Exercícios e alimentação saudável: o remédio contra a celulite

exercicios-e-alimentacao-saudavel-o-remedio-contra-a-celulite
Imagem: Depositphotos

Temida por muitas mulheres e até homens, a celulite pode ser combatida de forma natural, sem o uso de nenhum produto químico.

A celulite, que cientificamente é conhecida como lipodistrofia ginoide, é um verdadeiro terror para muitas mulheres e até para alguns homens.

Inclusive, levantamentos apontam que esse distúrbio afeta mais de 95% das mulheres após a puberdade.

Esse problema, que é caracterizado por causar um incômodo estético, é causado por um acúmulo de gordura abaixo da pele, que por sua vez cria um aspecto ondulado, semelhante ao de uma casca de laranja, na pele da pessoa.

Segundo especialistas, a gordura acumulada afeta também a produção de colágeno da pele, o que deixa a epiderme enrugada e contribui para o tal “efeito casca de laranja”.

Geralmente a celulite surge em regiões específicas como coxas, virilha, nádegas e barriga, mas pode aparecer em outros locais também.

Ainda segundo muitos especialistas, esse fenômeno não tem apenas um motivo, e pode acometer qualquer mulher e também homens que estejam acima do peso e tenham um estilo de vida sedentário.

E por falar em sedentarismo, já está mais do que provado que a prática frequente de exercícios físicos é uma das principais formas de combater a celulite.

Além disso, ter uma alimentação equilibrada também é uma outra forma de se livrar ou evitar esse incômodo.

Continue lendo, pois ao longo desse artigo falamos mais sobre esse assunto importante!

Uma alimentação balanceada pode contribuir para o fim da celulite

Como bem citamos acima, manter uma alimentação balanceada é uma das chaves para se livrar da celulite.

Resumidamente, é necessário abandonar alimentos gordurosos ou que tenham excesso de sal e/ou açúcar.

Isso porque são justamente esses ingredientes, presentes principalmente em “alimentos” industrializados, que contribuem para o ganho de peso e o acúmulo de líquido sob a pele, que são os precursores do surgimento da celulite.

Aliado a isso, a própria Associação Brasileira de Nutrição já citou estudos que apontam que o consumo de carboidratos refinados, como é o caso de muitos itens industrializados que contém açúcar, sal e outros compostos, pode provocar a perda de colágeno.

Por sua vez, o colágeno é a substância responsável por dar firmeza e vitalidade à pele, então, se os seus níveis estiverem baixos, o surgimento de celulite é ainda mais potencializado.

Portanto, em vez de massas, fast food e doces, você pode se alimentar com:

  • Cereais integrais (aveia, grão-de-bico, quinoa, lentilha, etc);
  • Arroz integral (que pode ser um substituto para o arroz branco);
  • Frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, etc);
  • Outras frutas;
  • Azeite de oliva;
  • Peixes de água gelada (ricos em ômega 3);
  • Dentre outros.

Os alimentos que citamos acima, assim como outros exemplos de comida saudável, promovem a perda de peso e contribuem para a diminuição do acúmulo de líquido sob a pele, que também pode causar celulite.

Além disso, se você quiser se livrar desse problema ou evitá-lo, deve também se manter bem hidratado, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia.

Para tanto, leve sempre consigo uma garrafinha com água potável ou água de côco, a depender do momento.

Quais alimentos podem gerar celulite?

Basicamente falando, os alimentos que geram a celulite são os mesmos que contribuem para o ganho de peso.

Nessa lista cabem os já citados doces industrializados e outros “alimentos” do tipo, como fast foods, refrigerantes, salgados regados a óleo vegetal, etc.

Ingerir esse tipo de comida constantemente não apenas leva ao acúmulo de gordura e líquido sob a pele, mas também prejudica toda a saúde.

Afinal, a gordura, o sódio e os açúcares que compõem os alimentos artificiais podem aumentar taxas importantes, como colesterol ruim, glicose e triglicerídeos, causando doenças como AVC, infarto e diabetes, por exemplo.

Exclua essas coisas da sua dieta sem demora!

Atividades físicas: o hábito que pode eliminar a celulite de vez

Especialistas apontam que, aliada à uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas é a melhor forma de combater a celulite naturalmente.

Contudo, nesse caso é importante associar exercícios aeróbicos a exercícios localizados, para reduzir o acúmulo de gordura e de líquido no corpo, ao passo que os músculos são definidos.

Nesse sentido, os melhores exercícios contra a celulite são:

  • Corrida ou caminhada, que ajuda a eliminar o excesso de líquido e o excesso de tecido adiposo (gordura);
  • Exercícios de dança e pilates (também ajuda na perda de gordura e líquido em excesso);
  • Musculação e exercícios localizados, como agachamento, por exemplo (aumenta a massa magra e também a produção de colágeno, que firma e rejuvenesce a pele);
  • Entre outros.

Por fim, vale destacar que quem tem celulite em áreas específicas como barriga e coxas, por exemplo, pode se valer de exercícios localizados para acelerar o processo de eliminação desse incômodo.

De toda forma, antes de começar a se exercitar o ideal é buscar a mentoria de um Personal Trainer habilitado, a fim de evitar lesões e problemas semelhantes.