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Chá calmante: contra ansiedade, estresse, angústia, tristeza e depressão

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Esta infusão é composta de ervas medicinais que ajudam a relaxar o corpo e acalmar a mente.

A rotina diária deixa o sistema nervoso, muitas vezes, próximo de entrar em curto-circuito, não é mesmo? 

Ansiedade, estresse, nervosismo e insônia, infelizmente, fazem parte do dia a dia da sociedade moderna.

Como consequência, as pessoas recorrem a medicamentos químicos para relaxar e dormir.

Porém, a longo prazo, esses calmantes causam dependência e efeitos colaterais, pois cada vez mais exigem doses maiores para obter o efeito esperado.

O uso prolongado de medicamentos calmantes pode causar:

  • Depressão
  • Fadiga crônica
  • Dificuldades respiratórias
  • Problemas sexuais
  • Problemas para dormir

Conforme a dependência da droga aumenta, as doses elevadas podem ocasionar:

  • Agitação
  • Febre
  • Delírio
  • Alucinações
  • Convulsões
  • Diabetes
  • Aumento de peso

É possível, no entanto, contar com auxílios naturais.

Isso porque há muitas ervas medicinais que relaxam o corpo e acalmam.

Nesse caso, as infusões são a melhor maneira de aproveitar as propriedades dessas plantas.

A vantagem desse chá calmante é que ele:

  • Acalma
  • Ajuda a relaxar
  • Ajuda a dormir
  • É natural
  • É barato
  • Fácil de fazer
  • Tem poucas contraindicações
  • Ajuda a segurar a compulsão alimentar

Chá calmante

Esta infusão calmante ajuda contra a ansiedade, estresse, angústia, tristeza e depressão.

Ingredientes:

  • 1 maçã verde picada com a casca (pode fazer com a vermelha se não encontrar a verde)
  • 10 cravos-da-índia
  • 1 colher (sopa) rasa de alecrim
  • 1 sachê de chá de hortelã ou folhas frescas
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água e, quando começar a borbulhar, acrescente a maçã, os cravos, o alecrim e deixe ferver por mais três minutos.

Em seguida, adicione, o sachê de hortelã – ou as folhas frescas – e deixe em infusão por alguns minutos.

Consuma este chá durante o dia.

Se quiser adoçar, use mel puro, porém, a maçã já faz essa função de adoçante.

Benefícios da maçã

A maçã, in natura ou em forma de chá, tem se tornando um importante alimento contra ansiedade.

A fruta promove o bem-estar e diminui o estresse do dia a dia, além de promover uma boa noite de sono.

Porém, para obter esses benefícios, é necessário utilizar a fruta com a casca, pois é nela que se concentra a maior parte dos nutrientes.

A maçã é rica quercetina, um antioxidante que ajuda a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

Além disso, contém vitaminas do complexo B, C e ácido fosfórico, nutrientes que protegem o sistema nervoso.

A maçã também oferece diversos outros benefícios para o corpo.

Entre eles, estão:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)
  • Ajuda o sistema digestivo
  • Alivia gastrite e úlceras
  • Combate a anemia
  • Facilita o emagrecimento
  • Retarda o envelhecimento precoce
  • Protege a voz e a garganta

Benefícios do cravo-da-índia

O cravo-da-índia possui vitaminas A, C, E, ferro, fósforo, potássio e betacaroteno.

Essas substâncias são importantes para promover o bem-estar e relaxamento do corpo.

Além disso, a especiaria contém uma importante substância com o nome de eugenol, que tem ação anestésica local.

Desse modo, ajuda a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, depressão e insônia.

O cravo também contém vitamina C, que atua como antioxidante e ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem causar estresse oxidativo.

O cravo-da-índia também fornece outras vantagens para a saúde, como:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Controla os níveis de colesterol
  • Regula os níveis de açúcar no sangue
  • Combate infecções

Benefícios do alecrim

O alecrim é conhecido como a erva da alegria, pois seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.

Suas propriedades naturais melhoram o funcionamento cognitivo, agindo como calmante natural, diminuindo os sintomas de ansiedade.

O alecrim também relaxa os nervos, acalma os músculos e aumenta o fluxo sanguíneo, estimulando o cérebro e a memória.

Devido à presença de ácido carnósico em sua composição, atua diretamente no sistema nervoso, aliviando as situações de estresse.

Esta erva também:

  • Combate tosse, gripe e asma
  • Equilibra a pressão arterial
  • Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões
  • É diurético e ajuda a digestão
  • Reduz gases intestinais

Benefícios da hortelã

A hortelã possui efeitos tranquilizantes, que agem diretamente no cérebro.

Diante disso, faz com que o corpo consiga relaxar com mais facilidade, promovendo uma boa noite de sono.

Esta erva também é indicada para quem passa por situações de estresse, pois ajuda a reduzir a sensação de fadiga.

Devido à sua ação vasodilatadora, a hortelã ajuda a melhorar a circulação do corpo, aliviando dores e relaxando os músculos

Além disso, seu efeito calmante auxilia na redução das dores de cabeça e ameniza cólicas náuseas.

Mas os benefícios da hortelã não param por aí.

A erva oferece várias outras vantagens para a saúde:

  • Reduz colesterol alto
  • Evita a má digestão
  • Reduz os gases
  • Tem ação diurética
  • Melhora a síndrome do intestino irritável
  • Melhora a memória
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Alivia sintomas de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios

Importante

Embora sejam naturais, algumas ervas se consumidas em excesso podem causar desconfortos.

Além disso, os sintomas mais severos de estresse e ansiedade devem ser tratados por um médico/psiquiatra.

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