- PUBLICIDADE -

Error: Embedded data could not be displayed.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Chá de louro com cravo-da-índia: combate dores na coluna e articulações

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O chá de louro e cravo-da-índia possui ação anti-inflamatória e analgésica, ajudando a aliviar a dor na coluna e articulações.

Homens e mulheres, em razão do seu estilo de vida, costumam “maltratar” sua coluna.

Como consequência aparecem as dores e doenças que comprometem a qualidade de vida.

Os motivos para esse problema são variados, podendo ser predisposição genética, avanço da idade, excesso de peso, má postura, esforços repetitivos e sedentarismo.

Porém, alguns cuidados podem prevenir e aliviar essa patologia, como o consumo de chás com ações anti-inflamatórias e analgésicas.

Nesse caso, recomenda-se o chá de folha de louro com cravo-da-índia.

Ambos possuem inúmeras propriedades quando consumidos individualmente.

Mas, quando unidos, os efeitos desses dois ingredientes são potencializados, aliviando a inflamação e dor nas articulações e diversos outros problemas.

Louro

O louro é uma planta muito usada na gastronomia, devido a seu sabor e aroma característico.

Entretanto, também possui inúmeros usos medicinais,  pois como é rica em potássio, magnésio, vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação antirreumática e anti-inflamatória.

Diminui a inflamação

Embora muita gente não saiba, a folha de louro atua como anti-inflamatório, pois possui um composto chamado eugenol.

Dessa maneira, essa folha é muito utilizada em medicamentos anti-inflamatórios e também para combater inflamações pelo corpo.

Ela também possui propriedades analgésicas, que ajuda diminuir as dores nas articulações. 

Promove o relaxamento muscular

Por ter um efeito de vasoconstrição, as folhas de louro contribuem para a contração muscular.

Ela também é um excelente remédio para regular a circulação sanguínea.

Por isso, é muito indicada para controlar dores de cabeça, dor no pescoço ou nas costas.

Todavia, para aproveitar todos os benefícios que o louro oferece para a saúde certifique-se de que as folhas estejam secas, pois quando frescas podem ser tóxicas.

Efeito vasoconstrição: é o processo que acontece quando os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos se contraem.

Além disso, também se relaciona com a manutenção e regulação da temperatura do corpo.

Outros benefícios do louro

  • reduz os níveis de ansiedade
  • auxilia na digestão
  • fortalece o sistema imunológico
  • controla o diabetes
  • melhora o sistema respiratório
  • fonte de vitamina e antioxidantes
  • abaixa a febre
  • diurético natural

Contraindicações

O consumo de louro não é recomendado por gestantes ou mulheres em fase de amamentação,  já que as propriedades podem estimular o aborto.

Além disso, não pode ser consumido em excesso, já que possui efeito calmante e pode causar sonolência, alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais com ação analgésica e antisséptica. 

Pelo fato de conter flavonoides, o cravo é muito utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. 

Seu valor nutricional também é muito rico, pois possui cálcio, potássio, manganês, magnésio, vitamina K, e ômega 3.

Diminui a dor

Assim como o louro, o cravo-da-índia possui eugenol, que é capaz de reduzir a dor e a inflamação.

Além disso, o cravo também auxilia no relaxamento muscular, nesse caso quando usado em forma de óleo para massagem.

Já o gel fitoterápico à base de cravo-da-índia é um excelente analgésico para ser usado nos músculos e contusões.

Elimina o cansaço e relaxa o corpo

Para quem sente muitas dores musculares ou está sempre sentindo canseira, recomenda-se o consumo do chá de cravo ou massagens com o óleo.

Esta especiaria permite o relaxamento muscular, além de combater o cansaço e aumentar a disposição diária.

Melhora a saúde óssea

De acordo com um estudo, a baixa massa óssea afeta somente nos Estados Unidos cerca de 43 milhões de adultos e idosos.

Este problema pode ocasionar a osteoporose, aumentando o risco de fraturas.

Entretanto, alguns compostos do cravo-da-índia auxiliam na preservação da massa óssea.

Em um estudo realizado com animais, descobriu-se que o extrato de cravo-da-índia, rico em eugenol, aumentou a força óssea e melhorou diversos marcadores da osteoporose.

Além disso, a especiaria possui grande quantidade de manganês, mineral envolvido na formação do osso.

Outros benefícios do cravo-da-índia

  • combate fungos, vírus e bactérias
  • possui ação antioxidante
  • ajuda na saúde do fígado
  • combate infecções
  • facilita a digestão
  • combate o mau hálito
  • melhora a cicatrização
  • ajuda a regular o açúcar no sangue

Contraindicações

Mulheres grávidas devem evitar o consumo de remédios à base de cravo, pois ele provoca contrações uterinas.

Deve ser evitado também, a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.

Chá de louro com cravo-da-índia

Ingredientes:

  • 2 folhas de louro seca 
  • 3 unidades de cravo-da-índia
  • 300 ml de água

Modo de preparo:

Coloque o louro em uma panela, adicione a água e leve ao fogo para ferver por cinco minutos.

Após esse tempo, desligue o fogo, adicione o cravo, tampe a panela e deixe em infusão até chegar ao ponto de morno ou frio – como você preferir.

Em seguida coe e beba.

Tome este chá duas vezes por dia. 

Cuidados para evitar as dores na coluna

  • Faça exercícios de alongamentos com frequência;
  • Priorize os exercícios de fortalecimento abdominal, pois os músculos abdominais fortes previnem contra as dores nas costas;
  • Mantenha a postura correta ao longo do dia e não coloque muita tensão nos músculos;
  • Escolha um colchão confortável, que não seja nem muito duro nem muito macio, pois ambos podem ocasionar as dores nas costas;
  • Caso você trabalha muito tempo sentado, levante de vez em quando;
  • Use apoio para a lombar na cadeira para manter a postura correta ao sentar;
  • Evite estar acima do peso ideal para a sua altura, já que o sobrepeso contribui com as dores;
  • Pratique atividades físicas com frequência para não atrofiar músculos;
  • Durma na postura correta;
  • Opte por um travesseiro ortopédico.

Importante

Como estas duas especiarias podem provocar reações se consumidas em excesso ou de maneira irregular, é importante sempre procurar informações com um nutricionista ou médico, para que ele indique a quantidade correta e que não resulte em efeitos colaterais.

Além do mais, caso a dor de sua coluna se torne intensa e constante, faça uma consulta ao médico, para que sejam avaliados os sintomas e indicado o tratamento adequado de acordo com seu problema.