Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Auriculopuntura

A auriculopuntura ou auriculoterapia é um dos recursos da acupuntura, visando ao equilíbrio do fluxo de energia no corpo. Segundo a medicina tradicional chinesa, a energia flui através de canais chamados meridianos, que interligam os vários órgãos do corpo, mantendo o organismo em funcionamento adequado.




É o método que estimula órgãos e sistemas por meio do microssistema de pontos energéticos localizados nas orelhas, aplicando nos pontos desejados microagulhas ou sementes que produzem uma estimulação contínua por até oito dias. Na região auricular existe mais de 120 pontos em cada orelha, pois se diz que existe, nesta região, o cruzamento da grande maioria dos meridianos.


A auriculopuntura é baseada nos conceitos filosóficos milenares da cultura chinesa, que relacionam o macrocosmos e o microcosmos e os princípios da natureza. Sendo assim, a orelha é uma cópia reduzida de nosso corpo, contendo pontos reflexos de todos os órgãos e membros. Com a estimulação desses pontos, podemos diagnosticar e tratar os mais variados tipos de doenças e aliviar seus sintomas.


Os pontos podem ser estimulados com sementes, agulhas, cor (cromopuntura) e calor (moxabustão).


Essa técnica é muito indicada em tratamentos de compulsão (alimentar ou outras), vícios como cigarro, estimulação do sistema endócrino, alívio de dores musculares, insônia e inúmeros outros tratamentos.




Texto adaptado de:
http://paginas.terra.com.br/saude/nithe/tecnicas/acupuntura.html

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO