Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Benefícios do jaborandi

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Planta nativa da Amazônia, o jaborandi (Pilocarpus jaborandi Holmes) era usado pelos índios para tratar úlceras de boca e como antídoto para vários venenos ou toxinas devido à propriedade de promover suor, micção e salivação.

Estudos feitos com a planta comprovaram que ela aumenta consideravelmente a transpiração, a salivação e a secreção das membranas mucosas do nariz, dos tubos bronquiais, do estômago e dos intestinos.


Também foi descoberto no jaborandi a pilocarpina. Os sais de pilocarpina, extraídos das folhas do jaborandi, são utilizados na fabricação de colírios para tratamento de glaucoma.

No glaucoma de ângulo aberto, a pilocarpina pode ser útil, pois contrai as pupilas e aumenta a drenagem da câmara anterior. No glaucoma de ângulo fechado o colírio de pilocarpina promove a constrição pupilar, que, por sua vez, exerce pressão sobre a íris e, conseqüentemente, desobstrui os canais de saída.

O jaborandi é utilizado no tratamento de febre, estomatite, laringite, bronquite, gripe, pneumonia, intoxicações, neurose, doença renal, edema, pleurisia, pneumonia, difteria, nefrite aguda, hidropsia renal, intoxicação, diabete pancreática, doença oftálmica e de pele, hiperidrose, açúcar na urina, entre muitas outras.

Observação: Deve-se usar o jaborandi via oral com muita cautela, preferencialmente sob orientação de um profissional. É contraindicado a pessoas cardíacas e de constituição fraca, bem como na gravidez. O uso interno pode causar vômito, diarreia e insuficiência cardíaca. Externamente pode causar irritação ocular.

Dosagem

Uso interno

Pó: 2 a 5 gramas diárias, em doses máximas de 0,5 grama.
Tintura: 2 a 5 mL por dia.

Infusão: 20 gramas do pó das folhas para 1 litro de água. Tomar 2 xícaras ao dia entre as refeições.

Uso externo

Colírio: concentração de 1% a 2%.

DEIXE SEU COMENTÁRIO