Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Feno-grego emagrece e previne câncer e diabetes

O feno-grego (também conhecido por alfarva ou alforva) é originário da Índia e do Paquistão. 
Vários estudos confirmaram que o feno-grego reduz o risco de alguns tipos de câncer, como leucemia, osteosarcoma e câncer de cólon.
No diabetes, muitas pesquisas indicam uma redução dos valores da glicose e nas dislipidemias, do colesterol total e da subida do HDL.


Num estudo realizado no Departamento de Medicina Integrada da Universidade de Huazhong, na China, 46 pacientes com diabetes tipo II que já não estavam bem controlados somente  com sulfonilureias (antidiabéticos orais) alcançaram melhorias (diminuição dos níveis de glicose) quando juntaram o  feno-grego, ao longo de 12 semanas, comparativamente ao  grupo que continuou somente a tomar o fármaco.

Princípios ativos
Destaque para a 4-hidroxisoleucina, um aminoácido responsável por grande parte do efeito desta planta em nível lipídico e glicêmico. Estimula a produção de insulina por um efeito direto nos ilhéus de Langerhans (células do pâncreas que produzem insulina).
Contém também diosgenina, uma saponina com efeito hormonal, precursora de progesterona, e esteroides anti-inflamatórios, como a cortisona.

Além disso, tem ação anticancerígena.

Tem um elevado conteúdo de proteínas, fósforo sob a forma de lecitina, inositofosfato de cálcio e magnésio, o que contribui para a sua ação tônica.
Inclui ainda colina, com ação sobre os lípidos; trigonelina, um alcaloide (também presente no café) que ajuda a prevenir cáries dentárias por inibir a aderência de algumas bactérias aos dentes; e mucilagens, com efeito regenerador dos tecidos e laxante suave.
Além disso, o feno-grego é uma planta digestiva que está associada ao melhor funcionamento do sistema digestivo e tem propriedades para reduzir o apetite, por isso pode ser usado em programas de emagrecimento.
A Universidade de Minnesota trabalhou com 18 pessoas obesas com idade média de 32 anos. Deram-lhes de 4 a 8 gramas de extrato de feno-grego no café da manhã. Após isso, verificou-se que o feno-greco permite reduzir o apetite, ajudando a seguir uma dieta de forma mais rigorosa e evitando as ingestões fora de hora.

O feno-grego pode ser encontrado em locais que comercializam produtos naturais e/ou ervas e temperos medicinais. 
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM