Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Combata o estresse inalando o aroma deste chá – comprovado pela ciência

Excesso de trabalho (muitas vezes levando-o para casa), falta de tempo para o lazer ou para a família, má alimentação, tensão no trânsito, medo da violência urbana.

Essas são algumas das situações que mais geram estresse em pessoas de qualquer lugar do planeta.

Não por acaso, o Brasil o segundo país mais estressado do mundo, segundo um ranking com dez países, feito pela International Stress Management Association (Isma).

Na nossa frente estão apenas os japoneses (no Japão, a cobrança por resultados é grande).

E foram eles, os primeiros da lista, que, para o alívio de muita gente, descobriram uma nova alternativa para aliviar o estresse físico e emocional.  

E é algo muito simples!

Você gosta de chá preto?

Então já pode começar a inalar seu chá preto antes de bebê-lo.

Não é brincadeira, não!

Uma pesquisa mostrou que o chá preto inalado contém compostos aromáticos que podem ajudar a diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor. É sabido que o consumo regular de certos chás melhora a atenção, o relaxamento e a concentração, além de reduzir o cansaço

 Mas agora cientistas japoneses estão atentos não apenas para os benefícios gerais do chá, mas para componentes específicos que fazem do sabor e do aroma do chá excelentes aliados da saúde e do bem-estar.

A técnica nada mais é do que a conhecida aromaterapia.

A gente explica melhor: “Aroma” = odor agradável + “terapia” = tratamento, ou seja, aromaterapia significa tratamentos através de odores agradáveis.

Cura pela Natureza

CURA PELA NATUREZA – LEIA AQUI AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esse é um tipo de terapia de natureza holística (trata com um olhar global, não específico) que visa equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Pesquisadores da Universidade de Shizuoka, Universidade de Chubu, Mitsui Norin Co e Tokai University, todas no Japão, realizaram um estudo para determinar os efeitos de dois tipos de aromas de chá preto no estresse físico e psicológico.

Eles recrutaram 18 voluntários estudantes saudáveis ​​(5 homens, 13 mulheres) com idade de 21 anos, e os submeteram a um teste psicótico de estresse que precisou ser resolvido em 30 minutos.

Entre as sessões, os participantes tiveram um minuto para inalar o aroma do chá preto, ou serem expostos à água morna como comparação (grupo de controle).

Foram avaliados os níveis salivares do hormônio do estresse: cromogranina-A (CgA, uma proteína encontrada e liberada de células neuroendócrinas em resposta ao estresse) para determinar o efeito da inalação de aroma de chá preto nos participantes.

Eles relataram que, em comparação com aqueles no grupo de controle, os que inalaram o aroma de chá preto apresentaram níveis mais baixos de concentração de CgA salivar após meia hora de tarefas mentalmente estressantes.

Os resultados indicaram que inalar o aroma do chá preto pode diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM