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Erva-cidreira é boa opção de calmante natural

Antes de tudo, esta matéria é sobre a planta erva-cidreira (Melissa officinalis), que é a da foto.

Não a confunda com o capim-cidreira, que, como o nome diz, é um tipo de capim.

A erva-cidreira é um ótimo calmante natural.

Ela tem ação relaxante, atuando em casos de tensão nervosa, ansiedade, insônia, irritabilidade, enxaqueca e vertigens.

A erva-cidreira também age no sistema digestivo.

Ela é ótima nos casos de cólicas intestinais e de outros distúrbios gástricos.


Além disso, alivia cólicas menstruais, tosses e febres.

A erva-cidreira também é um bom analgésico e pode aliviar dores de cabeça.

Há muitos trabalhos científicos sobre a erva-cidreira, também conhecida como melissa.

A maioria desses trabalhos demonstrou que a erva-cidreira apresenta efeitos ansiolíticos em condições de estresse de leve a moderado.

O bom é que, diferentemente dos calmantes sintéticos, a planta não interfere em atividades como dirigir e, por isso, pode ser ingerida a qualquer hora.

Não há contraindicações, desde que se respeite a dose máxima desse chá: quatro  xícaras por dia.

A erva-cidreira é uma planta de fácil cultivo.

Por isso é  facilmente encontrada em casas de produtos naturais e supermercados.

Como fazer o chá

Ingredientes:

Uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva-cidreira picados.

Uma xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva cidreira.

Tampe e deixe-o abafado por dez minutos.

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