Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Benefícios da sauna

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Quando estamos na sauna, o calor estimula a circulação do sangue e a transpiração, ajudando o corpo a liberar substâncias de que não precisa e melhorando consideravelmente a circulação geral.

Nos tempos medievais, os curandeiros usavam a sauna para curar muitos tipos de doença e os padres a empregavam para afastar os maus espíritos. Alguns hospitais psiquiátricos usam sauna nos seus programas de reabilitação para pacificar pacientes.

A transpiração durante uma sauna de no mínimo 15 minutos faz o corpo se livrar de metais pesados que os rins levariam 24 horas de trabalho constante para expelir. Daquilo que o suor traz à superfície da pele 99% são água e 1% são substâncias tóxicas. O sal em excesso também é transportado pelo suor, por isso estimular a transpiração é muito benéfico nos casos de hipertensão leve.

Como benefícios gerais, a sauna melhora a circulação sanguínea, fortifica o sistema cardiovascular, relaxa os músculos, aumenta a flexibilidade e alivia dores. Outro grande benefício da sauna é o alívio, sem nenhum efeito tóxico, de dores nas articulações e da rigidez dos músculos. Na sauna também queimamos centenas de calorias sem ter que passar horas nos exercitando.

Além disso, a sauna limpa profundamente a pele e estimula o sistema imunológico.

Numa sauna quente, o corpo age como se tivéssemos febre e todos os órgãos internos e externos trabalham para se livrar dela, acelerando o seu ritmo e libertando toxinas, como metais pesados, ácido úrico e ácido láctico.

Em resumo, a sauna:

  • Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez.
  • Alivia dores reumáticas e das costas.
  • Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite).
  • Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo.
  • Hidrata a pele e desobstrui os poros.
  • Limpa e desobstrui as vias respiratórias.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Proporciona agradável sensação de bem-estar.
  • Relaxa a musculatura e facilita o sono.
Após o banho de sauna, recomenda-se uma boa ducha fria por aproximadamente 30 segundos, tempo suficiente para ativar a circulação sanguínea resfriando apenas a superfície da pele e sem resfriar o interior do corpo, o que poderia torná-lo vulnerável a resfriados e gripes.

Desde que se esteja com a saúde perfeita, a sauna não causa problema algum; pelo contrário, é extremamente benéfica.

Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e pessoas idosas podem desfrutar dessa terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes um médico para verificarem a existência de eventuais restrições.

Lembro que existem no mercado saunas portáteis, que são práticas e podem ser usadas em casa, para nosso maior conforto.



Fontes de pesquisa:http://www.moinhos-velhos.com/sauna-portuguese.htm
http://www.asserpi.com.br/Estrutura%20social/Sauna/Benificios.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO