As frutas secas em geral concentram micros e macronutrientes e contêm muitas fibras, enquanto as oleaginosas são ricas em óleos graxos insaturados, essenciais no combate aos radicais livres e ao mau colesterol. Mas é bom não exagerar, pois algumas são muito calóricas!
Algumas frutas e suas propriedades
Ameixa: Por ser laxante, é indicada contra hemorróidas e prisão de ventre. Atua na fraqueza em geral e na debilidade cerebral. Previne doenças como reumatismo, artrite e arteriosclerose, por ser rica em vitaminas do complexo B. Deve ser consumida moderadamente, pois em excesso pode afetar os rins.
Avelã: Contém vitaminas C e B-1, que ajudam as células a produzir energia por meio de carboidrato. É a fruta seca mais rica em cálcio.
Castanha-do-pará: É rica em substâncias antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, que danificam as células, causam doenças e aceleram o envelhecimento. O consumo de apenas uma castanha-do-pará por dia fornece a quantidade de selênio de que o corpo precisa.
Damasco: Rico em vitaminas A e B e ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células. Contém poucas calorias, não tem gordura e é muito nutritivo.
Tâmara: Ótima contra resfriado, gripe, viroses, câncer, infecção urinária, alterações hepáticas e anemia. Tem um suave efeito laxante.
Uva-passa: Contém fibras, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo e cálcio.