O própolis possui ativos que ajudam a fortalecer a imunidade e a combater infecções causadas por vírus e bactérias.
Você já ouviu falar, consumiu ou usou o própolis?
Sabe o que é e para que serve?
Neste artigo, vamos explicar mais sobre a sua composição, benefícios, tipo e como usá-lo a favor da sua saúde.
O própolis é elaborado pelas abelhas e é usado para protegê-las contra insetos, microrganismos e também no reparo de frestas ou danos à colméia.
Ele é composto por resinas vegetais, bálsamos, cera de abelha, óleos essenciais e grãos de pólen.
Também possui propriedades antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória, hepatoprotetora, antioxidante, antitumoral e imunomodulatória.
Além disso, contém pró-vitaminas A e do complexo B, C, E, minerais como alumínio, bromo, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio e zinco.
Você pode encontrar o própolis em farmácias, lojas de produtos naturais ou obter a matéria-prima diretamente com os apicultores.
Benefícios do própolis
Assim como o própolis protege a colmeia, em nosso organismo tem ação semelhante.
Ele possui ativos que ajudam a fortalecer a imunidade, combater infecções causadas por vírus e bactérias e muito mais.
Veja a seguir quais são seus principais benefícios!
Ação anti-inflamatória e antibiótica
O própolis é rico em compostos bioativos como vitaminas, aminoácidos e flavonoides.
Com isso, age diretamente nas células, sendo um excelente anti-inflamatório para o tratamento de infecções respiratórias, urinárias, intestinais e úlceras gástricas.
Além disso, tem ação direta contra diversas bactérias e, ao contrário dos antibióticos sintéticos, esses microrganismos não criam resistência ao própolis.
Outro fator positivo do própolis é que ele combate apenas as bactérias nocivas, mas as benéficas, que são encontradas na flora intestinal, são preservadas.
Aumenta a imunidade
O própolis possui compostos como ação antifúngica, antibacteriana e antiviral, que ajudam a regular e fortalecer o sistema imunológico.
Com isso, produz anticorpos – glóbulos brancos -, que auxiliam no combate a fungos, vírus e bactérias.
Após o consumo, o própolis ativa a resposta imune do organismo contra os agentes patogênicos, estimulando a produção de citocinas que atuam na imunidade.
Efeito antioxidante
O própolis também é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres do organismo.
Com isso, previne a degradação celular, o envelhecimento precoce e diversas doenças.
Além disso, tem ação anestésica, cicatrizante e regeneradora de tecido, contribuindo para a cicatrização e regeneração da pele em pequenos ferimentos.
Combate problemas respiratórios
O própolis possui atividade antiviral, anti-inflamatória, antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antiviral e antioxidante.
Por isso, é eficaz contra gripes, resfriados e ajuda a aliviar os sintomas de dor de garganta e tosse.
Além do mais, contribui no tratamento de rinite, sinusite, asma, bronquite e, por conter ação anestésica, é eficaz no combate à amigdalite.
Protege contra Helicobacter pylori
Por ser antimicrobiano e ter ação anti-inflamatória e antioxidante, o própolis modela as atividades enzimáticas.
Com isso, torna-se eficiente no tratamento contra a H. pylori, uma bactéria que fica no estômago e causa problemas como gastrite, úlcera e até alguns tipos de câncer.
Saúde renal
Além das propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, e antioxidantes, o própolis tem efeito antiproteinúrico.
Por isso, segundo o Jornal da USP, traz benefícios para tratamento de doença renal crônica.
O própolis age como um complemento, diminuindo o marcador inflamatório e evitando perda de proteína na urina.
Saúde bucal
O própolis contém fenólicos que ajudam a manter a integridade do esmalte dos dentes, previne cáries, periodontite e combate o mau hálito.
Além disso, segundo estudo da Kohat University of Science and Technology, no Paquistão, previne outros problemas bucais.
O extrato etanólico de própolis auxilia na prevenção de infecções microbianas e no tratamento da inflamação das gengivas e afta.
Faz bem para a pele
A atividade antibacteriana e anti-inflamatória do própolis ajuda a reduzir a seborreia e o excesso de oleosidade da pele.
Por isso, pode auxiliar também no tratamento contra acne, pois estimula a produção de colágeno e renova o tecido da pele, sem formar cicatrizes.
Além disso, sua ação antioxidante combate o excesso de radicais livres, que são moléculas que causam o envelhecimento precoce.
Tipos de própolis
Como o própolis é obtido a partir da colheita de resinas presentes na vegetação, ele pode apresentar diferentes cores, sabores e aromas.
Separamos aqui os mais comuns e suas principais características.
Própolis marrom
Este é o própolis mais comum no Brasil, possui ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antioxidante e cicatrizante.
Sua coloração se deve ao processo de oxidação causado pela exposição solar e tem origem em muitas plantas.
Própolis verde
Este tipo de própolis é proveniente da planta alecrim-do-campo e se destaca pela alta concentração de flavonoides e compostos fenólicos.
Ele também tem ação antifúngica, antibacteriana, antiviral e cicatrizante .
Mas, além disso, é antioxidante, anti-inflamatório e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Própolis vermelho
O própolis vermelho possui alta concentração de isoflavona, uma substância com ação bactericida e anticancerígena .
Também tem uma estrutura molecular semelhante à do estrogênio, um hormônio feminino que auxilia na ovulação.
A planta que dá origem ao própolis vermelho é conhecida como rabo-de-bugio.
Própolis preto
Este tipo de própolis mais viscoso, se comparado aos demais, ainda está pouco difundido e suas propriedades medicinais ainda estão em estudo.
É mais comum encontrá-lo em algumas regiões do Nordeste, pois lá é produzido a partir da planta conhecida como jurema-preta, além de ser misturado com outros tipos de resinas.
Como consumir e/ou usar o própolis
- Tosse com catarro, gripe, sinusite e amigdalite: coloque três a cinco gotas do extrato de própolis em algum chá e tome até dez vezes durante o dia.
- Problemas respiratórios: pingue algumas gotas do extrato de própolis em água fervente e faça inalações com o vapor até cinco vezes ao dia.
- Dor de garganta e infecções: adicione cinco gotas de extrato de própolis em uma xícara de água faça gargarejos até cinco vezes ao dia.
- Regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas: com a região devidamente higienizada, aplique uma ou duas gotas do extrato de própolis sobre a ferida, de três a quatro vezes por dia.
Importante
Embora no rótulo há uma recomendação de dose sugerida, para o consumo do produto em gotas recomenda-se consultar um médico.
Isso porque, a posologia e o modo de uso depende da idade e do local da enfermidade.
Além do mais, pessoas alérgicas ao própolis não devem consumi-lo e/ou aplicá-lo na pele, podendo correr o risco de sofrer com inchaço, coceira e urticária.
A quantidade diária recomendada também não deve ser ultrapassada.
- Você também poderá gostar de saber se o mel que você comprou é puro ou foi adulterado e os benefícios da geleia real para a saúde.