quarta-feira, 19 janeiro 2022
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Como produzir grãos germinados e brotos

Você não precisa gastar com vitaminas sintéticas que prometem abastecer seu corpo com nutrientes de "A a Z". 
 
Você pode obter esses nutrientes de uma forma muito mais natural e econômica: consumindo grãos germinados e brotos. 
 
E você mesmo(a) pode produzi-los na sua casa. 
 
É fácil e barato.
 
Comprove:
 
COMO GERMINAR
 
1. Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cubra com água pura, sem cloro.
 
2. Deixe de molho por uma noite (o girassol sem casca só precisa de quatro horas e a linhaça, ainda menos tempo: três horas).
 
3. Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Despeje a água e enxágue bem sob a torneira.
 
4. Coloque o vidro inclinado num escorredor com a boca para baixo e cubra com um pano (o pano é opcional).
 
5. Enxágue duas vezes ao dia: de manhã cedo e à noite.
 
6. Os grãos germinados estarão prontos para ser comidos ou plantados após um período variável:
 
Como fazer grãos germinados e brotos
 
Agrião: após seis a oito dias
 
Alfafa: após três a quatro dias
 
Arroz: após quatro a cinco dias
 
Feijão-azuki: após quatro a cinco dias
 
Gergelim: após dois a três dias
 
Girassol sem casca: logo que amolecer com a água
 
Lentilha: após três a quatro dias
 
Trigo: após dois a quatro dias
 
COMO CULTIVAR BROTOS
 
1. Coloque os grãos de molho e deixe germinar.
 
2. Encha uma bandeja com terra vegetal ou algodão umedecido.
 
3. Espalhe os grãos germinados numa única camada e umedeça bem.
 
4. Cubra com um plástico escuro ou com outra bandeja durante três a quatro dias. Se necessário, umedeça a terra.
 
5. Descubra os brotos e os exponha à luz do dia, regando delicadamente para que a terra permaneça úmida.
 
6. Os brotos estão bons para consumo entre e 15 dias.
 
7. Os grãos mais fáceis de brotar são agrião, alfafa, centeio, girassol, feijão e trigo.
 
8. Também podemos plantar – em recipientes ou vasos rabanete e agrião (as sementes dessas hortaliças ficam de molho, mas não precisam germinar), alho, cenoura, beterraba, etc. Conseguimos, assim, brotos ricos em clorofila e substâncias vivas.
 
Fonte de pesquisa: Você sabe se alimentar?, Dr. Soleil, São Paulo, Paulinas, 1992.
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