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Benefícios do Pilates para a sua saúde

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Saiba como o Pilates pode melhorar a sua saúde em vários aspectos.

O Pilates é uma série de exercícios físicos de controle muscular que auxilia na melhora da saúde e beneficia todo o corpo. 

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates e a técnica envolve seis princípios: concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

Entenda melhor cada um deles.

Concentração

O objetivo é se manter o mais concentrado possível enquanto realiza o exercício. 

Com isso, você irá garantir que os movimentos sejam feitos com a maior eficácia possível.

Além disso, trabalha a memória, a inteligência, a criatividade, a intuição e ajuda a desestressar.

Controle 

O controle tem como propósito aprimorar a coordenação motora e o posicionamento do corpo durante os movimentos.

Como resultado, a pessoa vai ter uma fixação melhor da coluna vertebral e também estabilidade.

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Com o corpo e as articulações dos membros inferiores e superiores alinhados, diminui os riscos de lesões.

Precisão 

A precisão é fundamental para colocar o seu corpo no eixo certo, controlando o equilíbrio durante os movimentos.

Como cada exercício tem um propósito, a precisão o ajudará a manter a qualidade e a execução fiel do movimento.

Um movimento preciso é fundamental para manter o equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados durante os exercícios.

Centro

Este princípio também conhecido como powerhouse e, leva em consideração toda a parte abdominal para estabilizar o tronco. 

Nesse exercício, todo e qualquer movimento só deve ser iniciado após ativar o centro de força do corpo.

O objetivo aqui é deixar a musculatura bem trabalhada para que diminua a sobrecarga sobre a região lombar.

Respiração 

Você deve coordenar e sincronizar a respiração com o movimento do exercício, somente assim vai conseguir obter todos os benefícios propostos.

Durante os exercícios, a respiração faz toda a diferença, pois, além de fornecer oxigênio ao corpo, ajuda a controlar a musculatura.

Além disso, é fundamental ter uma inspiração profunda seguida de uma expiração forte, para poder estabilizar a coluna.

Assim, além de conseguir uma postura correta, ajuda a diminuir a dor muscular e melhora o rendimento durante os exercícios.

Fluidez 

Na fluidez, os movimentos praticados devem ser vivenciados com plenitude em cada exercício.

Quando você faz os movimentos com fluidez, exercitase de maneira mais consistente, cognitiva e confiável.

Além disso, os movimentos precisam ser executados em harmonia com a respiração, de maneira mais lenta, leveza e amplitude articular.

Benefícios do Pilates

O método Pilates é conhecido por milhares de pessoas, porém muitas delas não sabem para que serve e quais são seus pontos positivos.

Dessa forma, separamos alguns dos principais benefícios que o Pilates vai proporcionar a você e a seu corpo.

Confira como esse método pode melhorar a sua saúde em vários aspectos. 

Aumenta a resistência física

Como os exercícios de Pilates trabalham diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, a resistência física é beneficiada.

Devido a esse fortalecimento, a musculatura e o abdômen são tonificados, o que é excelente para a prática de atividades físicas e esportes.

Além disso, os exercícios de Pilates, como os alongamentos, auxiliam no aumento da flexibilidade.

Porém, isso varia de pessoa para pessoa, pois deve-se levar em consideração fatores como altura, sexo, postura e atividades diárias.

Corrige problemas de postura

Devido à postura incorreta, muitas pessoas acabam sofrendo com problemas de coluna.

No entanto, o método de Pilates contribui para o tratamento desses desconfortos, pois os exercícios de reabilitação atuam nessas áreas.

Além disso, os alongamentos e a flexibilidade mantêm a coluna na postura correta do dia a dia.

Também, durante os movimentos, a musculatura se fortalece e a coluna fica ereta, contribuindo para que, a longo prazo, os problemas sejam tratados.

Assim, evita-se que eles continuem evoluindo e causem maiores complicações no futuro.

Porém, além da prática de Pilates, é fundamental procurar um médico especialista para um diagnóstico e tratamento mais completo. 

Alivia as tensões

Devido ao fato de trabalhar a concentração e a respiração, o Pilates ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Além disso, os efeitos positivos à mente permitem melhorar a qualidade do sono, contribuindo para que você durma tranquilamente.

O Pilates também contribui para o relaxamento do corpo e da mente, pois ajuda a liberar endorfina e serotonina, causando sensação de bem-estar.

Melhora a respiração

Pessoas que sofrem com o estresse e/ou a ansiedade costumam interromper a respiração normal, bloqueando o músculo do diafragma.

Porém, o Pilates também trabalha a musculatura respiratória, ajudando as pessoas a respirarem melhor.

Ajuda a controlar o peso

Por se tratar de uma série de exercícios, ao praticar o Pilates seu corpo vai queimar calorias através dos movimentos.

Desta forma, auxilia seu corpo no processo de perda de peso, porém é necessário haver uma reeducação alimentar para que isso aconteça.

Aumenta a disposição

É comum passarmos por um momento de preguiça e não ter vontade de fazer nada durante o dia.

Todavia, quando o seu corpo não é movimentado, além de estar colaborando com o sedentarismo, você pode prejudicar a sua saúde de maneira geral.

Isso porque, poderá desenvolver doenças como hipertensão, obesidade e atrofiamentos.

Por isso, ao praticar Pilates, seu corpo vai ganhar condicionamento físico e você terá mais disposição para realizar suas atividades durante o dia.

Importante

O Pilates deve ser trabalhado individualmente, de forma efetiva e segura, sempre respeitando a necessidade de cada indivíduo.

Além disso, fique atenta (o) quando for procurar um studio para fazer o Pilates, afinal de contas, você estará cuidando da sua saúde. 

E ninguém pode negligenciar uma área da vida tão importante.

Portanto, leve em consideração fatores como:

  • Qualificação do profissional: ele deve ter um certificado de uma escola de formação que o habilite a dar aulas de Pilates.
  • Analise a estrutura física do espaço: tudo deve ser limpo, organizado e permitir a movimentação de pessoas para a boa execução dos exercícios.
  • Qualidade dos equipamentos: verifique se os equipamentos são modernos, seguros e se estão com a manutenção em dia.
  • Quantidade de alunos: o ideal é no máximo três alunos por professor, pois se ele orienta um número maior de praticantes ao mesmo tempo, as instruções podem ficar um pouco prejudicadas.
  • Defina seu objetivo: converse com o seu instrutor e deixe claro para ele qual é o seu objetivo com a prática dos exercícios.

Além disso, para que os exercícios fluam da forma correta, é necessário seguir os seis princípios de forma harmônica.

Em resumo, o Pilates é uma atividade física que proporciona diversos benefícios, para qualquer idade e qualquer objetivo.

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