Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Conheça os benefícios do orégano

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Chá ou tempero, o orégano não pode faltar na cozinha! Não é apenas nos molhos e pizzas que o orégano é especial, o nosso habitual tempero também reúne propriedades que fazem muito bem à saúde! Ele tem alta atividade antioxidante, porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. Age com eficiência, por exemplo, contra Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos. 
Seu chá é estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, carminativo, emenagogo, diaforético; alivia dores reumáticas; estimula o sistema nervoso; o chá morno alivia dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas; serve para dores de cabeças e irritabilidade, asma, má digestão; é um tônico capilar; estimula o apetite. 
Além disso, ccompressas com as folhas frescas amassadas aliviam inflamações. O óleo essencial misturado à água de banho é relaxante. 
Receitinhas 
PARA MÁ DIGESTÃO: faça uma infusão de meio litro de água fervente com 10 gramas de orégano. 
PARA ASMA: Ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por dez minutos. Depois de morno, coe e adoce com mel. 
LOÇÃO PARA CASPA: Ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por dez minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.

Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégano 

Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a umidade desapareça. Esterilize uma garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégano. Junte duas xícaras (480 ml) de vinagre branco ou de maçã e cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período. Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO