Os pesquisadores filipinos observaram outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K e B6. Esta última, especificamente, é essencial na dieta e sua ausência pode provocar insônia, fraqueza e irritabilidade. Os cientistas destacam que a vitamina B6 regula o nível de glicose no sangue, o que também repercute no estado de ânimo das pessoas.
Ainda segundo o estudo, a banana não produz colesterol nem causa obesidade. Além disso, ela reduz o risco de ataques cardíacos e contribui para reforçar a massa muscular e a energia, especialmente nas crianças.
Além disso, a fitoalexina, outra substância presente na banana, funciona como um antibiótico natural. Esta substância é uma possível inibidora do envelhecimento precoce, de inflamações e de doenças cardiovasculares. “Gerado em função do ataque de bactérias e radiação, esse componente é descrito como um poderoso agente antienvelhecimento e de prevenção de úlceras”, explica Giuseppina Pace Pereira Lima, professora do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu.