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Pular corda: principais benefícios desse exercício e como começar a praticar

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Pular corda é um exercício aeróbico completo e promove diversos benefícios para o organismo.

Pular corda é uma atividade simples, porém com vários benefícios. 

Este é um exercício aeróbico completo, já que exercita todo o corpo. 

De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Nova York, Estados Unidos, a prática de exercícios aeróbicos tem efeitos positivos na saúde. 

Fazê-los regularmente auxilia na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos, como a obesidade.

Portanto, ao pular corda com frequência, você irá manter seu corpo saudável e sempre em forma.

Conheça os principais benefícios que essa atividade proporciona.

Melhora a saúde cardiovascular

O movimento que é gerado quando você pula corda beneficia de maneira direta o sistema cardiovascular.

Segundo estudo publicado na European Journal of Applied Physiology, o exercício de pular corda diminui os riscos de doença cerebrovascular em pessoas jovens.

Aumenta a capacidade pulmonar

Quando você pula corda, seus pulmões recebem mais ar, e isso ajuda em casos de problemas respiratórios.

Além disso, a prática desse exercício aumenta a resistência física, o que reduz a sensação de asfixia que certas atividades causam.

Ajuda a queimar calorias

Pular corda por cerca de 30 a 40 minutos ajuda a gastar em média até 400 calorias. 

Porém, muitos não conseguem manter esse hábito por tanto tempo.

Mesmo assim, pular corda de oito a dez minutos já garante um auxílio importante na perda de peso.

Além disso, este exercício também reduz o risco de doenças relacionadas à obesidade.

Elimina toxinas

Enquanto você está pulando corda, estará expulsando toxinas do corpo por meio do suor.

Isso permite a regeneração das células e o funcionamento adequado.

Tonifica os músculos

Quando você pula corda, todos os músculos do corpo trabalham.

Começa pelo grupo muscular central e na sequência os músculos superiores e inferiores. 

A parte superior do bíceps e o trapézio são usados para manter a corda sempre em movimento constante. 

Além disso, por causa da força dos saltos, os abdominais se contraem.

Com isso, os quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas, que são os músculos da parte inferior do corpo, se contraem e aumentam o tônus. 

Por essa razão, pular corda é uma atividade que estimula a tonificação do corpo e também auxilia na perda de gordura.

Ajuda a prevenir e recuperar lesões

Praticar o mesmo exercício todos os dias poderá resultar em alguma lesão por repetição de esforço, como tendinite e dores nas “canelas”.

Esse ato de repetir os mesmo movimentos todos os dias causa estresse nas articulações, músculos, tendões e ligamentos.

Diante desses fatores, você precisa variar as atividades praticadas para poder aliviar essa tensão.

Desse modo, adicionar o exercício de pular corda entre a corrida, por exemplo, poderá evitar lesões por repetição.

Além disso, ao fazer a variação de intensidade do exercício, aumenta o fluxo de sangue e também a entrega de nutrientes para os músculos tensos.

Melhora a densidade óssea

O exercício de pular corda contribui para o fortalecimento dos ossos, principalmente se praticado desde a juventude..

Conforme estudo publicado na revista digital Plos One, pular corda aumenta a densidade mineral óssea nas extremidades inferiores.

Evita o estresse e melhora a atividade cerebral

Essa atividade cria novas conexões neurais e libera hormônios que geram uma atitude positiva.

Isso é possível devido à coordenação necessária para pular corda.

De acordo com uma revisão publicada na revista Frontiers in Psychology, o exercício aeróbico ajuda a aumentar a liberação de endorfina.

Cuidados e como iniciar o exercício

Apesar de ser um exercício fácil, é necessário alguns cuidados na hora de pular corda, para evitar impacto nas articulações.

Portanto, ao iniciar a atividade, você deve primeiro fazer alguns alongamentos.

Depois, com uma boa técnica e a posição correta para pular corda, você conseguirá dominar o exercício rapidamente.

Siga o passo a passo:

  1. Mantenha a cabeça ereta e olhe para frente, nunca para baixo
  2. Deixe os joelhos sempre ligeiramente flexionados e o tronco reto
  3. Mantenha os cotovelos próximos ao corpo
  4. Uso o pulso para bater a corda e não os braços
  5. Escolha um calçado confortável e com uma sola adequada, que amorteça os pulos
  6. Para começar a pular, tome impulso com as pontas dos dedos e, ao cair, também se apoie neles.
  7. Os pulos devem ter entre 3-4 centímetros

Geralmente, quando você não está em forma, é normal sentir-se cansado.

Por isso, recomenda-se aumentar o tempo aos poucos para adquirir resistência.

Sugestão para iniciantes

Pratique o exercício três vezes na semana, seguindo o cronograma abaixo:

  • Primeira semana: 4 sessões de 25 pulos
  • Segunda semana: 4 sessões de 30 pulos
  • Terceira semana: 4 sessões de 35 pulos
  • Quarta semana: 4 sessões de 40 pulos

Ao passar de uma sessão para a outra, pare por alguns minutos e descanse.

À medida que seu corpo for se acostumando com o exercício, aumente gradativamente a quantidade de pulos.

Importante

Embora seja um excelente exercício, pular corda não é indicado em alguns casos. 

Gestantes, pessoas acima do peso e com problemas nas articulações devem evitar a atividade.

Isso porque existe grande probabilidade de ocorrerem danos nos joelhos, tornozelos e quadris.

Pular corda é um dos melhores exercícios para incorporar à sua rotina, junto daqueles que você já tem o hábito de praticar.