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Bebida fermentada probiótica de casca de abacaxi para recuperar a flora intestinal

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Esta bebida é rica em microrganismos que regulam a saúde intestinal e aumentam a imunidade.

Sempre que consumimos o abacaxi, a tendência é descartar a casca, afinal, muitas pessoas pensam que é apenas lixo.

Porém, é um ingrediente que possui vários benefícios para a saúde e, com ela, você pode preparar uma bebida fermentada para ajudar a recompor a flora intestinal.

O que é a flora intestinal?

Trata-se do conjunto de bactérias que habitam naturalmente o nosso intestino.

Esses microrganismos são essenciais para realizar os processos necessários para manter o intestino e o organismo funcionando corretamente.

Por exemplo, eles ajudam na digestão dos alimentos e no monitoramento de agentes nocivos que podem causar doenças.

A flora intestinal também auxilia na produção de alguns nutrientes, na absorção de minerais e no equilíbrio do sistema imunológico.

Por isso, é muito importante mantê-la sempre saudável, caso contrário, suas funções poderão ser comprometidas.

Entre os indicadores que mostram uma flora intestinal em estado deficitário, estão:

  • Suscetibilidade a infecções;
  • Inchaço abdominal, gases, flatulência e eructação (arroto);
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Odores desagradáveis nas fezes.
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Parasitas intestinais;
  • Alergias alimentares;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Língua branca;
  • Má digestão de alguns alimentos, principalmente laticínios, amidos e açúcares.

Fatores que danificam a flora intestinal

  • Má alimentação, rica em gorduras, carnes e açúcares refinados;
  • Ausência de probióticos na alimentação
  • Excesso de álcool e cigarro;
  • Distúrbios digestivos;
  • Estresse e/ou fortes emoções;
  • Medicamentos antibióticos em excesso;
  • Laxantes químicos;
  • Sedentarismo – não praticar atividades físicas;
  • Não dormir bem.

No entanto, o consumo de probióticos, que são microrganismos vivos, ajudam a manter a flora intestinal controlada. 

Com isso, contribui para a prevenção e tratamento de problemas intestinais.

Porém, a maioria dos probióticos que existem no mercado são derivados de leite, o que acaba limitando o consumo deles.

Seja pelo custo, pois alguns não são tão baratos, pela intolerância à lactose ou simplesmente porque não apreciam leite e derivados. 

Mas, devido ao potencial benefício à saúde, é fundamental diversificar a oferta de produtosprobióticos.

Por isso, vamos ensinar uma bebida fermentada de casca de abacaxi.

Benefícios da casca de abacaxi

Segundo o Ministério da Saúde, a casca do abacaxi possui 38% a mais de vitamina C do que a polpa da fruta.

Essa vitamina colabora com a produção de suco gástrico no sistema digestivo, facilitando assim a boa digestão.

Além disso, a casca de abacaxi contém bromelaína, uma enzima digestiva que ajuda na quebra de partículas de proteína.

Desse modo, auxilia o intestino delgado na absorção de moléculas decompostas, contribuindo para o processo digestivo.

De acordo com um estudo da Universidade Sri Ramachandra, da Índia, a bromelaína também pode ser eficaz para quem sofre de insuficiência pancreática

  • Insuficiência pancreática: ocorre quando o pâncreas não produz mais enzimas, o que acaba prejudicando a  digestão.

Por fim, a vitamina C também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo diversas doenças.

Bebida fermentada de casca de abacaxi

Esta bebida é preparada a partir da fermentação da casca do abacaxi, que contém vários microrganismos que beneficiam a flora intestinal.

Além disso, ajuda a melhorar a digestão, combate a retenção de líquido, edemas (inchaço), inflamação e melhora a circulação.

Ingredientes:

  • Casca de um abacaxi orgânico
  • 250g de açúcar mascavo
  • 1,5 litro de água

Importante: Para que você possa obter os benefícios dessa bebida, é fundamental que o abacaxi seja orgânico.

Isso porque os pesticidas aplicados na fruta matam os microrganismos presentes na casca.

Modo de preparo:

Primeiro você deve lavar bem o abacaxi (com a casca) utilizando uma escovinha limpa e um pouco de vinagre branco.

Enxágue bem com água filtrada (sem cloro).

Dica: tenha uma escovinha reservada para lavar somente frutas e legumes.

Descasque o abacaxi, porém, deixe um pouquinho de polpa da fruta na casca e corte em pedaços pequenos.

Coloque dentro de um recipiente de vidro limpo e esterilizado, adicione um litro de água (500ml será adicionado após o segundo dia) e o açúcar mascavo.

Coloque, se possível, uma tampa nesse recipiente, cubra com um pano limpo e deixe-o em temperatura ambiente por dois dias. 

Caso o clima esteja mais frio, menos que 20ºC, pode demorar um pouco mais para concluir o processo.

Após esse tempo, adicione 500ml de água e deixe fermentar por mais 12 horas e conserve na geladeira para interromper a fermentação.

Modo de consumo:

Tome diariamente, da seguinte maneira:

  • Para recompor a flora intestinal: beba um copo em jejum, meia hora antes do café da manhã – pode repetir também após o almoço e o jantar, meio copo (100ml) é o suficiente.
  • Como tratamento: tome meio copo (100ml) meia hora antes do almoço e mais meio copo antes do jantar.

Faça esse tratamento com frequência, sempre que sentir necessidade ou depois de tomar antibióticos.

Sugestão: durante o processo de fermentação, os micróbios consomem o açúcar, por isso, se sentir necessidade de adoçar para tomar, utilize mel ou estévia.

Dicas extras para manter a saúde da flora intestinal

A saúde da flora intestinal é influenciada pelo nosso estilo de vida, por isso alguns hábitos diários podem ajudar.

Dentre eles:

  • Consuma alimentos em locais com boa higiene;
  • Lave bem os alimentos do consumo;
  • Cozinhe os alimentos adequadamente;
  • Mantenha uma dieta rica em fibras, que inclua grãos integrais e vegetais;
  • Consuma produtos probióticos, pois contêm bactérias vivas e também estimulam o crescimento de bactérias boas;
  • Coma vagarosamente e mastigue bem os alimentos;
  • Evite o açúcar e os carboidratos em excesso;
  • Diminua o consumo de gorduras animais;
  • Melhore a qualidade do seu sono;
  • Pratique exercícios físicos diariamente;
  • Consuma bastante água – no mínimo dois litros por dia;
  • Fique atento (a) aos tratamentos médicos com antibióticos, pois esses medicamentos eliminam as bactérias.

Você pode preparar também estas receitas de probióticos caseiros para melhorar a saúde intestinal:

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