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Deficiência de ácido fólico: 11 sinais de que seu corpo precisa mais dessa vitamina

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Se você apresentar alguns destes 11 sinais, pode estar com deficiência de ácido fólico, uma vitamina muito importante para a saúde do organismo.

Ácido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos alimentos. 

Ele é necessário para a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas e formação de hemácias.

E mais:  é fundamental para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Com tantos benefícios para o nosso organismo, a falta do ácido fólico ou vitamina B9 pode ser bastante prejudicial. 

Por isso, fique atento aos 11 sinais de que seu corpo precisa de mais ácido fólico

Problemas cognitivos

Quem poderia imaginar que a falta de vitamina B9 influencia diretamente na nossa saúde mental?

Pois pode acreditar: o ácido fólico é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Por isso, a falta dele pode provocar depressão,  enfraquecer a memória e prejudicar a concentração.

E mais:  a insuficiência do ácido fólico em nosso organismo por um longo período de tempo pode ser a principal causa de demência e do mal de alzhemeir

Dores no corpo

  Você sofre com dores de cabeça intensas e frequentes?

A causa dessas dores pode ser a ausência de ácido fólico. 

É que a deficiência dessa vitamina interrompe o suprimento de oxigênio para o cérebro e causa fortes dores de cabeça à medida que as artérias do cérebro incham. 

Falta de ar

Como vimos, a deficiência de ácido fólico interrompe o suprimento de oxigênio para o cérebro.

E isso está diretamente relacionado também aos pulmões.

A consequência são falta de ar aperto no peito. 

Problemas de estômago 

 Problemas digestivos graves como diarreia, dor de estômago aguda, vômitos e náusea são sinais de deficiência de ácido fólico. 

O ácido fólico desempenha papel fundamental  em todos os problemas digestivos.

Fraqueza e feridas na boca

Pode não parecer, mas fraqueza e feridas na boca são dois importantes sinais de que nosso corpo não tem a quantidade suficiente de ácido fólico.

O ácido fólico ajuda essencialmente na formação da hemoglobina, responsável pelo nosso nível de energia.

A deficiência da vitamina B9 pode causar também fadiga e pele pálida, além de dor na boca e língua inchada.

Perda de sabor

A deficiência de ácido fólico no corpo por um longo período de tempo desativa as papilas gustativas da nossa língua, impedindo a percepção de sabor dos alimentos. 

O inchaço da língua é o primeiro sinal da deficiência de folato, seguido da perda de paladar. 

Dormência nas mãos

Outro sinal muito comum da deficiência de folato, e que muitas vezes passa despercebido pela maioria das pessoas, é a dormência ou formigamento das mãos, pés e outras extremidades do corpo.

Glossite

Glossite é o inchaço e dor da língua que acontece em consequência da falta de ácido fólico.

Pode acontecer também no caso de anemia megaloblástica, também causada pela deficiência de folato.

Veja também que a cor da sua língua pode revelar como está sua saúde. Aqui está o que você precisa saber.

Cabelo grisalho

A ausência de ácido fólico pode deixar seus cabelos brancos precocemente. 

Problemas de crescimento

O ácido fólico interfere diretamente no hormônio do crescimento e desempenha um papel importante no nosso crescimento, principalmente para o feto. 

Por isso, é essencial que as grávidas façam uso de ácido fólico durante toda a gestação. 

Zumbido e palpitação

Poucas coisas incomodam mais do que o zumbido no ouvido.

Pois ele pode ser resultado da deficiência de folato.

As palpitações também são outro sinal da deficiência de folato e podem causar muitos problemas cognitivos, como transtorno de ansiedade geral. 

Onde encontrar ácido fólico     

Feijão seco, lentilha, ervilha, beterraba,  brócolis, couve-de-bruxelas e espinafre são exemplos de alimentos ricos em ácido fólico.

O ácido fólico também está presente na maioria dos vegetais verdes folhosos e cereais que consumimos diariamente.    

Veja também os benefícios e as 8 melhores fontes de ácido fólico na alimentação.