Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Do-in

O do-in é um método oriental de automassagem que, além de oferecer um diagnóstico, pode servir para orientar o planejamento das atividades do dia, da dieta alimentar e até como um guia de conduta.


A técnica de do-in nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o Oriente. No Japão, recebeu o nome de do-in, que significa “o caminho de casa” (casa é o corpo, morada do espírito e do ki, a energia vital).

Muito fácil de ser entendido e aplicado, o tratamento se baseia na simples pressão com o polegar sobre os centros ou pontos de captação e armazenamento, fazendo a distribuição de energia.

O congestionamento em um determinado ponto da complexa rede de canais que transportam a energia ki pelo corpo gera um excesso ou uma deficiência de energia. Quando a energia condensada se dispersa, o órgão afetado se acalma, ocorrendo então a sedação.

Para sedar basta pressionar profunda e continuamente o ponto específico do meridiano durante cinco minutos. O inverso é a tonificação, que aumenta o volume do fluxo energético do meridiano, ativando o órgão deficiente. Para tonificar, pressiona-se repetidamente o(os) ponto(os), em intervalo de um segundo, durante um a cinco minutos.

A prática do do-in não apresenta contra-indicação. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas será temporário, indicando que o processo de melhora está em andamento.

Os resultados do do-in serão mais eficazes e duradouros nas pessoas que utilizam outras técnicas naturais e controlam adequadamente a dieta.


Para mais informações e exercícios, acesse o site do Colégio São Francisco
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM