Batata doce anti-inflamatória: faça com ela uma excelente bebida “azul”

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Essa receita é super anti-inflamatória, antioxidante e rica em antocianinas que lhe dão essa cor característica dela.

A preocupação com a saúde e o bem-estar tem se tornado cada vez mais importante.

Por isso, adotar uma dieta equilibrada e nutritiva é fundamental para manter um estilo de vida saudável.

Afinal, a alimentação desempenha um papel crucial em nosso corpo, fornecendo os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo.

Uma alimentação saudável é aquela que oferece uma variedade de alimentos naturais e minimamente processados.

Além disso, devem ser ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Ao adotar uma dieta equilibrada, é possível obter todos os nutrientes necessários para promover o crescimento e desenvolvimento adequados.

Também, é fundamental para manter um sistema imunológico forte, prevenindo uma série de doenças.

No entanto, existem vários motivos que podem impedir as pessoas de inserir alimentos saudáveis em sua dieta.

Alguns dos mais comuns inclui:

  • Hábitos e preferências alimentares;
  • Falta de tempo, devido a vida agitada;
  • Desinformação ou falta de educação nutricional;
  • Custo dos alimentos saudáveis;
  • Influência social e cultural;
  • Resistência a mudanças dos hábitos alimentares.

Portanto, é necessário rever essas situações e começar, aos poucos, a mudar seus hábitos alimentares.

Aqui no Cura pela Natureza estamos sempre ensinando receitas que podem te auxiliar nesse processo de mudança alimentar.

E hoje você irá aprender a preparar uma batata-doce anti-inflamatória de uma forma diferente das convencionais.

Provavelmente você já consumiu, consome, viu ou ouviu falar da batata-doce roxa, certo?

Pois bem, essa variedade é considerada uma opção super antioxidante e anti-inflamatória do alimento.

Uma forma de aproveitar seus benefícios, é através de uma bebida quente “azul” simplesmente incrível e deliciosa.

Benefícios da batata-doce roxa

A batata-doce roxa é rica em vitaminas A, C, E, além de minerais essenciais como ferro, potássio e magnésio.

Devido a esses nutrientes, ajuda a aumentar a imunidade, melhora a visão, o cabelo e a pele. 

Também atua na prevenção de anemia, doenças cardiovasculares, pedras nos rins e na vesícula.

Além disso, tem ação antioxidante, que combate os radicais livres que danificam as células do corpo.

A batata-doce roxa contém ácido clorogênico, que auxilia na prevenção de coágulos sanguíneos e na regulação da pressão arterial.

Ela é recomendada para pessoas com hipertensão, pois ajuda a regular os níveis de pressão sanguínea.

Segundo um estudo do Centro Nacional de Pesquisa Agrícola do Japão, a batata-doce roxa possui uma tendência à redução da pressão arterial sistólica.

Por fim, é rica em fibras alimentares, o que promove a sensação de saciedade e auxilia na perda de peso.

Ela também melhora a digestão, prevenindo a constipação (prisão de ventre), diarreia, além de evitar o inchaço abdominal.

As fibras presentes na batata-doce roxa também ajudam na absorção de nutrientes, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

Ainda, de acordo com um estudo da Universidade Estadual do Kansas, EUA, a batata-doce roxa pode auxiliar na proteção do câncer colorretal.

Receita da batata-doce antioxidante e anti-inflamatória

Essa receita é super anti-inflamatória, antioxidante e rica em antocianinas que lhe dão essa cor característica dela.

Ingredientes:

  • 125 g de batata doce roxa cozida
  • 1 xícara de leite vegetal
  • 1/4 de colher (chá) de extrato de baunilha – opcional
  • 1/8 de colher (chá) de canela em pó
  • 3 tâmaras do tipo jumbo para adoçar

Sugestão: você também pode usar caramelo de tâmaras, mel de uva-passa, stévia ou açúcar demerara/mascavo para adoçar.

O leite vegetal pode ser o de soja, amêndoas, castanha, nozes ou coco.

Modo de preparo:

Descasque a batata doce e cozinhe por 20 minutos ou até ficar bem macia – reserve a água para usar posteriormente.

Em seguida, coloque no liquidificador, adicione o leite vegetal de sua preferência, o extrato de baunilha, a canela e as tâmaras.

Se optar por outro adoçante, adoce apenas na hora do consumo.

Bata bem até obter um creme homogêneo e transfira para uma leiteira (ou panela) para aquecer.

Agora temos duas opções de consumo: uma bebida e/ou pudim.

Para deixá-lo mais líquido e consumir com o uma bebida, acrescente um pouco mais de leite vegetal ou água do cozimento da batata.

Para transformar em um pudim, cozinhe em fogo médio/baixo até reduzir e leve à geladeira para firmar.

O restante da água do cozimento, você pode utilizar como substituto do leite no preparo  de vitaminas e bolo.

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