Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Cuidado com os aditivos nos alimentos!

Certo dia, uma amiga me ofereceu um suco de garrafa cheirosíssimo feito de frutas cítricas (laranja, tangerina e limão).

Eu, que como sempre leio o rótulo dos alimentos antes de comprar e comer, não deixei de conferir: água mineral, açúcar, sucos concentrados de laranja, tangerina e limão. Até aí tudo bem. O pior vem depois: Aditivos: acidulante ácido cítrico (INS-330), estabilizante goma xantana (INS-415), conservadores benzoato de sódio (INS-211) e sorbato de potássio (INS-202), regulador de acidez citrato de sódio (INS-331 iii), antioxidante ácido ascórbico (INS-300), seqüestraste EDTA cálcico dissódico (INS-385), aroma natural de laranja, corantes amarelo crepúsculo (INS-110) e amarelo de tartrazina (INS-102). Ufa! Quanta coisa para um simples suco! Resultado: joguei o suco no lixo (escondido, claro).

Sei que alguns conservantes e corantes citados acima são naturais, porém há outros ingredientes não tão indefesos assim, como a goma xantana, que, segundo a Anvisa, pode causar asfixia.


Ainda sobre a goma xantana, em 2004, a Comissão das Comunidades Européias decidiu “suspender a colocação no mercado e a importação de miniembalagens de gelatina contendo os aditivos alimentares E 400 (ácido algínico), E 401 (alginato de sódio), E 402 (alginato de potássio), E 403 (alginato de amônio), E 404 (alginato de cálcio), E 405 (alginato de 1,2-propanodiol), E 406 (ágar-ágar), E 407 (carragenina), E 407a (algas Eucheuma transformadas), E 410 (farinha de semente de alfarroba), E 412 (goma de guar), E 413 (goma adragante), E 414 (goma arábica), E 415 (goma xantana), E 417 (goma de tara) e/ou E 418 (goma gelana)”, como forma de “proteger a saúde humana”.

Veja o texto completo.

Quanto ao EDTA, seu excesso pode causar a deterioração das células vermelhas do sangue (leia aqui
).

Não estou dizendo que não exista suco processado que se possa beber. O problema é o excesso de química – como se não bastasse a desvitalização do suco. Se você quer tomar suco industrializado, pelo menos procure aqueles que não têm tanta química. Alguns que conheço só têm o conservante ácido cítrico e corante natural. Estes, porém, são mais caros. Os mais baratos usam goma para deixar o suco espesso, em vez de usar mais fruta. E você toma crente de que está tomando o suco mais forte do mundo!

O conselho que dou é que você não exagere nessas bebidas. Procure tomar suco puro, de preferência feito na hora. Estes sim são ricos em vitaminas naturais e fazem bem à saúde.

E não se esqueça: sempre leia os ingredientes dos alimentos antes de comprar, pois nem tudo que é gostoso, bonito e apetitoso é saudável.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO