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Como tornar o arroz mais apetitoso

Se você está cansado da aparência do arroz, principalmente do arroz integral, seguem algumas dicas para deixar o arroz mais atrativo e, o melhor, mais nutritivo. É bom sobretudo para as crianças.

COMO FAZER O ARROZ

No caso do arroz integral, lave-o e deixe de molho à noite, em temperatura ambiente, com pouca água (o suficiente para cobri-lo).

No dia seguinte, leve o arroz ao fogo baixo com a água do molho. Enquanto isso, prepare o suco para colori-lo, de acordo com a cor desejada e com a quantidade do arroz. A quantidade a seguir é indicada para uma xícara de chá de arroz:

  • laranja – 2 cenouras pequenas;
  • roxo (às vezes fica marrom) – meia beterraba pequena;
  • amarelo – uma colher de chá de açafrão-da-terra;
  • verde – uma folha de couve ou três folhas de espinafre.
Liquidifique bem o vegetal escolhido com duas xícaras de água. Adicione o suco, sem coar, ao arroz e coloque sal a gosto. No caso do açafrão-da-terra, basta adicioná-lo à água. Eu uso em média quatro xícaras de água para uma de arroz. Deixe cozinhar por cinco minutos, tampe a panela e desligue o fogo. Espere meia hora e abra a panela. Se houver água, ligue o fogo e deixe o arroz ferver por dois minutos, sem tampa, para evaporar a água. Tampe novamente a panela e apague o fogo. Está pronto.

VARIANDO O ARROZ AINDA MAIS

Se quiser deixar o arroz ainda mais gostoso, lave-o à noite e deixe-o guardado em uma peneira na geladeira (no caso de arroz cateto, deixe-o de molho e escorra antes de prepará-lo). Pela manhã, rale uma cebola média ou amasse três dentes de alho – não use alho e cebola juntos, pois um anula o gosto do outro.

Doure o alho ou a cebola com um pouco de óleo, adicione o arroz e deixe refogar. Acrescente um copo de água fria e os dois copos de suco de sua preferência. Deixe cozinhar cinco minutos, tampe a panela e desligue o fogo. Depois de meia hora, abra a panela e verifique se o arroz está cozido. Se não estiver, ligue o fogo novamente, deixe alcançar fervura e desligue. Depois de meia hora estará pronto.

Observação: Eu uso panela de inox de fundo triplo, com tampa de ótima vedação. Se sua panela não tiver essas características, cozinhe por mais tempo. Mas lembre-se: quanto mais tempo os vegetais ficarem no fogo, mais eles perdem as vitaminas.

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