Como fazer tofu de soja, um queijo rico em proteínas e que pode substituir a carne

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Essa receita é super saudável, não contém gordura saturada, sem colesterol e é rica em proteína vegetal.

Muitas pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter uma alimentação saudável.

Por isso, buscam opções que proporcionem benefícios para o corpo e para a mente.

Uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo, prevenir doenças e manter o peso ideal. 

Além disso, uma dieta saudável pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para um envelhecimento saudável.

A carne, por exemplo, é uma fonte importante de proteína e nutrientes essenciais para o nosso organismo.

No entanto, o consumo excessivo de carne vermelha principalmente, pode estar associado a doenças e problemas cardiovasculares.

Além disso, o preço não está colaborando e com o alimento cada vez mais caro, muitas famílias buscam alternativas para substituí-la.

Neste texto vamos te ensinar uma outra fonte de proteína para manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Trata-se do tofu, um tipo de queijo vegano produzido a partir da soja e que pode substituir a carne.

E não precisa se preocupar, pois você pode fazê-lo em casa, sem conservantes e aditivos químicos, apenas com soja.

Benefícios do tofu de soja

O tofu é rico em minerais como cálcio, ferro e magnésio, além de ser uma fonte de vitaminas do complexo B.

Além de ser uma opção de proteína vegetal para vegetarianos e veganos, apresenta diversos benefícios para a saúde.

Confira!

Ajuda na perda e manutenção do peso

Por ser um alimento de baixa caloria e baixo teor de gordura saturada, o tofu ajuda a manter um peso saudável.

Também causa sensação de saciedade, fazendo com que sentimos menos fome.

Por isso, consumir de forma regular, auxilia no emagrecimento saudável.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Segundo estudo da Universidade de Oran, na Argélia, uma dieta rica em soja pode auxiliar na redução de doenças cardíacas.

Como o tofu é feito de soja, o consumo frequente ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Assim, diminui o risco de doenças cardiovasculares como infarto, derrame e AVC.

Diminui o risco de diabetes

De acordo com estudos da Universidade Estadual da Virgínia e da Universidade de Genebra, a soja contém isoflavonas que ajudam a controlar o açúcar no sangue.

Dessa forma, consumir tofu regularmente pode contribuir para a prevenção do diabetes.

  • Isoflavonas: são estrógenos naturais encontrados na soja.

Mais benefícios do tofu

  • Reduz a perda óssea, prevenindo a osteoporose;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Ajuda a prevenir o câncer de mama;
  • Melhora a função cerebral e a memória;
  • Contribui para a construção muscular;
  • Ajuda a reduzir as ondas de calor da menopausa;
  • Melhora a elasticidade da pele e diminui as rugas.

Tofu de soja

Essa receita é super saudável, não contém gordura saturada, sem colesterol e é rica em proteína vegetal.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de soja orgânica
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre

Importante: a soja deve ser orgânica, para não conter nenhum tipo de transgênico. Você encontra em lojas de produtos naturais, celeiros e lojas online.

Modo de preparo:

Coloque soja em um tigela de vidro grande (ou bacia de plástico), cubra com água e deixe de molho por 12 horas.

Após esse período, perceba que vai “inchar” e praticamente dobrar de tamanho – por isso a necessidade de um recipiente grande.

Escorra a água, lave os grãos de soja em água corrente, cubra com água novamente e deixe de molho por mais 12 horas.

O próximo passo é fazer um leite de soja, então, vamos dar prosseguimento.

Divida a soja em duas porções, pois como ela “inchou” não vai caber no liquidificador de uma só vez.

Coloque a metade no liquidificador, cubra com água e bata até obter uma bebida homogênea e concentrada.

Depois coe utilizando um coador voal ou um pano de prato limpo, sem odor de produtos de limpeza.

Esprema bem para extrair todo o líquido – já pode coar direto dentro de uma panela.

Bata a outra metade da soja e faça o mesmo processo.

Cozinhe por 10 minutos em fogo médio – mexa de vez em quando para não grudar.

Após o cozimento você irá notar uma espuma e “nata” por cima do leite, isso é normal, basta retirá-la com uma peneira.

Desligue o fogo e coe novamente em uma peneira, para remover o excesso de “nata”.

Feito isso, vamos para última etapa do preparo, que é coalhar o leite e enformar.

Adicione sobre o leite três colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora ou vinagre, misture e deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo já vai estar bem talhado, depois, é só transferir a massa para uma forma de queijo.

Se você não tiver, não se preocupe, existem outras maneiras de se preparar.

Vamos lá:

Primeira opção

Coloque uma peneira em cima de uma tigela de vidro, depois um pano em cima da peneira e despeje a massa de tofu.

Feche o pano amarrando as pontas e coloque um peso de 500 a 600 gramas em cima.

Você pode utilizar um vidro de conserva cheio de água.

Segunda opção

Outra dica é fazer sua própria forma de queijo.

Basta pegar um pote de plástico e fazer furos no fundo e alguns na lateral.

Depois, é só despejar a massa dentro e deixar que o soro escorra.

Portanto, não deixe de fazer seu tofu, é só usar a criatividade e improvisar uma forma.

Esse processo de preparação, para escorrer o soro, tanto na forma quanto na peneira, irá demorar aproximadamente 5 horas.

Passado esse tempo, desenforme e está pronto seu tofu – a validade é de três a quatro dias.

Lembre-se:

O tofu deve ser consumido com moderação e em conjunto com uma alimentação saudável e balanceada.

Consulte sempre um profissional de saúde ou nutricionista para orientações específicas para o seu caso.

Viu só, fazer tofu de soja é um processo relativamente simples que requer alguns ingredientes e apenas um pouco de paciência.

Mas, além de ser uma fonte de proteína vegetal, é uma ótima opção para aqueles que são intolerantes à lactose ou veganos.

Portanto, siga essas instruções simples e comece a fazer seu próprio tofu em casa.

Bom apetite!