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Como acelerar o metabolismo e tornar a dieta mais eficaz e rápida

Algumas pessoas têm o metabolismo muito lento.

Por isso o emagrecimento se torna mais demorado  e a perda de gorduras acumuladas mais difícil. 

Mas existem algumas dicas que encontramos para poder ajudar na aceleração do metabolismo.

Isso somado a uma boa dieta ajudará no emagrecimento, diminuição de gorduras acumuladas e ainda no bom funcionamento de seu organismo, sem contar na eficácia e rapidez de sua dieta.


• Incluir alimentos em seu dia a dia que ajudam no bom funcionamento da tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, que por sua vez é responsável pela queima de calorias do organismo, seria um bom começo. Principalmente para pessoas que têm hipo ou hipertireoidismo, os alimentos seriam:


Fonte de magnésio: alfafa, amêndoa, maçã, pêssego, abacate, castanha-do-pará, arroz integral, salsão, figo, peixe, salsa e uva.


Fonte de cálcio: brócolis, couve-flor, couve-manteiga, semente de gergelim, lentilha, semente de girassol.


Fonte de potássio: damasco, banana, cenoura, salsa, ervilha, salmão, sardinha, espinafre, cereais integrais.


Dicas


• Não siga a mesma dieta por muito tempo. De acordo com muitos nutricionistas, seguir a mesma dieta faz o corpo se acostumar com uma quantidade de calorias e nutrientes, assim se acomodando, freando o metabolismo e o emagrecimento. Tente variar de dietas.


• Beba bastante água. Ela ajuda o sangue a levar oxigênio para os músculos, auxiliando na queima de calorias.


• O limão-galego na água ajuda a manter a aceleração do metabolismo.


• Ficar muitas horas sem comer freia completamente o metabolismo, então não deixe de comer, faça intervalos de no mínimo 4 horas.


• As refeições só de saladas têm poucas calorias, mas freiam seu metabolismo. Tente combiná-las com alimentos integrais, proteína magra e gordura boa.


• Coma frutas secas com saladas, no iogurte ou na aveia. Têm uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, carboidrato do bem, que aceleram o metabolismo, além de potentes antioxidantes.


• Nos lanches, dê preferência a frutas secas, um punhado de amendoim, uma barra de cereais ou um iogurte desnatado.


• Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antes do jantar.


• A combinação de alimentos picantes com amargos pode tonificar o baço, órgão responsável pelo metabolismo energético, dizem os orientais.


 • Para o lanchinho da manhã e da tarde, dê preferência as frutas ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi, que são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.


• Evite cereais de milho e arroz, dê preferência aos ricos em fibras, grãos integrais e aveia.


• Quando for comer, comece pelas saladas, elas darão a sensação de satisfeito e você comerá menos dos outros alimentos.


• Os melhores alimentos que ajudam ao metabolismo são pimenta vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve, gordura de coco, produtos derivados do cacau, alimentos fontes de ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e fontes de ácido linoleico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).


• Nabo, rúcula, cebola e gengibre são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo.


• Os chás verde e branco são considerados os melhores, de acordo com a cultura milenar oriental. Eles têm substâncias desintoxicantes, antioxidantes e termogênicas, ou seja, ajudam na aceleração do metabolismo e retardam o envelhecimento das células.


• O colágeno, seja em pó, cápsulas, líquido, contido em alimentos, pode ajudar não somente na aceleração do metabolismo, como também é uma importante proteína, que fortalece as fibras da pele, evitando a flacidez.


• Vinagre de maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura.


Tente esta “poção” aliada a uma boa dieta:


** Em um copo, coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada.


Tome antes das principais refeições.


O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água e adoçante, mas puro somente em saladas.


Bons carboidratos: alimentos integrais e à base de fibras.


Fontes de gorduras boas: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.


Evite: manteiga, chantili, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.


Fonte: Dieta e Beleza

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