Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Como tirar melhor proveito das panelas de inox

Para economizar gás de cozinha, use adequadamente sua panela de inox. Veja algumas dicas.

  • Ao cozinhar alimentos duros, como arroz e feijão, deixe-os ferver por cinco minutos, tampe bem a panela e desligue o fogo. Depois de meia hora o arroz estará totalmente cozido. Se ainda estiver com um pouco de água, deixe ferver um pouco com a panela entreaberta para evaporar. Com o feijão pode ser necessário repetir o processo duas ou três vezes. Mas desta vez só é preciso deixar ferver, sem esperar cinco minutos.
  • Prepare o arroz como de costume. Refogue, adicione água, deixe ferver por cinco minutos e abafe.
  • Com arroz integral, deixe-o de molho de um dia para o outro. Se for fazer o arroz integral refogado, lave-o na noite anterior e deixe-o escorrendo em uma peneira na geladeira. No dia seguinte refogue, adicione água fria, deixe ferver por cinco minutos e tampe por meia hora ou mais um pouco.
  • Esse processo funciona até com milho verde. Basta ter paciência.
  • Ao cozinhar verduras no vapor, deixe-as ferver por no máximo cinco minutos e mantenha a panela fechada, para deixar o calor agir nos alimentos. Se as verduras estiverem cortadas em pedaços muito grandes, aumente esse tempo, chegando ao máximo de sete minutos. Lembre-se de que quanto mais tempo os vegetais cozinham mais nutrientes eles perdem. Com as folhas o tempo máximo de cozimento é de três minutos.
  • Cozinhe desse modo todos os grãos: lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijão verde…
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM