domingo, 5 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Conheça os principais benefícios da natação para a sua saúde

A natação traz vários benefícios, desde a perda de calorias e equilíbrio muscular até o auxílio na recuperação de lesões.

É de conhecimento geral que a prática de atividades físicas faz muito bem à saúde. 

Entre elas, algumas se destacam por serem mais completas e trabalhar todo o corpo.

Esse é o caso da natação, considerada um dos esportes mais completos que existem, pois permite exercitar vários músculos simultaneamente.

Ela é indicada para pessoas de todas as idades e é um método que pode trazer muitos benefícios para a saúde.

A natação tem tudo o que você precisa para cuidar do corpo, da mente e se manter em forma.

Saiba agora quais são os benefícios da prática desse esporte tão diferenciado.

Melhora a saúde do coração

A natação ajuda a melhorar a saúde do coração, pois os movimentos corporais dos braços, pernas, tronco e o trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca.

Com isso, elimina a gordura existente ao redor do coração, aumentando a sua capacidade de bombear sangue para o corpo.

Desse modo, diminui o risco de doenças cardíacas e estimula a circulação sanguínea.

Melhora a respiração

Como é praticada em um ambiente úmido, a natação pode auxiliar na redução e prevenção dos sintomas da asma.

O exercício também ajuda a fortalecer os músculos torácicos e aumenta o volume e elasticidade dos pulmões, pois amplia a capacidade de absorção do oxigênio.

Fortalece os ossos e articulações

A natação não causa nenhum impacto sobre as articulações, afinal, a água é quem sustenta o peso do corpo.

Quando nadamos, as articulações são lubrificadas e fortalecidas, reduzindo os riscos de lesões, artrite, osteoartrite e outras doenças ósseas.

Por isso, é uma atividade recomendada para idosos, pessoas com doenças degenerativas articulares e com problemas nos tornozelos, joelhos, cotovelos e punhos.

Reduz o risco de diabetes

Um treino intenso de natação pode reduzir até 700 calorias do corpo, diminuindo assim o risco de contrair diabetes do tipo 2.

Também, por melhorar a circulação sanguínea, ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. 

Controla os níveis de colesterol

A natação ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL (colesterol bom).

Também ajuda a manter as artérias renovadas e sempre saudáveis, uma vez que estimula a circulação.

Ajuda a emagrecer

Por ser um esporte praticado dentro da água, os músculos exercem um esforço maior e, consequentemente, forçam um gasto maior de calorias.

Desse modo, ajuda a controlar o peso e também auxilia no emagrecimento saudável.

No entanto, é necessário aliar o exercício com uma alimentação saudável e balanceada.

Melhora a força e o tônus muscular

A água é 12  vezes mais densa do que o ar e o indivíduo precisa se propulsionar (impulsionar o corpo) sobre ela.

Logo, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico para tonificar os músculos e aumentar a força.

Faz um superalongamento

Para praticar a natação, o único “equipamento” que precisamos é o nosso corpo e, a cada braçada, promove-se um alongamento completo.

Combate o estresse e melhora a memória

A prática da natação melhora a autoestima e o humor, pois libera a endorfina, hormônio do bem-estar.

Além disso, pelo fato de melhorar a circulação sanguínea, contribui para a saúde cerebral, ajudando a memória e a capacidade de raciocínio. 

Retarda o envelhecimento

As frequentes braçadas durante o exercício melhoram a capacidade circulatória e cardiorrespiratória.

Assim, o exercício desenvolve os músculos, dá mais flexibilidade e resistência, acelerando o raciocínio, recuperando movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora.

Como consequência, a natação desacelera o processo de envelhecimento precoce de maneira mais eficaz.

Melhora a qualidade do sono

Quando praticada de forma regular, a natação ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois libera o hormônio do bem-estar.

Com isso, alivia o estresse e relaxa os músculos, combatendo a insônia e ajudando a dormir melhor.

Benefícios da natação para crianças

De acordo com um estudo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),  a prática da natação traz vários benefícios para as crianças.

Entre eles, estão:

  • Contribui para aprendizagem organizada;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Ajuda no desenvolvimento da criança;
  • Oferece descontração e ludicidade;
  • Melhora os aspectos físicos das crianças;
  • Melhora o sistema respiratório e cardiovascular;
  • Ajuda na recuperação e prevenção de doenças;
  • Eleva a autoestima das crianças;
  • Melhora os aspectos psicológico;
  • Diminui o estresse infantil;
  • Proporciona disposição para realizar outras atividades;
  • Melhora a relação interpessoal e aumenta os círculos de amizade.

Porém, é fundamental que o professor adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações da criança.

Contraindicações da natação

Por ser uma atividade física recomendada para todos os tipos de pessoas, não tem muitas contraindicações. 

Porém, durante as crises de doenças como rinite, sinusite, faringite e infecções pulmonares, recomenda-se evitar atividades aquáticas.

Em casos de alergias de pele, elas podem infeccionar devido aos produtos químicos que existem nas piscinas.

Além disso, pessoas com micose e conjuntivite não devem praticar natação, pois essas doenças são contagiosas.

Dicas extras sobre natação

Antes de iniciar as aulas de natação recomenda-se fazer um check-up geral para verificar a resistência do corpo. 

Por isso, consulte um médico para que ela faça uma avaliação completa, incluindo exames cardiológicos e dermatológicos, esse último, para verificar a presença de micoses.

Crianças devem praticar natação sempre com supervisão de adultos e que saibam nadar, para evitar afogamentos.

Por isso, busque sempre por um clube que tenha profissionais capacitados para aplicar os exercícios.

É de fundamental importância usar sempre óculos de proteção, touca e protetores  auriculares.

Esses EPIs ajudam a proteger os olhos e cabelos dos danos causados pelos produtos químicos da água.

Já os protetores auriculares evitam infecções de ouvido, como otites.

Quando sair da piscina tome um banho para retirar o cloro da pele, além de evitar contaminações por micoses.

Sempre faça alongamentos antes de iniciar as atividades, minimizando assim o risco de lesões e fraturas – isso vale para todos os esportes.

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
572,357SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,873SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -