quarta-feira, 19 janeiro 2022
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Doce de amendoim para a dieta: sem açúcar, fácil de fazer e saudável

Este doce é perfeito para sobremesa ou em qualquer outra hora do dia em que bate aquela vontade de comer um docinho.

Quando o assunto é alimentação saudável, a maioria das pessoas pensam que só devem comer frutas, verduras  e legumes.

Com isso, tentam ao máximo evitar o consumo de doces e sobremesas, com medo que sejam calóricos e estraguem a dieta.

Lógico que esses hábitos são sim essenciais para a boa saúde e fazem parte de uma alimentação equilibrada.

Porém, não é somente isso, afinal, é possível consumir doces e sobremesas de maneira saudável.

É só escolher opções menos calóricas e não comer nada em excesso.

Por isso, se você é da turma que não dispensa um docinho, vamos ensinar uma receita de doce amendoim saudável.

Vale lembrar que o amendoim é rico em vitaminas do complexo B, E, cálcio, cobre, fósforo, folato, magnésio, potássio, zinco, fibras e gorduras saudáveis, como ômega 3.

Segundo uma pesquisa veiculada no site da Universidade de Harvard (EUA), o amendoim ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

Além disso, auxilia no processo de emagrecimento, diminui o estresse, faz bem para a memória e é uma ótima fonte de energia para quem pratica atividades físicas.

Vamos à receita!

Doce de amendoim

Esse doce de amendoim é perfeito para sobremesa ou em qualquer outra hora do dia em que bate aquela vontade de comer um docinho.

Ingredientes:

  • 1 xícara de amendoim torrado sem pele
  • ½ xícara de farinha de castanha de caju
  • 2 colheres (sopa) de adoçante culinário
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco ou manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres (café) de cacau em pó 75% ou 100%
  • 1 pitada de sal

Dica: se comprar o amendoim industrializado, precisa ser a versão sem sal.

Modo de preparo:

Coloque o amendoim no liquidificador ou processador de alimentos e triture até formar uma farinha bem fina.

Acrescente a farinha, o óleo de coco (ou a manteiga), o adoçante culinário, a pitada de sal e bata até virar uma pasta.

Transfira essa massa para uma panela ou frigideira antiaderente, adicione o cacau em pó, misture e leve ao fogo baixo por dois a três minutos, sempre mexendo.

Quando a massa secar e ficar bem lisinha, coloque em um prato e deixe esfriar.

Depois de fria, amasse com as mãos (como se estivesse amassando um pão).

Unte uma travessa de vidro (ou recipiente retangular de plástico) com óleo de coco ou manteiga.

Coloque a massa, espalhe com uma colher e leve à geladeira por três horas.

 Após esse tempo, quando endurecer, corte no formato e tamanho que desejar. 

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