COMO FAZER O ARROZ
No caso do arroz integral, lave-o e deixe de molho à noite, em temperatura ambiente, com pouca água (o suficiente para cobri-lo).
No dia seguinte, leve o arroz ao fogo baixo com a água do molho. Enquanto isso, prepare o suco para colori-lo, de acordo com a cor desejada e com a quantidade do arroz. A quantidade a seguir é indicada para uma xícara de chá de arroz:
-
laranja – 2 cenouras pequenas;
-
roxo (às vezes fica marrom) – meia beterraba pequena;
-
amarelo – uma colher de chá de açafrão-da-terra;
-
verde – uma folha de couve ou três folhas de espinafre.
VARIANDO O ARROZ AINDA MAIS
Se quiser deixar o arroz ainda mais gostoso, lave-o à noite e deixe-o guardado em uma peneira na geladeira (no caso de arroz cateto, deixe-o de molho e escorra antes de prepará-lo). Pela manhã, rale uma cebola média ou amasse três dentes de alho – não use alho e cebola juntos, pois um anula o gosto do outro.
Doure o alho ou a cebola com um pouco de óleo, adicione o arroz e deixe refogar. Acrescente um copo de água fria e os dois copos de suco de sua preferência. Deixe cozinhar cinco minutos, tampe a panela e desligue o fogo. Depois de meia hora, abra a panela e verifique se o arroz está cozido. Se não estiver, ligue o fogo novamente, deixe alcançar fervura e desligue. Depois de meia hora estará pronto.
Observação: Eu uso panela de inox de fundo triplo, com tampa de ótima vedação. Se sua panela não tiver essas características, cozinhe por mais tempo. Mas lembre-se: quanto mais tempo os vegetais ficarem no fogo, mais eles perdem as vitaminas.