Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Cientistas comprovam o grande poder desta fruta: ela é capaz de destruir 90% das células de câncer!

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o pigmento do jamelão (Eugenia jambolana) – também conhecido como jambolão e azeitona – pode destruir células cancerosas.

O estudo constatou que o extrato da fruta, que contém antocianinas, substâncias presentes na pigmentação, levou à morte uma média de 90% das células leucêmicas.

Os testes também foram realizados em células sadias, das quais apenas 20% morreram.

Os pesquisadores querem descobrir agora se a morte foi causada pela substância na sua forma original ou em razão de um produto metabólico.

"Utilizamos diferentes concentrações do extrato e chegamos a um ponto ideal. Mas outros estudos são necessários para esclarecer os mecanismos envolvidos", disse a pesquisadora Daniella Dias Palombino de Campos.

De acordo com a professora Adriana Vitorini Rossi, do Instituto de Química e orientadora da pesquisa, o jamelão apresenta uma característica própria em relação a frutas como jabuticaba, amora e uva, que também possuem antocianinas.

Outra pesquisa, realizada no Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, revelou que o chá da folha do jamelão, além de combater inflamação, tem ação antialérgica, com propriedades semelhantes às da dexametasona, corticoide usado nos casos de alergia.

Em testes feitos com camundongos alérgicos à albumina (proteína encontrada no ovo), o uso oral do extrato aquoso de jamelão reduziu, em meia hora, cerca de 80% do inchaço na pata.

O jamelão é muito usado também na medicina natural para combater o diabetes, graças às suas características hipoclicêmicas.

Neste caso, o mais indicado é o chá das sementes: basta esmagar 2 colheres (chá) de sementes em uma xícara (chá).

Adicione água fervente, tampe e deixe a infusão descansar por dez minutos.

Consuma três xícaras por dia, sem açúcar, claro.

Faça o tratamento, no caso de diabetes, por uma semana.

Mas é muito importante os diabéticos terem sua glicemia constantemente monitorada e serem acompanhados por um bom médico.

O chá de jamelão pode abaixar a glicose muito rapidamente.

E também é indicado para controlar o colesterol, assim como a fruta.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO