Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Como tornar o arroz mais apetitoso

Se você está cansado da aparência do arroz, principalmente do arroz integral, seguem algumas dicas para deixar o arroz mais atrativo e, o melhor, mais nutritivo. É bom sobretudo para as crianças.

COMO FAZER O ARROZ

No caso do arroz integral, lave-o e deixe de molho à noite, em temperatura ambiente, com pouca água (o suficiente para cobri-lo).

No dia seguinte, leve o arroz ao fogo baixo com a água do molho. Enquanto isso, prepare o suco para colori-lo, de acordo com a cor desejada e com a quantidade do arroz. A quantidade a seguir é indicada para uma xícara de chá de arroz:

  • laranja – 2 cenouras pequenas;
  • roxo (às vezes fica marrom) – meia beterraba pequena;
  • amarelo – uma colher de chá de açafrão-da-terra;
  • verde – uma folha de couve ou três folhas de espinafre.
Liquidifique bem o vegetal escolhido com duas xícaras de água. Adicione o suco, sem coar, ao arroz e coloque sal a gosto. No caso do açafrão-da-terra, basta adicioná-lo à água. Eu uso em média quatro xícaras de água para uma de arroz. Deixe cozinhar por cinco minutos, tampe a panela e desligue o fogo. Espere meia hora e abra a panela. Se houver água, ligue o fogo e deixe o arroz ferver por dois minutos, sem tampa, para evaporar a água. Tampe novamente a panela e apague o fogo. Está pronto.

VARIANDO O ARROZ AINDA MAIS

Se quiser deixar o arroz ainda mais gostoso, lave-o à noite e deixe-o guardado em uma peneira na geladeira (no caso de arroz cateto, deixe-o de molho e escorra antes de prepará-lo). Pela manhã, rale uma cebola média ou amasse três dentes de alho – não use alho e cebola juntos, pois um anula o gosto do outro.

Doure o alho ou a cebola com um pouco de óleo, adicione o arroz e deixe refogar. Acrescente um copo de água fria e os dois copos de suco de sua preferência. Deixe cozinhar cinco minutos, tampe a panela e desligue o fogo. Depois de meia hora, abra a panela e verifique se o arroz está cozido. Se não estiver, ligue o fogo novamente, deixe alcançar fervura e desligue. Depois de meia hora estará pronto.

Observação: Eu uso panela de inox de fundo triplo, com tampa de ótima vedação. Se sua panela não tiver essas características, cozinhe por mais tempo. Mas lembre-se: quanto mais tempo os vegetais ficarem no fogo, mais eles perdem as vitaminas.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO