Conheça os benefícios do orégano
Chá ou tempero, o orégano não pode faltar na cozinha! Não é apenas nos molhos e pizzas que o orégano é especial, o nosso habitual tempero também reúne propriedades que fazem muito bem à saúde! Ele tem alta atividade antioxidante, porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. Age com eficiência, por exemplo, contra Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos.
Seu chá é estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, carminativo, emenagogo, diaforético; alivia dores reumáticas; estimula o sistema nervoso; o chá morno alivia dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas; serve para dores de cabeças e irritabilidade, asma, má digestão; é um tônico capilar; estimula o apetite.
Além disso, ccompressas com as folhas frescas amassadas aliviam inflamações. O óleo essencial misturado à água de banho é relaxante.
Receitinhas
PARA MÁ DIGESTÃO: faça uma infusão de meio litro de água fervente com 10 gramas de orégano.
PARA ASMA: Ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por dez minutos. Depois de morno, coe e adoce com mel.
LOÇÃO PARA CASPA: Ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por dez minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.
Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégano
Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a umidade desapareça. Esterilize uma garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégano. Junte duas xícaras (480 ml) de vinagre branco ou de maçã e cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período. Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos.