- PUBLICIDADE -

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Colágeno hidrolisado: o que é, como usar, benefícios e contraindicações

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Saiba tudo sobre o colágeno hidrolisado: o que é, como funciona, benefícios e contraindicações. 

Certamente, você já ouviu falar em colágeno hidrolisado.

Muita gente o consome para deixar a pele firme e jovem, aliviar dores e manter a saúde em dia.

Mas será mesmo que o suplemento de colágeno funciona?

É verdade que ele faz bem para a saúde?

Primeiro, vamos explicar o que é essa substância.

O colágeno hidrolisado (CH), também conhecido como peptídeo de colágeno ou hidrolisado de colágeno, é um tipo de colágeno fracionado, que foi totalmente decomposto, absorvido mais facilmente pela corrente sanguínea como suplemento. 

Mas o uso de suplementação de colágeno ainda é bastante controverso.

Um dos motivos é a falta de regulamentação para a qualidade ou quantidade dos ingredientes em suplementos de colágeno de venda livre.

Para quem não sabe, o colágeno é uma importante proteína produzida pelo nosso corpo, encontrada principalmente na pele, ossos, cartilagem, tendões e dentes. 

Ele tem papel fundamental nas funções biológicas das células do corpo e é crucial para o desenvolvimento dos órgãos, a cura de feridas e tecidos e a reparação de ossos, vasos sanguíneos, córneas, gengivas e couro cabeludo.

Conheça os 8 passos para você recuperar naturalmente o colágeno perdido.

Os benefícios do colágeno incluem:

  • Antienvelhecimento da pele
  • Saúde óssea e articular
  • Cicatrização de feridas
  • Composição do corpo

 Vamos explicar cada um desses tópicos:

Saúde da pele

Como vimos, o colágeno é produzido pelo próprio corpo e representa cerca de 80% da nossa pele.

À medida que envelhecemos, no entanto, o colágeno na camada interna da pele diminui (ou se esgota por completo), causando ressecamento, perda de elasticidade, rugas e linhas de expressão.

Em 2017, Genovese e cols. examinaram  120 indivíduos saudáveis ​​que ingeriram 50 mL de uma formulação nutricosmética contendo CH, ou 50 mL de placebo. 

Foi revelado que a formulação nutricosmética produziu uma melhora na estrutura e estratificação das camadas epidérmicas (primeiras camadas da pele).

A estrutura das fibras de colágeno na derme (segunda camada da pele) também foi melhorada. 

Depois do estudo, 95% das pessoas avaliadas concordaram que sua pele estava mais hidratada, mais elástica (91,6%), mais forte (81,7%) e mais espessa (91,7%).

Um estudo de oito semanas, com 114 pacientes saudáveis ​​do sexo feminino, mostrou que o consumo de colágeno reduziu de forma significativa as rugas em volta dos olhos em comparação com o placebo. 

Finalmente, um estudo de 12 semanas que incluiu 106 mulheres demonstrou que o consumo oral de colágeno derivado de peixes levou a um aumento significativo de 8,83% na densidade de colágeno versus 0% com placebo e uma redução de 31,2% na fragmentação de colágeno versus aumento de fragmentação com placebo.

Saúde articular e óssea

Muitas pesquisam mostram a eficácia do CH na redução de danos ao colágeno, dor e erosão nas articulações (osteoartrite) e perda de densidade óssea (osteoporose). 

Descobertas recentes incluem um estudo de 51 mulheres pós-menopáusicas com osteopenia (perda óssea) que descobriu que a adição de CH aos suplementos de cálcio e vitamina D pode aumentar o metabolismo ósseo. 

Tratamento de feridas

Os suplementos à base de colágeno hidrolisado podem melhorar significativamente a cicatrização de feridas e a pré-albumina circulante, e reduzir o tempo de internação de pacientes. 

O efeito da suplementação de colágeno no tratamento de úlceras de pressão (estágios II e IV) em 89 residentes de longa permanência também foi testado.

Os pacientes tratados com colágeno demonstraram cicatrização de feridas estatisticamente significativa, conforme medido pela escala de úlcera de pressão para cicatrização em comparação com o placebo.

Composição do corpo

A eficácia e tolerabilidade dos peptídeos de colágeno da pele na redução da gordura corporal em adultos com sobrepeso foi investigada em um estudo coreano realizado em 2019.

 Noventa voluntários saudáveis ​​com índice de massa corporal (IMC) médio de 25,6 ± 1,9 kg / m² foram designados ao grupo de intervenção, que recebeu 2.000 mg de SCP por dia, ou ao grupo controle que recebeu placebo por 12 semanas; 81 (90%) participantes completaram o estudo.

Mudanças na gordura corporal foram avaliadas.

No final do ensaio, a porcentagem de gordura corporal e massa de gordura corporal no grupo de intervenção foram significativamente melhores do que as dos indivíduos no grupo de controle.  

Apesar de bastante seguro, o consumo prolongado de colágeno hidrolisado pode provocar efeitos colaterais, como problemas digestivos leves.

Pessoas alérgicas a peixes ou crustáceos devem evitar quaisquer produtos que contenham esses ingredientes. 

Vegetarianos ou veganos também não devem consumir o CH, já que ele contém subprodutos animais.

Uma ótima fonte de colágeno é o Caldo de ossos, a sopa que eleva a imunidade e é rica em colágeno.

Mais Lidas