domingo, 17 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Banana, erva-doce e mais 3 alimentos que combatem o refluxo

Você sofre ou conhece alguém que tem refluxo? Fique sabendo agora que tipos de alimentos podem acabar com essa condição incômoda.

O refluxo gastroesofágico, refluxo ácido, ou apenas refluxo, é uma condição gástrica muito incômoda que afeta cerca de 20% da população adulta do mundo.

Especialistas apontam que o refluxo pode ir de moderado a grave, a depender das medidas que a pessoa acometida tome para neutralizar a doença.

Essa enfermidade se caracteriza por impulsos que fazem com que o conteúdo do estômago volte ao esôfago, levando junto o suco gástrico que irrita a mucosa do esôfago.

Nesse sentido, o movimento só é possível porque a seção inferior do esfíncter esofágico não se fecha completamente, permitindo que os materiais que estejam dentro do estômago voltem.

Esse movimento abrupto provoca sintomas como dores na altura do estômago, dor torácica, vômito, fortes crises de azia, entre outros.

Muitos fatores podem levar ao aparecimento do refluxo, e os principais fatores de risco para a doença são o hábito de fumar, a obesidade, a presença de uma hérnia de hiato e o uso de alguns medicamentos como anti-histamínicos e antidepressivos.

Além disso, mulheres grávidas frequentemente apresentam sintomas de refluxo ácido.

Como o refluxo pode ser combatido?

O tratamento para refluxo gastroesofágico é, na maioria das vezes, simples e prático, tendo bom prognóstico.

Medicamentos como antiácidos e inibidores de bomba de prótons, podem ser receitados pelo gastroenteriologista para uso do paciente.

Entretanto, as melhores ações para combater o refluxo estão na mudança do estilo de vida.

A perda de peso, o abandono do cigarro e de hábitos como deitar-se após refeições, podem ajudar muito na eliminação do refluxo.

Além disso, uma alimentação saudável e balanceada também é indicada.

Nesse sentido, continue lendo esse artigo e descubra abaixo quais são os melhores alimentos para combater o refluxo.

Alimentos que combatem o refluxo

Assim como adotar uma dieta saudável é importante para tratar o refluxo, abandonar o consumo de alguns alimentos também é essencial para alcançar esse objetivo.

Portanto, se você possui refluxo, pare hoje mesmo de comer frituras e alimentos que sejam muito gordurosos ou muito ácidos.

Vinagre de maçã

Ao contrário do que se pensa, o vinagre de maçã é um aliado na luta contra não apenas o refluxo, mas contra todas as outras doenças causadas pelo excesso de acidez estomacal.

O produto tem o potencial de equilibrar a acidez local e por isso é recomendado.

De agora em diante, coloque sempre um pouco de vinagre de maçã em suas saladas.

Feijão verde

O feijão verde possui altas quantidades de magnésio.

Esse mineral importante possui, entre outras funções, o trabalho de regular os impulsos nervosos, “acalmando” as contrações musculares involuntárias.

E, como já dissemos, os refluxos surgem de contrações musculares no estômago que expulsam o conteúdo que está dentro do órgão, que então volta ao esôfago.

Coma feijão verde ao invés de outro tipo de feijão e, quando for prepará-lo, use ervas medicinais como espinafre e aipo.

Arroz integral

O arroz integral recebe esse nome por não ter passado pelos processos industriais comuns, o que explica a sua coloração marrom, diferente do tradicional arroz branco.

Esse grão famoso é também um verdadeiro depósito de substâncias que ajudam o estômago a trabalhar melhor, como as fibras solúveis.

Portanto, adicione o arroz integral à sua dieta e ajude seu sistema gástrico a trabalhar melhor.

Banana

As bananas possuem altas quantidades de substâncias que agem como antiácidos naturais, protegendo a membrana que recobre o estômago.

Essa barreira de proteção impede que os ácidos que fazem a digestão agridam a pele do estômago e consequentemente do esôfago.

Além disso, essa fruta tropical é rica em potássio, um mineral conhecido por seu teor alcalinizante, que por si só já é um contraponto importante ao pH ácido do estômago de uma pessoa acometida por refluxo.

Erva-doce

Os produtos da erva-doce, como o seu famoso chá ou o seu óleo essencial, podem combater o refluxo.

Essa planta possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que pode “relaxar” a musculatura estomacal, evitando as contrações que causam o refluxo.

Importante

O refluxo gastroesofágico é uma condição séria que pode levar a problemas mais graves, como úlceras estomacais.

Os alimentos que apresentamos aqui podem ajudar no combate ao refluxo, mas em alguns casos, sobretudo os mais avançados, podem não ser suficientes.

Portanto, jamais se automedique ou permaneça levando a doença no “banho-maria”.

Ao sentir os sintomas de refluxo, procure imediatamente um médico especialista que irá examinar o seu quadro e indicar um tratamento adequado.

Esse artigo tem um caráter meramente informativo, não servindo como recomendação médica.

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
569,157SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,861SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -