Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Como aliviar dor de cabeça ou enxaqueca pressionando 5 pontos do seu corpo

Aliviar dor de cabeca com pontos de pressao

Segundo a medicina tradicional chinesa, é possível aliviar uma dor de cabeça ou enxaqueca pressionando pontos específicos do corpo.

Quem sofre de dores de cabeça ou enxaqueca sabe o quanto elas podem se tornar rapidamente insuportáveis ou até mesmo incapacitantes. 

Náusea e vômitos, bocejos, irritabilidade, sensibilidade à luz, ao som e ao movimento do corpo ou do ambiente, além de tontura, fadiga e mudanças de apetite, são alguns dos principais sintomas.

Mas a boa notícia é que você não precisar se intoxicar com analgésicos (muitas vezes viciantes) para aliviar as suas dores de cabeça.

Você pode aliviá-las com métodos naturais, rápidos e sem efeitos colaterais. 

Combinando técnicas semelhantes às da acupuntura e reflexologia, a acupressão é uma forma de massagem que envolve a aplicação de pressão em certas áreas do corpo para aliviar a dor. 

Esta terapia antiga, que vem da medicina tradicional chinesa e é simples e segura, permite que você trate várias doenças através da rede de nervos que se comunicam com as diferentes partes do corpo.

Mas atenção!

De acordo com o Centro Chopra, especializado em ioga, meditação e medicina ayurvédica, mesmo com essa técnica, é essencial identificar a causa das dores de cabeça.

Elas podem surgir em consequência de alergias, falta de sono ou estresse, por exemplo. 

Os gatilhos para a dor de cabeça são muito variados e podem estar relacionados aos hábitos de vida de cada um.

Assim, se algumas dores ocorrerem sistematicamente após um período de estresse ou alta tensão, você saberá que precisa relaxar para evitar essas dores.

Para conseguir se livrar das temidas dores de cabeça de maneira natural, Henri Chauvet, especialista em acupuntura e medicina tradicional chinesa, mostra como funciona a acupressão e o que devemos fazer:

Ponto Bai Hui – O topo da cabeça

Localizado no topo do crânio, o Bai Hui é a encruzilhada das energias que circulam no seu corpo.

Para aliviar uma enxaqueca ou uma dor de cabeça, fique em posição confortável e comece massageando essa área no sentido horário por dois a três minutos.

A pressão dos dedos é variável de acordo com a intensidade da dor sentida.

Ponto Feng Chi – O pescoço

Também conhecido como o 20º meridiano da vesícula biliar, o ponto Feng Chi está localizado em ambas as extremidades do pescoço, logo abaixo do osso do crânio.

De acordo com Henri Chauvet, muitos pacientes sofrem de dor de cabeça desde este ponto, daí a necessidade de massagear para aliviar a dor.

Ponto Taiyang

Localizado fora das sobrancelhas, no canto externo da pálpebra mais precisamente, o ponto Taiyang tem a distinção de não pertencer a nenhum meridiano.

Seus movimentos de estimulação e massagem seriam particularmente eficazes depois de longos dias passados ​​olhando para as telas do telefone, computador e outras ferramentas tecnológicas sob a luz prejudicial. 

Ponto Yang Ling Quan – Os joelhos

Muitas vezes negligenciadas para o benefício da cabeça, mãos ou pés, as massagens nos joelhos são, no entanto, muito eficazes se as nossas dores de cabeça estiverem relacionadas com problemas digestivos.

Os pontos, neste caso, incluem o “oco do joelho”, que contém um ponto relacionado com a vesícula biliar.

Para massagear esta área, flexione a perna e massageie usando movimentos circulares por 2 a 3 minutos.

Ponto Xing Jian – pés

Localizado na intersecção dos dois primeiros dedos, o ponto Xing Jian é o meridiano do fígado.

Semelhante ao ponto anterior, pode ser muito interessante em caso de dores de cabeça ou enxaquecas relacionadas com a vesícula biliar.

Mas como evitar dores de cabeça?

Antes de se concentrar em medidas preventivas, é preciso entender a diferença  entre enxaqueca e dor de cabeça.

Muita gente não sabe, mas há variações importantes entre elas.

Uma dor de cabeça comum, por exemplo, geralmente não terá grandes consequências ​​e durará de 30 minutos a algumas horas no máximo.

Enquanto a enxaqueca pode ser acompanhada de dor severa (geralmente apenas de um lado), náusea, vômito e sensibilidade durante horas ou até dias seguidos.

Se as enxaquecas são persistentes e dolorosas, é essencial consultar um médico para identificar a causa.

Por outro lado, se as dores são leves ou estão relacionadas apenas a dores de cabeça, alguns hábitos podem ajudar a evitá-las:

Beba bastante água

  • Descanse, se você pegou um resfriado ou gripe
  • Não deixe que o estresse domine você
  • Pratique esportes o máximo possível para fortalecer seu corpo
  • Evite bebidas alcoólicas

Atenção:

A técnica de acupressão deve ser evitada em crianças e mulheres grávidas. Para as gestantes, alguns pontos são proibidos por causa de sua capacidade de causar contrações uterinas. 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO