quarta-feira, 25 maio 2022
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Estresse ajuda ativar vírus varicela-zoster e doença pode causar cegueira

Viver com um alto nível de estresse ativa o vírus varicela-zoster e pode causar problemas de visão.

Você fica e/ou se sente estressada (o) com frequência? 

Saiba que esse é um problema que precisa ser levado muito a sério.

Isso porque poderá evoluir para uma doença grave, como depressão, obesidade, diabetes e/ou insuficiência cardíaca.

Porém, não é só isso, pois viver com um alto nível de estresse pode ativar um vírus em seu corpo e trazer várias consequências para a sua saúde.

Que vírus é esse?

Trata-se do varicela-zoster, o mesmo vírus que causa a catapora e o herpes-zoster (cobreiro), porém fica inativo no sistema nervoso por muitos anos.

No entanto, após um tempo, devido à baixa imunidade, ele pode “despertar” e desencadear outra infecção.

Como o estresse prejudica as defesas do corpo humano, acaba abrindo espaço para que o vírus volte a se manifestar. 

Com isso, começa a se multiplicar, causando lesões na pele, como bolhas, vermelhidão, sensação de formigamento, dor e coceira.

A doença é conhecida popularmente como cobreiro e as bolhas doloridas costumam aparecer na região das costas, tórax e abdômen. 

Mas, também pode se espalhar para os olhos, causando o descolamento de retina, inflamação da córnea e levar a cegueira.

A humorista Claudia Rodrigues, por exemplo, já foi acometida pelo vírus e precisou ser internada com lesões no olho direito.

O problema pode acometer qualquer pessoa que já teve catapora, principalmente se estiver exposta em situações de estresse.

Tratamento e prevenção

A única forma de prevenção é a vacina contra a varicela, aplicada em crianças até os 12 anos de idade.

Além disso, desde 2014 tem a vacina contra o herpes-zoster, porém, somente para adultos acima de 50 anos.

Mas como a baixa imunidade também é a responsável pela ativação do vírus, não custa nada investir em uma alimentação saudável, exercícios físicos e exposição ao sol.

Dicas para evitar e aliviar o estresse

É possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos, evitando, assim, o enfraquecimento da imunidade e diminuindo o risco de reativar o vírus zóster.

Para isso, você pode inserir em seu dia a dia algumas práticas que auxiliam no relaxamento.

  • Faça atividades físicas e exercícios de respiração;
  • Alimente-se corretamente – 6 alimentos naturais para aliviar o estresse;
  • Ouça uma música relaxante e ria;
  • Durma bem;
  • Separe um tempo para lazer;
  • Pratique o hábito da leitura e meditação;
  • Consuma calmantes naturais – abaixo deixamos algumas opções;
  • Seja positivo mesmo em situações complexas;
  • Se necessário, procure ajuda de um profissional, como psicólogo.

Calmantes naturais

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