Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Cuide do sistema imunológico com astrágalo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Astrágalo é o nome comum de uma das ervas mais utilizadas na medicina chinesa, bem como o nome do grupo de plantas a partir do qual se origina. Astragalus membranaceus é conhecido na China como “Huang-qi”, que significa “líder amarelo”‘. “Huang” significa amarelo, referindo-se ao interior da raiz amarela. “Qi” significa líder, referindo-se a esta erva como um dos tônicos superiores na medicina chinesa.
A raiz do astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi. No Ocidente, começou a ser usada em 1800 no fabrico de vários tônicos, e a goma extraída do astrágalo (tragacanth) é ainda hoje usada como emulsionante e agente antidiarreico. A investigação científica começa a confirmar (e, de certa forma, ampliar) a sua gama de utilizações.
Astrágalo é considerado uma planta segura, frequentemente útil em casos de infecção crônica e fraca resposta imunitária. O astrágalo é também classificado como um adaptogeno, fortalecendo a capacidade do organismo para lidar com os aspectos físicos do estresse.
Pacientes com síndrome da fadiga crónica, infecções virais e debilidade podem se beneficiar a médio ou longo prazo com o uso da erva. O astrágalo também tem a reputação de ajudar a controlar a transpiração, especialmente quando esta está relacionada com uma doença crónica.
Embora astrágalo não seja convencionalmente um tratamento para o câncer, ajuda no suporte da função imunológica e na sensação de bem-estar. Deve ser tomado como um preventivo ou em paralelo com o tratamento convencional, como a quimioterapia. A investigação clínica sugere que o astrágalo reduz os efeitos tóxicos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, aumenta a função imunológica. A raiz pode ser consumida durante um longo período de tempo para alcançar melhores resultados.
Um pequeno resumo das utilizações da planta:
Astrágalo é amplamente usado como um medicamento imunoestimulante para reduzir a incidência do resfriado comum e gripe.
É usado para reforçar a recuperação e reduzir a fadiga.
De acordo com a prática da MTC, é amplamente utilizado para revigorar e tonificar o Qi e o sangue, e como um importante adaptogeno.
No sistema de uso da MTC, o astrágalo não deverá ser usado durante os períodos de infecção aguda.
Parece ser bem tolerado, contudo existem diversas interações teóricas (não usar com supressores do sistema imunitário).
Fonte: Naturalmente