Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Benefícios do cártamo


O cártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-dos-tintureiros.
Usos tradicionais: amenorreia, ataque apoplético, celulite, coágulos no sangue, colesterol alto, contusões, deslocamentos, febre, histeria, inflamações, perda de peso, resfriados, sarampo.
Propriedades medicinais: analgésico, anticoagulante, anti-inflamatório, antioxidante, carminativo, diaforético, diurético, emenagogo, imunoestimulante, laxante.
O cártamo também é rico em ácido oleico ômega-9, uma gordura monoinsaturada saudável. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidas regularmente e, segundo os pesquisadores, podem cortar o risco de doenças cardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácido oleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o óleo de cártamo é capaz de diminuir rapidamente os níveis de colesterol em cerca de metade das pessoas. Outro estudo realizado na mesma universidade constatou que o ácido oleico estimula a produção do lipídio oleil-etanolamida (OEA), substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado “mau colesterol”.
É uma das mais ricas fontes de ácido linoleico. O ácido linoleico conjugado  (CLA) em forma de suplemento é necessário para manter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível ótimiado de CLA apenas seguindo uma dieta normal. O cártamo é usado na perda de peso como um queimador de gordura.
O cártamo ajuda na circulação do sangue e alivia a dor. É usado como unguento para contusões, deslocamentos e inflamações.
Fonte: Plantas Medicinais e Fitoterapia (texto adaptado)
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO