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Exercícios que vão ajudar a prevenir problemas como catarata e glaucoma

As pessoas fazem exercícios para pernas, braços, abdome, até para o cérebro.

Mas se esquecem de uma parte muito especial do corpo: os olhos.

Exercícios para os olhos?

Sim, também existem exercícios para os olhos.

E esses exercícios, feitos com regularidade, podem ajudar a prevenir problemas da visão, como catarata e glaucoma.

Lembre-se: a saúde integral depende de hábitos dietéticos e da prática regular de exercícios físicos saudáveis.

Os olhos, portanto, não podem ser esquecidos.

Você agora vai aprender dez exercícios que, se praticados com regularidade, vão fortalecer e revitalizar sua visão. 

1. Antes de se iniciarem os exercícios de revitalização dos olhos, é preciso certificar-se de que o ambiente esteja, naturalmente, bem iluminado (apenas durante o dia).

Sentar-se com as pernas cruzadas (sobre uma esteira ou um cobertor dobrado) e a coluna vertebral alinhada (evitando-se ficar corcunda), preservando-se a curvatura natural da coluna lombar; ou, então, sentar-se em uma cadeira, seguindo os mesmos cuidados.

Respirar de forma lenta e profunda, prolongando a entrada e a saída do ar dos pulmões e relaxar todo o corpo, removendo-se as tensões psíquicas e musculares.

A respiração lenta, profunda e rítmica acalma a mente, combate as tensões, relaxa a musculatura, favorece a concentração, revitaliza a mente e o corpo e melhora a disposição.

A visão não depende apenas de olhos sadios.

É sabido que o cérebro comanda os músculos dos olhos e os nervos ópticos através do sistema nervoso, e, por isso, qualquer perturbação do estado emocional e psíquico pode também prejudicar diretamente a visão. 

Com a mente mais calma e centrada e o corpo mais relaxado, passa-se para o próximo item.

2. Com os membros superiores relaxados, esfregar uma palma da mão na outra, aquecendo as mãos.

Segundo as leis da física, o atrito gera uma energia calorífica e magnética.

Quando as mãos estiverem aquecidas e repletas de energia, cobrir, então, rapidamente, os olhos fechados com as palmas das mãos (dedos unidos), transferindo a energia calorífica para os olhos.

Relaxar as pálpebras e os globos oculares e respirar de forma lenta e profunda.

Repetir o procedimento três vezes.



3. Estando num ambiente aberto, ao amanhecer, em contato com a natureza, permanecer de frente para o sol.

Com os olhos fechados, inspirar e lentamente, flexionando a cabeça para trás, relaxando a musculatura do peito, das costas, dos ombros, do pescoço e da cabeça.

Ao expirar, flexionar lentamente a cabeça para frente até o queixo tocar o peito.

Repetir o procedimento três vezes.

Depois, repousar a palma da mão esquerda sobre a cabeça, inspirar de forma lenta e profunda; ao expirar, tombar lateralmente a cabeça, aproximando a orelha esquerda do ombro, alongando a musculatura lateral direita do pescoço; permanecer nessa posição durante vinte segundos.

Então, retornar e repetir o procedimento para o outro lado.

Ao terminar o exercício, piscar rapidamente os olhos, olhando para o nascer do sol, durante um minuto.

Logo após, fechar os olhos, respirar lenta e profundamente e relaxar todo o corpo, inclusive a musculatura facial.

4. Estender bem, a sua frente, o braço esquerdo com o dedo polegar voltado para cima e mantê-lo, a princípio, alinhado com o nariz.

Olhar fixamente para a unha e observar atentamente o seu formato, a sua cor, a meia-lua na base da unha, as linhas longitudinais e qualquer outro sinal que ela possa apresentar.




Abrindo bem os olhos, procurar obter uma boa imagem e nitidez.

Então, lentamente, mover o braço para o lado esquerdo e acompanhar o polegar com os olhos sem mover a cabeça (que deve, sempre, permanecer voltada para frente).

O exercício é apenas para os olhos (durante todo exercício, apenas os olhos devem movimentar-se).

À medida que se afastar lateralmente e devagar o polegar do eixo central do nariz (ponto de partida do exercício), abrir bem os olhos, procurar ajustar a visão, para que se possa ter, o tempo todo, uma imagem nítida da unha.

A prioridade do exercício é a nitidez da imagem, pois o que se objetiva é exercitar estruturas oculares responsáveis pela nitidez da visão.

Se, durante o exercício, a imagem perder a nitidez, parar, por alguns instantes, de movimentar o braço e tentar ajustar a visão, recobrando-se a nitidez.

Ao se recuperar a nitidez da imagem, afastar lentamente o polegar.

À medida que o polegar se aproximar do limite do campo visual, a imagem perderá a nitidez, a visão poderá tornar-se cansada, dupla ou trêmula; então, retroceder um pouco o polegar até a recuperação da nitidez da imagem; parar de movimentar o braço e ajustar a visão e, depois, retornar ao ponto de partida, sempre olhando atentamente para a unha.

Descansar o braço esquerdo, repousando o antebraço sobre o joelho.

Fechar os olhos, piscar algumas vezes (para hidratar e relaxar os olhos) e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito.

No final do exercício com o braço direito, descansá-lo, repousando o antebraço sobre o joelho, fechar os olhos, piscar algumas vezes e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

5. Estender bem, à frente, o membro superior esquerdo com o dedo polegar voltado para cima e mantê-lo, a princípio, alinhado com o nariz.

Lentamente, movê-lo para cima e acompanhar apenas com os olhos, sem movimentar a cabeça.

Seguir as orientações anteriores.

Chegando o polegar no limite do campo visual, retornar ao ponto central de partida.

Descansar o braço esquerdo, repousando o antebraço sobre o joelho.

Fechar os olhos, piscar algumas vezes (para hidratar e relaxar os olhos) e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito.

No final do exercício com o braço direito, descansá-lo, repousando o antebraço sobre o joelho, fechar os olhos, piscar algumas vezes e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda. 

6. Agora, com o braço esquerdo estendido à frente, mover o polegar transversalmente para cima, o máximo que puder.

Após realizar o exercício com o braço esquerdo, descansar o braço, piscar algumas vezes, respirar de forma lenta e profunda e relaxar todo o corpo.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito. Com o término desse exercício, descansar o braço, piscar algumas vezes os olhos, respirar profundo e relaxar. 

7. Realizar, lentamente, cinco vezes, um movimento circular amplo com os olhos, da esquerda para direita, observando atentamente tudo o que estiver ao redor.

Com o término do exercício, fechar os olhos, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

Repetir o procedimento, agora realizando um movimento circular da direita para esquerda.

Com o término do exercício, fechar os olhos, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

8. Manter o dedo polegar voltado para cima e a um palmo de distância da ponta do nariz.

Olhar fixa e atentamente para a unha e procurar obter uma imagem nítida.

Lentamente, afastar o polegar, estendendo o máximo o membro superior.

Durante o afastamento e a aproximação do dedo polegar, procurar preservar a nitidez da imagem.

Depois, retornar lentamente o dedo polegar a uma distância de um palmo do nariz.

Feito isso, descansar o braço, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

Repetir o procedimento com o braço direito.

9. Fechar os olhos e tensionar a musculatura da face ao redor dos olhos (como se estivesse fazendo careta) durante 12 segundos e, depois, relaxar, respirando de forma lenta e profunda (mantendo os olhos fechados durante alguns instantes).

10. Repetir o item número dois.

11. E, para finalizar a sequência, banhar com água fria, por algumas vezes, os olhos fechados e, depois, enxugar o rosto com uma toalha limpa. 


Além desses exercícios, e muito importantante evitar os maus hábitos:

• Quando se está fazendo alguma leitura, deve-se segurar o livro, no mínimo, a um palmo de distância do nariz.

• Ler sempre com luz adequada, piscar várias vezes para lubrificar os olhos e olhar para cima alguns segundos, toda vez que chegar ao final de cada página.

• Não fazer nada que prejudique os olhos, como ver televisão ou usar aparelho como smartphone, computador e tablet durante muito tempo com as luzes apagadas.

• Ler em ônibus ou no carro é prejudicial ao processo de acomodação dos olhos; evitar esse hábito.

• Não olhar diretamente para o sol. Os olhos são muito sensíveis à radiação solar, o que pode prejudicá-los seriamente. A luz solar somente é benéfica ao nascer e ao pôr do sol, quando, então, pode-se fechar os olhos e voltar a face para ele, permitindo que seus raios aqueçam as pálpebras e revitalizem os olhos. Para a ciência yogue, o sol é a fonte de energia vital ou prana, no entanto deve-se evitar a exposição prolongada à luz solar no período das 10 horas da manhã até as 16 horas. Nesse período do dia, é recomendável o uso de óculos de sol com proteção contra raios UVA e UVB.

• A fumaça do cigarro também é prejudicial aos olhos, sua incidência causa irritação, secura, vermelhidão e predispõe à catarata, entre outros males.

• Evitar olhar para o nada. Sem uma ordem definida no cérebro, os olhos adotam uma posição em que todas as imagens ficam desfocadas, prejudicando os músculos de acomodação.

• Certificar-se de que a tela de seu computador retém a radiação que ela própria produz, ou seja, se há um filtro de proteção que impeça a radiação. Caso contrário, deve-se buscar resolver tal problema, ou, em última instância, amenizá-lo.

As pessoas fazem exercícios para pernas, braços, abdome, até para o cérebro.

Mas se esquecem de uma parte muito especial do corpo: os olhos.

Exercícios para os olhos?

Sim, também existem exercícios para os olhos.

E esses exercícios, feitos com regularidade, podem ajudar a prevenir problemas da visão, como catarata e glaucoma.

Lembre-se: a saúde integral depende de hábitos dietéticos e da prática regular de exercícios físicos saudáveis.

Os olhos, portanto, não podem ser esquecidos.

Você agora vai aprender dez exercícios que, se praticados com regularidade, vão fortalecer e revitalizar sua visão. 

1. Antes de se iniciarem os exercícios de revitalização dos olhos, é preciso certificar-se de que o ambiente esteja, naturalmente, bem iluminado (apenas durante o dia).

Sentar-se com as pernas cruzadas (sobre uma esteira ou um cobertor dobrado) e a coluna vertebral alinhada (evitando-se ficar corcunda), preservando-se a curvatura natural da coluna lombar; ou, então, sentar-se em uma cadeira, seguindo os mesmos cuidados.

Respirar de forma lenta e profunda, prolongando a entrada e a saída do ar dos pulmões e relaxar todo o corpo, removendo-se as tensões psíquicas e musculares.

A respiração lenta, profunda e rítmica acalma a mente, combate as tensões, relaxa a musculatura, favorece a concentração, revitaliza a mente e o corpo e melhora a disposição.

A visão não depende apenas de olhos sadios.

É sabido que o cérebro comanda os músculos dos olhos e os nervos ópticos através do sistema nervoso, e, por isso, qualquer perturbação do estado emocional e psíquico pode também prejudicar diretamente a visão. 

Com a mente mais calma e centrada e o corpo mais relaxado, passa-se para o próximo item.

2. Com os membros superiores relaxados, esfregar uma palma da mão na outra, aquecendo as mãos.

Segundo as leis da física, o atrito gera uma energia calorífica e magnética.

Quando as mãos estiverem aquecidas e repletas de energia, cobrir, então, rapidamente, os olhos fechados com as palmas das mãos (dedos unidos), transferindo a energia calorífica para os olhos.

Relaxar as pálpebras e os globos oculares e respirar de forma lenta e profunda.

Repetir o procedimento três vezes.



3. Estando num ambiente aberto, ao amanhecer, em contato com a natureza, permanecer de frente para o sol.

Com os olhos fechados, inspirar e lentamente, flexionando a cabeça para trás, relaxando a musculatura do peito, das costas, dos ombros, do pescoço e da cabeça.

Ao expirar, flexionar lentamente a cabeça para frente até o queixo tocar o peito.

Repetir o procedimento três vezes.

Depois, repousar a palma da mão esquerda sobre a cabeça, inspirar de forma lenta e profunda; ao expirar, tombar lateralmente a cabeça, aproximando a orelha esquerda do ombro, alongando a musculatura lateral direita do pescoço; permanecer nessa posição durante vinte segundos.

Então, retornar e repetir o procedimento para o outro lado.

Ao terminar o exercício, piscar rapidamente os olhos, olhando para o nascer do sol, durante um minuto.

Logo após, fechar os olhos, respirar lenta e profundamente e relaxar todo o corpo, inclusive a musculatura facial.

4. Estender bem, a sua frente, o braço esquerdo com o dedo polegar voltado para cima e mantê-lo, a princípio, alinhado com o nariz.

Olhar fixamente para a unha e observar atentamente o seu formato, a sua cor, a meia-lua na base da unha, as linhas longitudinais e qualquer outro sinal que ela possa apresentar.




Abrindo bem os olhos, procurar obter uma boa imagem e nitidez.

Então, lentamente, mover o braço para o lado esquerdo e acompanhar o polegar com os olhos sem mover a cabeça (que deve, sempre, permanecer voltada para frente).

O exercício é apenas para os olhos (durante todo exercício, apenas os olhos devem movimentar-se).

À medida que se afastar lateralmente e devagar o polegar do eixo central do nariz (ponto de partida do exercício), abrir bem os olhos, procurar ajustar a visão, para que se possa ter, o tempo todo, uma imagem nítida da unha.

A prioridade do exercício é a nitidez da imagem, pois o que se objetiva é exercitar estruturas oculares responsáveis pela nitidez da visão.

Se, durante o exercício, a imagem perder a nitidez, parar, por alguns instantes, de movimentar o braço e tentar ajustar a visão, recobrando-se a nitidez.

Ao se recuperar a nitidez da imagem, afastar lentamente o polegar.

À medida que o polegar se aproximar do limite do campo visual, a imagem perderá a nitidez, a visão poderá tornar-se cansada, dupla ou trêmula; então, retroceder um pouco o polegar até a recuperação da nitidez da imagem; parar de movimentar o braço e ajustar a visão e, depois, retornar ao ponto de partida, sempre olhando atentamente para a unha.

Descansar o braço esquerdo, repousando o antebraço sobre o joelho.

Fechar os olhos, piscar algumas vezes (para hidratar e relaxar os olhos) e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito.

No final do exercício com o braço direito, descansá-lo, repousando o antebraço sobre o joelho, fechar os olhos, piscar algumas vezes e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

5. Estender bem, à frente, o membro superior esquerdo com o dedo polegar voltado para cima e mantê-lo, a princípio, alinhado com o nariz.

Lentamente, movê-lo para cima e acompanhar apenas com os olhos, sem movimentar a cabeça.

Seguir as orientações anteriores.

Chegando o polegar no limite do campo visual, retornar ao ponto central de partida.

Descansar o braço esquerdo, repousando o antebraço sobre o joelho.

Fechar os olhos, piscar algumas vezes (para hidratar e relaxar os olhos) e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito.

No final do exercício com o braço direito, descansá-lo, repousando o antebraço sobre o joelho, fechar os olhos, piscar algumas vezes e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda. 

6. Agora, com o braço esquerdo estendido à frente, mover o polegar transversalmente para cima, o máximo que puder.

Após realizar o exercício com o braço esquerdo, descansar o braço, piscar algumas vezes, respirar de forma lenta e profunda e relaxar todo o corpo.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito. Com o término desse exercício, descansar o braço, piscar algumas vezes os olhos, respirar profundo e relaxar. 

7. Realizar, lentamente, cinco vezes, um movimento circular amplo com os olhos, da esquerda para direita, observando atentamente tudo o que estiver ao redor.

Com o término do exercício, fechar os olhos, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

Repetir o procedimento, agora realizando um movimento circular da direita para esquerda.

Com o término do exercício, fechar os olhos, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

8. Manter o dedo polegar voltado para cima e a um palmo de distância da ponta do nariz.

Olhar fixa e atentamente para a unha e procurar obter uma imagem nítida.

Lentamente, afastar o polegar, estendendo o máximo o membro superior.

Durante o afastamento e a aproximação do dedo polegar, procurar preservar a nitidez da imagem.

Depois, retornar lentamente o dedo polegar a uma distância de um palmo do nariz.

Feito isso, descansar o braço, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

Repetir o procedimento com o braço direito.

9. Fechar os olhos e tensionar a musculatura da face ao redor dos olhos (como se estivesse fazendo careta) durante 12 segundos e, depois, relaxar, respirando de forma lenta e profunda (mantendo os olhos fechados durante alguns instantes).

10. Repetir o item número dois.

11. E, para finalizar a sequência, banhar com água fria, por algumas vezes, os olhos fechados e, depois, enxugar o rosto com uma toalha limpa. 


Além desses exercícios, e muito importantante evitar os maus hábitos:

• Quando se está fazendo alguma leitura, deve-se segurar o livro, no mínimo, a um palmo de distância do nariz.

• Ler sempre com luz adequada, piscar várias vezes para lubrificar os olhos e olhar para cima alguns segundos, toda vez que chegar ao final de cada página.

• Não fazer nada que prejudique os olhos, como ver televisão ou usar aparelho como smartphone, computador e tablet durante muito tempo com as luzes apagadas.

• Ler em ônibus ou no carro é prejudicial ao processo de acomodação dos olhos; evitar esse hábito.

• Não olhar diretamente para o sol. Os olhos são muito sensíveis à radiação solar, o que pode prejudicá-los seriamente. A luz solar somente é benéfica ao nascer e ao pôr do sol, quando, então, pode-se fechar os olhos e voltar a face para ele, permitindo que seus raios aqueçam as pálpebras e revitalizem os olhos. Para a ciência yogue, o sol é a fonte de energia vital ou prana, no entanto deve-se evitar a exposição prolongada à luz solar no período das 10 horas da manhã até as 16 horas. Nesse período do dia, é recomendável o uso de óculos de sol com proteção contra raios UVA e UVB.

• A fumaça do cigarro também é prejudicial aos olhos, sua incidência causa irritação, secura, vermelhidão e predispõe à catarata, entre outros males.

• Evitar olhar para o nada. Sem uma ordem definida no cérebro, os olhos adotam uma posição em que todas as imagens ficam desfocadas, prejudicando os músculos de acomodação.

• Certificar-se de que a tela de seu computador retém a radiação que ela própria produz, ou seja, se há um filtro de proteção que impeça a radiação. Caso contrário, deve-se buscar resolver tal problema, ou, em última instância, amenizá-lo.

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