retarda o declínio das atividades cerebrais, característico do envelhecimento.

Castanha-do-pará: É rica em substâncias antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, que danificam as células, causam doenças e aceleram o envelhecimento. O consumo de apenas uma castanha-do-pará por dia fornece a quantidade de selênio de que o corpo precisa.

Damasco: Rico em vitaminas A e B e ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células. Contém poucas calorias, não tem gordura e é muito nutritivo.

Noz: Protege contra doenças cardiovasculares, previne doenças como Alzheimer, reforça o sistema imunológico e ajuda na circulação do sangue.

Pistache: Contém cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6. Atua no funcionamento cerebral, aumenta os níveis de colesterol bom e ajuda na cicatrização de feridas.

Tâmara: Ótima contra resfriado, gripe, viroses, câncer, infecção urinária, alterações hepáticas e anemia. Tem um suave efeito laxante.

Uva-passa: Contém fibras, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo e cálcio.