Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Chá de unha-de-gato: benefícios, como usar e contraindicações

A unha-de-gato é uma planta medicinal brasileira, com grande fama no exterior devido aos seu poderes medicinais.

A unha-de-gato é uma erva com o nome científico de Uncaria tomentosa.

Ela é uma trepadeira encontrada principalmente na floresta amazônica e em outras regiões de clima tropical nas Américas do Sul e Central.

Já falamos por aqui sobre os 5 principais  benefícios da planta e mostramos que ela é também um poderoso anti-inflamatório natural .

Agora, neste artigo, você vai ver que a unha-de-gato é importante ainda para aumentar a imunidade, melhorar a digestão e tratar doenças crônicas.

Veja mais 8 benefícios da unha-de-gato para a saúde

Combate a artrite

Em um estudo, 45 pessoas que sofriam de osteoartrite do joelho tomaram 100 miligramas por dia de unha-de-gato liofilizada ou um placebo por quatro semanas. 

A dor, entre os pacientes que consumiram a planta, reduziu significativamente desde a primeira semana de terapia.

Outro estudo, publicado no Journal of Rheumatology, analisou os efeitos da erva em pacientes com artrite reumatoide. 

Depois de 24 semanas de tratamento com o extrato de unha-de-gato, foi possível observar uma redução do número de articulações dolorosas em comparação aos que consumiram placebo. 

Poderosa aliada contra o câncer

Estudos científicos sugerem que a erva ajuda a matar células tumorais e cancerosas em tubos de ensaio.

Um estudo in vivo de 2001 demonstrou que a casca da Uncaria tomentosa impediu o crescimento de células do câncer de mama. 

A unha-de-gato também foi eficaz no combate à leucemia e para pacientes com câncer avançado, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a fadiga deles

Repara o DNA pós-quimioterapia

Estudos in vivo demonstraram que extratos solúveis em água da planta (C-Med-100) podem melhorar o reparo do DNA, a resposta mitogênica e a recuperação de leucócitos após danos no DNA induzidos pela quimioterapia

Diminui a pressão sanguínea alta

A unha-de-gato ajuda a baixar a pressão arterial e a melhorar vários sintomas neurológicos.

Além de parecer muito eficaz para inibir a agregação plaquetária e a formação de coágulos sanguíneos.  

Aumenta a imunidade

Em um estudo com animais, os pesquisadores descobriram que a suplementação de extrato solúvel em água de unha-de gato durante oito semanas aumentou significativamente a contagem de glóbulos brancos, favorecendo o combate a infecções. 

Outro estudo em humanos mostrou “aprimoramento imune estatisticamente significativo” nos indivíduos que tomaram suplementos com a erva, em comparação ao grupo controle não tratado. 

Auxilia no tratamento contra o HIV

Algumas pessoas com infecções virais graves, como o HIV, usam a unha-de-gato como complemento dietético porque ela fortalece o sistema imunológico. 

Mas cuidado: remédios naturais podem ter “reações potencialmente significativas” com anti-retrovirais convencionalmente usados ​​para retardar a progressão do HIV. 

Consulte o seu médico antes.

Acaba com o herpes

Um estudo de 2011 publicado na Food and Chemical Toxicology analisou os efeitos de diferentes preparações de  Uncaria tomentosa  no herpes in vitro e descobriu que eles exibiam atividades antimutagênicas e anti-herpéticas. 

Alivia sintomas digestivos

Crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa inflamação no intestino, provocando dores abdominais, diarreia severa, fadiga, perda de peso e desnutrição. 

Além da doença de Crohn, a unha-de-gato é usada para tratar uma ampla variedade de distúrbios digestivos, incluindo colite, diverticulite, gastrite, hemorroidas, úlceras estomacais e síndrome do intestino irritável.

Para consumir a unha-de-gato, você pode comprar a erva em forma de extrato líquido, cápsula ou comprimido, além de chá, que é a forma mais tradicional de uso.  

Fique atento: a dosagem sugerida para o C-Med-100, um extrato patenteado da casca Uncaria tomentosa é de 300 miligramas por dia.

Para uma dosagem adequada, siga as instruções do rótulo ou consulte um especialista.

O creme de unha-de-gato funciona como excelente tratamento tópico de artrite, reumatismo e vários problemas musculares e articulares.

IMPORTANTE:

Apesar de bastante tolerada, algumas pessoas que tomaram a erva relataram tonturas, náuseas e diarreia (elas acabam desaparecendo com o uso contínuo).

Se estiver tomando algum tipo de medicamento, consulte seu médico antes de começar a tomar a unha-de-gato.

A planta pode interagir com vários medicamentos, incluindo os de pressão alta e drogas imunomoduladoras. 

Se você tiver qualquer tipo de doença autoimune (como esclerose múltipla e lúpus), distúrbio hemorrágico, pressão arterial baixa ou leucemia, fale imediatamente com seu médico.

Se você tem Parkinson, também deve consultar o seu médico antes de tomar esta erva. 

A unha-de-gato não é recomendada para mulheres grávidas ou amamentando, e não deve ser dada para crianças.

Se for fazer uma cirurgia, pare de tomar a unha-de-gato pelo menos duas semanas antes da cirurgia.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM