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Bolinho de brócolis: fácil de preparar, saboroso e nutritivo

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Esta receita é saudável, muito saborosa e fácil de preparar, pois fica pronta em apenas meia hora.

De tempos em tempos, é bom variar o cardápio e colocar alimentos mais saudáveis em nossa alimentação.

Por isso, inserir vegetais com propriedades nutricionais em nossa dieta é fundamental para manter o organismo saudável.

Um vegetal simples, porém rico em nutrientes que trazem muitos benefícios à saúde, é o brócolis.

Com ele, é possível preparar um delicioso bolinho para uma refeição saudável e saborosa.

Quer saber como fazer? 

Confira a receita logo abaixo!

Bolinho de brócolis

Esta receita é saudável, fácil de preparar e muito saborosa.

Você só tem boas razões para preparar este bolinho de brócolis, que fica pronto em meia hora.

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Ingredientes:

  • 300 g de brócolis
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo com fermento
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque o brócolis em água fervente por alguns minutos, apenas para amolecer a sua camada externa.

Em seguida, corte-o em pedaços pequenos (junto com os talos) e misture com os dois ovos.

Acrescente a farinha de trigo com fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a pimenta e mexa bem até que os ingredientes estejam bem integrados.

Depois, frite os bolinhos – é importante que o óleo esteja bem quente para evitar que o bolinho absorva gordura desnecessariamente. 

Quando estiver bem dourado por fora e macio por dentro, retire-os, coloque em um recipiente forrado com papel toalha e sirva na sequência.

Benefícios do brócolis

O brócolis é um alimento bastante nutritivo, pois contém cálcio, ferro, magnésio, potássio, proteínas, zinco e é uma boa fonte de fibras.

Além disso, possui  A, C, E e K e antioxidantes que ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.

Isso tudo contribui para retardar o envelhecimento precoce e também para prevenir vários problemas de saúde, como:

Diminuir inflamações 

O brócolis contém fitonutrientes que ajudam a diminuir o processo inflamatório e o estresse oxidativo.

Além disso, possui antioxidantes, como os carotenoides, luteína e zeaxantina, que auxiliam no combate aos radicais livres e diminuem o teor inflamatório das células.

Proteger saúde cardiovascular 

Devido à presença de fibras, magnésio, potássio e antioxidantes que fazem bem ao coração, o brócolis ajuda na saúde cardiovascular.

Isso é possível porque o magnésio e o potássio auxiliam na regulação da pressão arterial, promovendo o relaxamento das artérias e dos músculos do coração .

E as fibras contribuem para o controle do colesterol ruim (LDL), diminuindo assim o risco de doenças cardíacas.

Ajudar a controlar o açúcar no sangue

O brócolis contém sulforafano, substância que, segundo estudo do Centro de Diabetes da Lund University, na Suécia, inibe a produção de glicose e provoca a melhora da glicemia.

Além do mais, o alto teor de fibras ajuda a reduzir os níveis de açúcar no  sangue em paciente que sofrem com o diabetes tipo 2.

Fortalecer ossos 

O brócolis é fonte de magnésio, zinco e vitamina K, nutrientes que desempenham um papel fundamental para a mineralização do tecido ósseo. 

Além do mais, por conter cálcio, vitaminas A e C, o brócolis ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis.

Prevenir a anemia

A falta de ferro no organismo provoca a diminuição das hemácias (células vermelhas) da corrente sanguínea.

Como consequência, ocorre a anemia, uma doença cujos principais sintomas são:

  • Cansaço
  • Palidez cutânea
  • Câimbras
  • Taquicardia e falta de ar
  • Falta de concentração e de memória

Entretanto, como o brócolis é rico em ferro e outros nutrientes, ele contribui para a produção de hemácias, prevenindo assim a anemia.

Ajudar a emagrecer

O brócolis contém baixo teor de gordura e uma excelente quantidade de fibras e água.

Desse modo, estimula a eliminação do excesso de açúcar e gordura da corrente sanguínea, acelerando o processo de emagrecimento.

Melhorar a função cerebral 

Devido ao ácido fólico, magnésio e a vitamina K, o brócolis melhora as funções cognitivas e cerebrais. 

Com isso, aumenta a capacidade de raciocínio, a memória e a concentração.

De acordo com uma pesquisa da Rush University, nos Estados Unidos, o consumo de vegetais verde-escuros, como o brócolis, diminui a chance de problemas cerebrais.

Os pesquisadores avaliaram 900 idosos, e aqueles que consumiram esse tipo de vegetal, ao menos uma vez ao dia, apresentaram menos chance de ter declínio mental e perda de memória.

Fortalecer os olhos

Devido ao alto teor de vitaminas A, complexo B, C, D, betacaroteno e zeaxantina, o brócolis ajuda a prevenir doenças oculares, como catarata, degeneração macular, além de reduzir os danos causados pela radiação solar.

Manter a pele saudável

O brócolis é rico em vitamina C, que ajuda na formação de colágeno, um suplemento essencial para manter a elasticidade da pele.

Com isso, ajuda a reduzir rugas, linhas de expressão e a melhorar a textura da pele em geral.

Bom para gestantes

O brócolis contém ácido fólico, nutriente essencial na gestação, porque auxilia na formação do sistema nervoso do bebê e previne doenças.

Caso haja deficiência desse nutriente durante o período da gestação, podem ocorrer aborto espontâneo e síndrome hipertensivas.

Além disso, o brócolis fornece uma dose extra de antioxidantes, cálcio, fibras e vitaminas para as futuras mamães.

 Dicas de compra e armazenamento do brócolis

  • Na hora da compra, escolha o brócolis que tenha as folhas e flores verde-escuras, pois contém mais betacaroteno e vitamina C.
  • Evite comprar se estiver com amarelado ou com uma cor pálida, pois você não poderá aproveitar todos os nutrientes.
  • Escolha o brócolis com caule firme, porém evite aqueles com os talos endurecidos.
  • Evite comprar se estiver com brotos abertos, florescendo, descoloridos ou encharcados.
  • Guarde o brócolis fresco e sem lavar em um saco plástico aberto na gaveta da geladeira.
  • Procure consumi-lo em no máximo dois dias após a compra, pois será melhor aproveitado.
  • Você também poderá congelar após o cozimento: escorra bem depois de cozido, mergulhe imediatamente em uma vasilha com água gelada e gelo por três minutos. Depois escorra novamente e armazene em uma embalagem adequada no congelador (veja aqui a maneira correta de cozinhar brócolis).

Aqui no Cura pela Natureza temos outras receitas utilizando brócolis, como esta de torta, purê e salada.

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