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Balinha de laranja com morango e chia: saudável e ajuda a manter a boa forma

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Esta receita tem poucas calorias, não contém açúcar e vai ajudar você a se manter na alimentação saudável.

O consumo de doces, para muitas pessoas, é um dos grandes prazeres da vida.

No entanto, muitos se preocupam com a saúde e a boa forma – ainda bem!

Os doces fornecem calorias desnecessárias ao organismo e, como consequência, contribuem para o aumento de peso.

Mas, se você é da turma que adora um docinho, vamos ensinar uma receita de balinhas de laranja com morango e chia que vão ajudar você a manter a boa forma.

Benefícios da laranja

A laranja é uma fruta pouco calórica, além de ser rica em vitamina C, flavonoides e vários outros nutrientes essenciais que previnem doenças.

Entre seus principais benefícios, estão:

  • Aumenta a imunidade;
  • Ajuda no processo de perda de peso;
  • Causa sensação de saciedade;
  • Auxilia na redução dos níveis de colesterol e pressão arterial;
  • Previne o envelhecimento precoce e mantém a pele saudável;
  • Ajuda o organismo na produção de colágeno;
  • Ajuda o organismo a absorver melhor o ferro dos alimentos;
  • Faz bem para a saúde dos olhos.

Benefícios do morango

O morango é uma fruta que possui poucas calorias e muitas vitaminas e minerais que beneficiam a saúde de um modo geral.

É uma excelente fonte de vitaminas B2, B5, C, E, betacarotenos, polifenois, antocianinas, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

A fruta ajuda a reduzir a glicemia, sendo, portanto, uma fruta indicada para diabéticos.

Além disso, segundo estudo da Università Politecnica delle Marche, na Itália, o morango contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) do organismo.

Ademais, auxilia na redução da pressão arterial e aumenta a concentração de colesterol bom (HDL).

Benefícios da chia

A chia é uma semente rica em fibras, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol.

Além disso, acelera os movimentos intestinais, prevenindo a prisão de  ventre e causa sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento e na manutenção do peso.

Balinhas de laranja com morango e chia

Essa receita de balinha de laranja com morango e chia tem poucas calorias, não contém açúcar e vai ajudar você a se manter na alimentação saudável. 

Ingredientes:

  • 350 ml de suco de laranja – esprema na hora
  • 150g de morango
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 30 g de gelatina incolor sem sabor
  • 75 ml de chá de canela (faça com 75ml de água fervente e 1 pau de canela)

Modo de preparo:

Primeiro prepare uma infusão de canela e reserve – esse chá vai ser para hidratar a gelatina.

Coloque o suco de laranja no liquidificador (ou processador), o morango e bata até triturar bem.

Acrescente a chia, bata por mais uns dois a três minutos e reserve.

Na sequência, coloque o chá de canela sobre a gelatina e misture bem.

Leve essa mistura ao micro-ondas em potência máxima por dez segundos – retire, mexa e retorne por mais dez segundos.

Você também pode fazer esse processo de hidratação em banho-maria.

Depois de hidratada, coloque a gelatina junto com o suco e bata por dois minutos.

Transfira para forminhas de gelo untadas com óleo de coco – se não tiver, umedeça com água -, e leve à geladeira para resfriar por duas horas (nunca leve ao congelador).

Após esse tempo, desenforme as balinhas e, caso queira, passe-as no coco ralado sem açúcar.

Consuma na hora do lanche ou após alguma refeição, para substituir a sobremesa. 

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