quarta-feira, 25 maio 2022
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Cenoura fermentada probiótica: melhora a flora intestinal e fortalece o sistema imune

Essa receita natural de cenoura fermentada, é uma ótima forma de cultivar bactérias boas para seu organismo.

Os probióticos têm sido cada vez mais comuns na dieta de quem procura manter uma alimentação saudável.

Segundo um estudo da Universidade de Stanford, EUA, uma dieta rica em alimentos fermentados aumenta a diversidade de microrganismos intestinais.

Dessa forma, ajuda a diminuir os sinais de inflamação, fortalece o sistema imunológico e estimula o bom funcionamento de todo o organismo. 

Além disso, os microrganismos da fermentação se mantêm vivos na passagem pelo trato gastrointestinal, proporcionando os seguintes benefícios:

  • Ajuda a controlar e a melhorar a microbiota intestinal; 
  • Fortalece as atividades gastrointestinais;
  • Previne a constipação (prisão de ventre);
  • Ajudam na absorção de vitaminas e minerais.

Outro estudo italiano realizado pela Universidade de Nápoles Federico II, aponta que os alimentos fermentados auxiliam no controle glicêmico, da acurácia cognitiva, na redução de marcadores inflamatórios, regulariza o intestino e melhora a densidade óssea.

Probióticos caseiros

Conforme o relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os legumes, vegetais e frutas são os mais seguros para se fazer em casa.

Por isso, nós do Cura pela Natureza estamos sempre trazendo novas receitas de alimentos fermentados.

Abaixo estão algumas opções que já ensinamos aqui e que vale a pena experimentar.

Dando continuidade aos alimentos fermentados, hoje vamos ensinar uma receita que leva cenoura e uva passa.

Benefícios da cenoura

A cenoura é rica em vitaminas A, complexo B, C, E e K, minerais como cálcio, ferro, potássio, além de fibras, antioxidantes e licopeno.

Aqui estão algumas das principais razões para consumi-la com mais frequência.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitamina C e antioxidantes, a cenoura contém propriedades anti-inflamatórias que agem nas células de defesa.

Dessa forma, o consumo frequente auxilia na proteção contra infecções e inflamações.

Melhora a digestão

A cenoura é rica em fibras solúveis e insolúveis, por isso, melhora e facilita o processo digestivo.

Ela contribui para a formação do bolo fecal e no trânsito intestinal, prevenindo, assim, a prisão de ventre.

Controla a pressão arterial

O potássio é um mineral com ação vasodilatadora e, por isso, melhora o fluxo sanguíneo.

Com isso, ajuda a controlar os níveis de pressão arterial, prevenindo,assim, a hipertensão.

Controla o diabetes e o colesterol

Devido às baixas calorias, a boa quantidade de fibras e o baixo teor de açúcar fazem da cenoura uma aliada contra o diabetes.

Por causa do alto teor de fibras a cenoura reduz os níveis de colesterol ruim (LDL).

Auxilia na perda de peso

A cenoura é um alimento com baixo valor calórico, além de possuir uma boa quantidade de fibras.

 Com isso, favorece uma alimentação mais saudável e equilibrada, o que contribui para  a perda de peso.

Previne o envelhecimento precoce

A cenoura contém betacaroteno, uma substância com ação antioxidante.

Desse modo, ajuda a combater os radicais livres que danificam as células e causam o envelhecimento da pele.

Além do mais, também retarda a degradação de células de colágeno, proteína que dá firmeza à pele.

Com isso, evita o aparecimento dos sinais da idade, como rugas e linhas de expressão.

Melhora a visão

A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e, por isso, o consumo frequente de cenoura reduz os riscos de doenças oculares.

Segundo um estudo do hospital Massachusetts Eye and Ear, as vitaminas A, C e E previnem a degeneração macular que causa a cegueira.

Veja a seguir o passo a passo para preparar essa receita.

Cenoura probiótica fermentada

Essa receita natural feita em casa de cenoura fermentada probiótica é uma ótima forma de cultivar bactérias boas para seu organismo.

Ingredientes:

  • 500 g de cenoura ralada
  • 100 g de uva passa
  • 1 colher (sopa) de alho ralado
  • 1 colher (chá) de sal – de preferência o sal rosa do himalaia

Modo de preparo:

Coloque a cenoura em uma bacia (ou tigela), adicione o sal, o alho e misture bem com as mãos, amassando a cenoura para gerar o sumo (líquido).

Em seguida, adicione a uva passa, misture mais um pouco e transfira para um frasco de vidro esterilizado.

Coloque aos poucos e vá “apertando bem” sobre o fundo do vidro, pois como será uma fermentação anaeróbica, é necessário expulsar todo o ar.

Despeje o líquido também e, na sequência, para firmar e evitar que a cenoura “suba”, coloque algumas folhas de repolho sobre ela.

Não precisa encher o vidro, por isso, escolha um recipiente grande, caso contrário, divida em dois frascos menores.

Coloque um peso sobre as folhas do repolho para pressionar a cenoura – pode ser um vidrinho pequeno cheio de água e tampado ou um saquinho plástico cheio de água.

Tampe o vidro, mas não de maneira hermética, ou seja, não pode ficar vedado, pois os gases da fermentação precisam ser liberados.

Deixe fermentar por dois a três dias em um local limpo, seco e arejado.

Depois, conserve a sua cenoura probiótica na geladeira, consumindo diariamente junto com as refeições (almoço e/ou jantar).

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