Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Chimarrão pode causar câncer de esôfago, diz pesquisa

Um estudo feito pelo pesquisador Renato Fagundes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra o chimarrão como um dos causadores do câncer de esôfago.

Segundo o estudo, o câncer de esôfago é a sexta causa de morte por doença no mundo. Se forem considerados somente os países em desenvolvimento, este tipo de câncer aparece como a quarta causa de óbito. E o Rio Grande do Sul, Estado onde muitas pessoas têm o hábito de tomar chimarrão, está entre os três lugares do mundo com a maior incidência da doença (que é de 9% da população).

Renato diz que substâncias presentes na bebida podem provocar a doença, mas admite que são necessários novos estudos para comprovar definitivamente a ligação de substâncias da erva-mate com o câncer de esôfago.

Para o médico Júlio César Coelho, porém, é cedo para dizer que a erva pode provocar câncer. Ele explica que o chimarrão muito quente faz mal devido à temperatura da água, que provoca lesões na parede do esôfago e pode alterar a mucosa, e não pela erva-mate em si.

Por outro lado, existem indicativos de que algumas substâncias encontradas na erva-mate ajudem no tratamento do mal de Parkinson, no combate ao colesterol e à cárie.

Talvez o segredo seja tomar o chimarrão em uma temperatura média e sem exageros.

Fonte de consulta:http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=801159&tit=Chimarrao-pode-causar-cancer-de-esofago

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO