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Exercício japonês para fortalecer joelhos e evitar cirurgia (vídeo)

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Veja o passo a passo de uma técnica de exercícios japonesa eficiente para acabar com as dores nos joelhos, evitando cirurgia no futuro.

Os joelhos, cotovelos, quadris e outras áreas de articulação do corpo humano são regiões essenciais para a mobilidade.

Fatores como estilo de vida e idade, bem como doenças como gota e artrite, podem agir para desgastar os nervos, cartilagens e demais componentes das articulações.

Pessoas acometidas pelo desgaste das articulações sofrem sentem dores ao executar simples movimentos como sentar ou subir uma escada.

Os joelhos são, de longe, a articulação mais afetado pelos fatores de risco, sendo um verdadeiro peso para pessoas idosas e obesas, principalmente.

Se você é uma dessas pessoas que está sofrendo de dores nos joelhos, chegou ao lugar certo.

Apresentaremos a seguir uma técnica japonesa de exercícios que vão aliviar as dores do joelho, evitando que cirurgias e tratamentos caros precisem ser feitos no local.

Exercícios para os joelhos

Um dos fatores que potencializam o desgaste das articulações dos joelhos é a rigidez muscular.

A falta de movimentação constante na musculatura dos joelhos, aliada ao desgaste articular, provoca um “travamento” na região, ocasionando as terríveis dores e dificuldade para se locomover.

O objetivo da série de exercícios que apresentaremos é justamente devolver essa mobilidade aos joelhos das pessoas através de uma “reativação” muscular, por assim dizer.

Fique atento ao passo -passo, pois nenhum detalhe pode ser esquecido na hora de executar os exercícios.

Assista ao vídeo, após a explicação, para assimilar bem.

Exercício 1

Para pôr em prática o primeiro exercício, você precisará de um local plano para apoiar a(s) perna(s), como uma cama, e também de uma toalha.

Pegue a tolha e a enrole, criando um “rolo”.

Apoie a perna na cama e coloque o rolo feito com a toalha na parte de trás do joelho, com o rolo servindo como um travesseiro para a região.

Agora flexione suavemente a parte traseira dos joelhos em direção à cama, repetindo esse movimento 20 vezes a cada seção.

Exercício 2

Consiste de uma simples massagem.

Quando os joelhos estiverem doendo, utilize uma pomada ou creme que possua anti-inflamatórios para massagear a região, fazendo movimentos em torno da “bolacha” do joelho.

Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos na parte de cima, de baixo e dos lados dos joelhos.

A massagem deverá ser dividida em partes, sendo 30 segundos para cada “lado” dos joelhos.

Exercício 3

Sentado na cama, flexione os joelhos, o colocando em posição de “L”.

Na parte lateral do joelho existe o chamado músculo adutor da coxa, que é um grande articulador da região.

Para facilitar a identificação desse músculo, basta lembrar que ele é um dos mais protuberantes nas pernas de um jogador de futebol, por exemplo.

O exercício para esse músculo é simples:

Com a perna flexionada e “de lado”, pressione o músculo adutor, do lado do joelho, com as pontas dos dedos.

Podem ser usados os polegares ou indicadores.

Esse movimento de “furar” deve ser repetido por 20 vezes a cada seção.

Exercício 4

Este exercício é mais um daqueles que na verdade é uma massagem.

Com o mesmo tipo de pomada ou creme utilizado no exercício dois, massageie a parte posterior (de trás) do joelho.

Faça movimentos circulares simples e constantes, massageando os ligamentos posteriores da região.

Movimentos de pressão “para dentro”, executados com os polegares, também devem ser feitos, mas de maneira suave.

A quantidade de flexões deve ser a mesma dos outros exercícios: 20 vezes.

Os exercícios devem ser repetidos periodicamente e em cerca de duas a três semanas os resultados serão sentidos.

Abaixo disponibilizamos um vídeo com imagens dos exercícios sendo executados para facilitar o entendimento, confira:

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