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Caminhar, correr ou subir escadas: qual o melhor para emagrecer?

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Às vezes, pode até bater uma preguiça, no entanto, subir escadas ajuda e muito a quem está buscando emagrecer. 

Existem inúmeros benefícios para quem troca elevador e escadas rolantes por subir escadas convencionais. 

Apesar de possuir uma rotina corrida e não ter tempo para praticar exercícios, somente o ato de estar subindo ou descendo as escadas diariamente ajuda a tonificar os músculos. 

Além disso, não é preciso o uso de nenhum equipamento e ainda aumenta a massa muscular, podendo ser feito a qualquer hora do dia. 

Por que subir escadas é mais eficaz na perda de peso? 

O sedentarismo tende a oferecer maiores riscos à saúde humana.

No entanto, para que o quadro não evolua para efeitos piores, é aconselhado a prática de atividades físicas. 

Doenças como diabetes, obesidade e enfermidades cardíacas são bastante comuns em pessoas que não praticam sequer uma caminhada. 

Claro, existe a questão da disponibilidade de tempo.

No entanto, a melhor maneira de ficar em forma – especialmente para para quem não tem tempo de se exercitar – é subir escadas. 

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Entre os inúmeros benefícios de subir e descer escadas, podemos dizer que esse é o melhor método para emagrecer de forma saudável, sem usar nenhuma dieta milagrosa. 

O esforço feito queima muito mais calorias em relação a caminhada e corrida, uma vez que engloba músculos abdominais e todos os demais órgãos. 

Além disso, evita o risco de lesões, seja no joelho, tornozelo ou pernas. 

5 benefícios de subir escadas 

Ajuda a emagrecer de forma saudável 

Uma atividade intensa, mas que possibilita a perda rápida de peso.

Por exemplo, a cada degrau subido, cerca de 0,20 calorias serão perdidas. 

Enquanto ao descer, a perda calórica será em torno de 0,05 calorias.

Ao analisar esses valores, fica bastante claro que ao subir, a perda de peso será bem maior que em relação a correr ou caminhar. 

Ideal para pessoas mais velhas 

Corrida ou treinamento de salto exigem muita força nos tornozelos, quadris e joelhos, o que não seria recomendado para quem sofreu lesões recentes ou pessoas com idade mais avançada. 

Dessa forma, a subida e descida devem ser feitas com cautela, principalmente para quem está iniciando agora nessa atividade. 

Resistência total 

De acordo com um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, em 2014, a resistência do corpo duplica ao subir escadas. 

Por exemplo, a parte neuromuscular e a cardiorrespiratório ajudam a fortalecer e aumentar o equilíbrio do corpo, ao mesmo tempo que estimulam a perda de peso. 

Reduz risco de AVC 

Uma pesquisa feita pela Harvard Alumni Health Study evidencia que um indivíduo que sobe escadas diariamente possui menor risco de vir a ter um derrame. 

Isso acontece devido às vantagens obtidas ao subir escadas, que melhora a saúde cerebral e do coração. 

Ótimo para a saúde mental 

Todas as atividades físicas promovem a liberação de endorfina, e o ato de subir as escadas, logicamente, possui o mesmo efeito. 

Assim, o indivíduo passará a ter uma melhor noite de sono, além de aumentar a resistência muscular e força do seu corpo a cada dia de exercício. 

Subir escadas é ótimo para o organismo, mas principalmente para aqueles que buscam perder peso de forma saudável, sem ir até a academia ou perder horas do seu tempo. 

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