sexta-feira, 22 outubro 2021
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Dicas para resolver distúrbios do sono em bebês e crianças

Aprenda algumas dicas e técnicas e dicas para vencer os distúrbios do sono em bebês e crianças.

A chegada de um bebê na família é motivo de alegria para todos, principalmente para os pais.

Porém, a adaptação a essa nova etapa é repleta de descobertas e envolvem muitos cuidados com o recém-nascido. 

Muitos papais e mamães ficam um pouco cansados ao terem que acordar na madrugada para cuidar das necessidades e sono do bebê.

No entanto, dormir bem é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e saúde da criança. 

Até os 3 meses de idade, os bebês precisam de 16 a 20 horas de sono por dia, despertando a cada três ou quatro horas. 

Após essa fase, até o primeiro ano de vida, eles necessitam dormir de 13 a 14 horas diárias.

Já nessa idade, alguns conseguem dormir a noite toda, sem se acordar.

Porém, mesmo assim, precisam tirar duas sonecas durante o dia: uma pela manhã e outra à tarde.  

Caso a criança não durma durante o dia, seu corpo ficará cheio de cortisol, que é o hormônio do estresse, e também cheio de adrenalina.

Como consequência, ela ficará agitada e não vai conseguir relaxar para dormir à noite.

Por isso, neste artigo vamos ensinar algumas dicas e técnicas para vencer os distúrbios do sono em bebês e crianças maiores.

Bebês

O sono do bebê é uma preocupação e os pais estão sempre buscando formas de fazer com que ele durma tranquilamente  sem chorar.

Veja a seguir algumas técnicas que podem ajudar você – e também ajudar o seu pequeno -, nessa missão.

Técnica da remoção gentil

Muitos bebês têm o hábito de “sugar para dormir” e, geralmente, acordam à noite em busca disso.

Portanto, quando ele acordar, reinsira a chupeta, amamente-o ou dê a mamadeira.

Porém, em vez de deixá-lo adormecer completamente “sugando”, aplique a técnica da remoção gentil.

Esse método consiste em deixá-lo sugar por alguns minutos até notar que ele está relaxando e a sucção está ficando lenta.

Nessa hora,  remova-o suavemente do peito, da mamadeira ou retire a chupeta e coloque-o novamente no berço para que adormeça sozinho.

No início, provavelmente o bebê vai se assustar e continuar a sugar, por isso, tente manter a boquinha dele fechada.

Coloque o seu dedo de maneira suave e gentil sobre o queixo dele, embaixo do lábio e mantenha uma pequena pressão.

Ao mesmo tempo, vá acalentando com palavras-chave (se já as desenvolveu) e fazendo-o ninar.

No entanto, se ele começar a chorar e/ou se debater, reinsira o que quer que esteja sugando.

Repita a técnica da remoção todas as noites até que o bebê possa dormir sozinho e não fique mais acordando com frequência.

Quanto tempo devo esperar até tirar o peito, a mamadeira ou a chupeta?

O período de tempo de cada remoção depende do bebê, mas geralmente é entre 10 e 60 segundos. 

Além disso, você também pode observar a sucção do seu bebê.

Se ele suga com força ou engole regularmente o alimento, espere mais alguns minutos para ficar mais lenta.

Geralmente, após o primeiro impulso a atividade de sucção da criança vai diminuindo, sendo, portanto, uma boa hora para começar a técnica da remoção gentil.

Isso pode demorar de duas a dez tentativas, ou até mais, porém, em breve o bebê já vai adormecer sem a chupeta, seio ou mamadeira.

Com o passar dos dias, você vai perceber que a remoção vai se tornando mais fácil e ele não irá mais acordar com tanta frequência.

Se durante o dia, na hora do soninho, o seu bebê não dorme bem, não se preocupe em fazer a remoção.

Aplique a técnica somente à noite, de preferência no início do sono, quando ele está começando a cochilar.

A partir do momento que ele começar a dormir bem durante a noite, você começa a trabalhar a remoção durante o dia.

Não alimente um bebê adormecido

Os bebês costumam produzir sons enquanto dormem, como gemidos, grunhidos, resmungos, fungam e alguns até choram.

Entretanto, não significa que eles estão precisando da mãe ou estão com fome.

Por isso, procure identificar a  diferença do choro e dos barulhos da criança quando ela está dormindo e quando está acordada.

Ao ouvir um som, pare, olhe e escute: se o bebê acordar e estiver com fome, alimente-o para que ele durma novamente..

Porém, se o barulho acontece quando ele está dormindo, deixe-o dormir, não precisa amamentar.

Mude a rotina

Desde o nascimento do bebê os pais criam uma rotina diária e, um hábito comum, é o de amamentar ou dar uma mamadeira sempre antes de dormir.

Alguns bebês mantêm esse padrão e dormem a noite toda, mas outros não conseguem.

A dica é cantar músicas de ninar, fazer carinhos e massagens para ajudar o bebê a dormir.

Com o passar do tempo, essa técnica vai acostumando o bebê adormecer sem mamar, fazendo com que ele adormeça por períodos mais longos.

Seja paciente

Os problemas de sono infantil são comuns e os pais precisam entender que o bebê não tem culpa de não conseguir dormir sozinho.

Tudo o que você está fazendo é com o intuito de ajudá-lo a se sentir amado e seguro enquanto descobre formas de adormecer sem precisar da sua ajuda.

Por isso, nunca deixe seu bebê chorando sozinho no escuro, e sim esteja junto com ele e tenha paciência.

Seguindo essas sugestões, em breve ele estará dormindo como um anjinho e você também poderá descansar despreocupada (o).

Crianças maiores

Algumas crianças têm dificuldade para pegar no sono, mas existem algumas dicas que podem ajudá-las.

Por exemplo, experimente dar um chazinho de camomila, erva-cidreira ou folha de laranja duas horas antes de ir para a cama.

Essas plantas possuem ação calmante e relaxante e, por isso, auxiliam na qualidade do sono.

Caso a criança tenha dificuldade em tomar chás, opte por alguns fitoterápicos em gotas à base de passiflora, pilriteiro, salgueiro-branco ou aveia.

Outra planta que ajuda a dormir melhor é a valeriana, porém, é contraindicada para menores de 12 anos. 

Além disso, alguns hábitos diários, que devem ser feitos sempre no mesmo horário, podem ajudar os pequenos a dormir tranquilamente.

São eles:

  • Dê um banho morno em seu filho (a) à noite para acalmá-lo;
  • Troque as suas roupinhas por um pijama quentinho e confortável;
  • Coloque-o no berço de forma cuidadosa e delicada quando ele ainda está acordado;
  • Diminua as luzes do quarto para criar uma atmosfera calma e que favoreça o sono;
  • Dê um beijinho de boa noite e faça um carinho suave no seu corpo;
  • Cante músicas de ninar ou coloque uma música apropriada para ele dormir.
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