terça-feira, 26 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Chimarrão pode causar câncer de esôfago, diz pesquisa

Um estudo feito pelo pesquisador Renato Fagundes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra o chimarrão como um dos causadores do câncer de esôfago.

Segundo o estudo, o câncer de esôfago é a sexta causa de morte por doença no mundo. Se forem considerados somente os países em desenvolvimento, este tipo de câncer aparece como a quarta causa de óbito. E o Rio Grande do Sul, Estado onde muitas pessoas têm o hábito de tomar chimarrão, está entre os três lugares do mundo com a maior incidência da doença (que é de 9% da população).

Renato diz que substâncias presentes na bebida podem provocar a doença, mas admite que são necessários novos estudos para comprovar definitivamente a ligação de substâncias da erva-mate com o câncer de esôfago.

Para o médico Júlio César Coelho, porém, é cedo para dizer que a erva pode provocar câncer. Ele explica que o chimarrão muito quente faz mal devido à temperatura da água, que provoca lesões na parede do esôfago e pode alterar a mucosa, e não pela erva-mate em si.

Por outro lado, existem indicativos de que algumas substâncias encontradas na erva-mate ajudem no tratamento do mal de Parkinson, no combate ao colesterol e à cárie.

Talvez o segredo seja tomar o chimarrão em uma temperatura média e sem exageros.

Fonte de consulta:http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=801159&tit=Chimarrao-pode-causar-cancer-de-esofago

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
569,817SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,857SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -