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Dicas e exercícios para aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo

Neste post, vamos ensinar exercícios que, apesar de simples, são ótimos para aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo.

Você nunca ouviu falar desse problema?

Pois saiba que é um problema que afeta cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo.

E é comum em músicos, digitadores, redatores, escritores e costureiras, justamente por serem atividades manuais ou que forçam uma mesma posição das mãos. 

O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada por um arco de ossos e por um forte ligamento, chamado de ligamento transverso do carpo.

Dentro desse túnel, localizam-se os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano, que é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular.

O nervo mediano localiza-se logo abaixo do ligamento transverso do carpo e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormência nas mãos ao ser comprimido.

A síndrome do túnel do carpo é, em resumo, o conjunto de sinais e sintomas (dor, dormência, formigamento, falta de força) causados pela compressão do nervo mediano no punho. 

Estes exercícios são bem simples e vão ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo:


1. Feche as duas mãos com os punhos unidos por alguns segundos.

Solte as mãos e espalhe os dedos. 

Faça este movimento 10 vezes.

2, Gire os pulsos em círculos no sentido horário e anti-horário. 

Faça isto 10 vezes.

3. Gire os polegares em ambos os sentidos.

Faça 10 círculos com cada um dos dois dedos.

4. Levante as mãos acima de sua cabeça e deixe-as  cair em queda livre.

Faça 20 vezes.

5. Estique os braços e as mãos para a frente.

Mantenha os cotovelos na mesma linha de seus ombros.

Una as palmas e os dedos das mãos.

Mantenha os dedos das mãos unidos e separe as palmas. 

Retornar ambas as mãos para a posição original.

Faça este movimento 10 vezes.

Para melhores resultados, repita estes exercícios várias vezes ao dia, especialmente depois de atividades físicas. 

Você também pode fazê-los enquanto trabalha com seu computador.

Estes exercícios vão manter seus dedos e articulações flexíveis e também vão melhorar a circulação e reduzir os inchaços.

Faça exercícios que envolvem os braços com mais frequência. 

A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum em pessoas que fazem os mesmos movimentos todos os dias.

Se o seu trabalho envolve o computador, recomenda-se comprar um mouse maior.

Além disso, melhore a sua alimentação. 

Tome sol e faça uma suplementação com vitamina D (50 gotas, no mínimo) e cloreto de magnésio PA.

A linhaça, o gengibre e a cúrcuma são especialmente benéficos para o problema, pois são alimentos antioxidantes com forte atividade anti-inflamatória.

Consuma linhaça nos sucos, vitaminas, na sopa.

É melhor comprar as sementes e triturá-las na hora.

O gengibre pode ser consumido em chás e em sucos.

A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) pode enriquecer a salada. 

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