Eu, que como sempre leio o rótulo dos alimentos antes de comprar e comer, não deixei de conferir: água mineral, açúcar, sucos concentrados de laranja, tangerina e limão. Até aí tudo bem. O pior vem depois: Aditivos: acidulante ácido cítrico (INS-330), estabilizante goma xantana (INS-415), conservadores benzoato de sódio (INS-211) e sorbato de potássio (INS-202), regulador de acidez citrato de sódio (INS-331 iii), antioxidante ácido ascórbico (INS-300), seqüestraste EDTA cálcico dissódico (INS-385), aroma natural de laranja, corantes amarelo crepúsculo (INS-110) e amarelo de tartrazina (INS-102). Ufa! Quanta coisa para um simples suco! Resultado: joguei o suco no lixo (escondido, claro).
Ainda sobre a goma xantana, em 2004, a Comissão das Comunidades Européias decidiu “suspender a colocação no mercado e a importação de miniembalagens de gelatina contendo os aditivos alimentares E 400 (ácido algínico), E 401 (alginato de sódio), E 402 (alginato de potássio), E 403 (alginato de amônio), E 404 (alginato de cálcio), E 405 (alginato de 1,2-propanodiol), E 406 (ágar-ágar), E 407 (carragenina), E 407a (algas Eucheuma transformadas), E 410 (farinha de semente de alfarroba), E 412 (goma de guar), E 413 (goma adragante), E 414 (goma arábica), E 415 (goma xantana), E 417 (goma de tara) e/ou E 418 (goma gelana)”, como forma de “proteger a saúde humana”.
Veja o texto completo.
Quanto ao EDTA, seu excesso pode causar a deterioração das células vermelhas do sangue (leia aqui).
Não estou dizendo que não exista suco processado que se possa beber. O problema é o excesso de química – como se não bastasse a desvitalização do suco. Se você quer tomar suco industrializado, pelo menos procure aqueles que não têm tanta química. Alguns que conheço só têm o conservante ácido cítrico e corante natural. Estes, porém, são mais caros. Os mais baratos usam goma para deixar o suco espesso, em vez de usar mais fruta. E você toma crente de que está tomando o suco mais forte do mundo!
O conselho que dou é que você não exagere nessas bebidas. Procure tomar suco puro, de preferência feito na hora. Estes sim são ricos em vitaminas naturais e fazem bem à saúde.
E não se esqueça: sempre leia os ingredientes dos alimentos antes de comprar, pois nem tudo que é gostoso, bonito e apetitoso é saudável.