O tratamento em geral é feito à base de corticoides, psoralênicos, luz do sol, raios ultravioleta e até cirurgia para transplantar células saudáveis à área despigmentada, o que traz efeitos colaterais e não garante que a mancha não volte mais, pois o tratamento é local, ou seja, não se leva em conta o reequilíbrio do corpo como um todo.
A medicina alternativa, em contrapartida, oferece alento aos pacientes de vitiligo e sem os desagradáveis efeitos colaterais.
Por exemplo, alguns pesquisadores descobriram que os pacientes com vitiligo têm no sangue taxas muito baixas de ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C e trataram tais pessoas, durante seis meses e sem qualquer outra medicação, com esses suplementos, obtendo melhoria sobretudo no rosto delas, e sem nenhum efeito colateral.
Isso ocorre porque o melanócito, célula que produz a melanina, pode desaparecer ou perder sua função de produtor de melanina. E a vitamina C (antioxidante), combinada ao ácido fólico e à vitamina B12, é essencial para a preservação celular.
Outra forma de tratar naturalmente o vitiligo é usar a erva cipó-de-são-joão. Empregam-se geralmente as flores, mas pode-se usar folhas, caules e raízes, desde que colhidos na época em que a planta está com flores.
Como fazer a tintura
Lave a erva e deixe desidratar na sombra por 15 dias.
Pegue 300 gramas da erva desidratada e misture, numa garrafa de vidro, com 70 ml de álcool de cereais e 30 ml de água fervida ou mineral. Deixe em infusão num lugar escuro por quinze dias. Coe com uma peneira fina ou um pano.
Tome 25 gotas em meio copo de água três vezes ao dia. É preciso ter paciência, pois os primeiros resultados só aparecem depois de seis meses.
Outras sugestões*
Os tratamentos a seguir foram retirados de:
http://www.fluidovital.org.br/tratamentos1.htm
1. Tratamento homeopático
As fórmulas a seguir são encontradas em farmácias homeopáticas.
Primeiro mês de tratamento
Arnica montana CH 6 – 20ml – 5 gotas duas vezes ao dia pela manhã e à noite.
Pau-ferro (Caesalpinia ferrea) CH6 – 30ml – 5 gotas diárias à tarde.
Arnica montana CH 12 – 20ml – 5 gotas duas vezes ao dia pela manhã e à noite. Pau-ferro (Caesalpinia ferrea) CH1 – 30 ml – 5 gotas diárias à tarde. Hypericum perfolatum CH06 – 20ml – 5 gotas duas vezes ao dia pela manhã e à noite. Quinto mês de tratamento Hypericum perfolatum CH06 – 20ml – 5 gotas diárias pela manhã. Mercurius solubilis CH12 – 20ml – 5 gotas diárias à noite. Calcarea carbonica CH12 – 20ml – 5 gotas diárias à noite. Hypericum perfolatum CH12 – 20ml – 5 gotas diárias pela manhã. Use em forma de chá durante uma semana mamica-de-cadela ou mama-cadela (Brosimum gaudichaudii). Quarta semana Use em forma de chá durante uma semana bardana (Arctium lappa).
Arnica montana CH15 – 20ml – 5 gotas uma vez ao dia pela manhã.
Use em forma de chá durante uma semana babosa (Aloe vera).
Use em forma de chá durante uma semana serralha (Sonchus oleraceus).
Use em forma de chá durante uma semana japecanga (Smilax brasiliensis).